Estratégias para construir uma marca pessoal de sucesso

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Estratégias para construir uma marca pessoal de sucesso

agosto 29, 2023 / Networking

Criar uma marca pessoal forte é o objetivo de profissionais de todas as áreas de atuação, pois possibilita alavancar a carreira, alcançando o sucesso.

Quer saber como construir sua marca? Leia este artigo e entenda o assunto!

 

Construir uma marca pessoal forte é essencial para todos os profissionais, independentemente de sua área de atuação. Afinal, é por meio dela que se conquista autoridade e visibilidade, fatores fundamentais para o sucesso.

Por isso, se você deseja se candidatar a um emprego ou iniciar sua própria empresa, saiba que a marca pessoal que traduz sua personalidade, valores, paixões e talentos deve ser trabalhada de modo estratégico.

Sabemos que definir e promover o que você representa, “vendendo” suas qualidades, não é uma tarefa fácil. Por isso preparamos este artigo sobre o tema. Aqui, você verá algumas dicas para construir uma marca pessoal forte, capaz de impulsionar sua carreira.

Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto em tópicos. São eles:

Boa leitura!

 

O que é marca pessoal?

Assim como as empresas têm uma marca, você, como pessoa, também pode ter uma que transmita suas principais características, valores, paixões, propósitos, entre outros atributos.

Nosso branding pessoal é o que permite que as pessoas tenham uma impressão sobre nós, ou seja, é a marca que deixamos nos outros.

Ela está diretamente relacionada a conceitos como imagem, comportamento, comunicação verbal e não verbal, que se referem, respectivamente, à maneira como nos apresentamos ao público, nosso posicionamento diante das pessoas, o que e como falamos e a maneira como nos comunicamos sem verbalizar.

Nesse sentido, esse conceito pode ser utilizado de modo estratégico, para que você conquiste visibilidade e autoridade ou transmita determinada mensagem.

 

Quais são os benefícios de investir em uma marca pessoal?

Trabalhar sua marca de modo estratégico permite aumentar sua autoridade, credibilidade e visibilidade, e até mesmo criar um plano para transmitir uma mensagem específica, ampliando, consequentemente, suas chances de fechar um negócio, conquistar o emprego que deseja, ingressar em um projeto interessante ou estabelecer uma parceria estratégica.

Mas os benefícios de investir em uma marca pessoal forte não se resumem a isso, já que essa estratégia também possibilita que outras pessoas indiquem e promovam seu trabalho devido à sua boa reputação.

Nesse aspecto, as vantagens de investir em uma marca pessoal incluem:

  • Reforço de seus diferenciais e qualidades;
  • Construção de uma boa imagem;
  • Aproximação com potenciais contratantes;
  • Aumento da sua autoridade em sua área de atuação;
  • Aumento de suas chances de receber promoções e indicações; e
  • Entrega de valor ao seu público-alvo.

 

Como construir uma marca pessoal forte?

Agora que você já conhece a importância de construir uma imagem profissional autêntica e impactante, vamos apresentar 5 dicas como criar uma marca pessoal forte. Confira!

 

1# Invista em autoconhecimento e identifique seus pontos fortes

Com certeza, o autoconhecimento é indispensável para quem deseja investir em uma marca pessoal de sucesso.

Por meio dele, é possível compreender quais são seus pontos fortes e pontos de melhoria, conseguindo explorar ainda mais seus aspectos favoráveis e os tornando mais evidentes em sua marca pessoal.

Além disso, a consciência sobre os pontos de melhoria torna mais fácil pensar em ações para aprimorá-los e reduzir o impacto negativo em sua imagem.

Ainda, é importante falar sobre seus pontos fortes com coerência e clareza, e ter nitidez sobre seus objetivos na carreira, sua missão de vida, como você pode contribuir com o mundo e quais são suas habilidades.

 

2# Descubra como você é percebido

O próximo passo é saber como os outros o enxergam. É possível fazer isso, solicitando feedbacks de pessoas mais próximas, se possível, de maneira anônima, para que elas se sintam à vontade para dizerem o que realmente pensam.

Muitos profissionais de marketing pessoal oferecem esse tipo de pesquisa e, acredite, as respostas obtidas costumam surpreender seus clientes.

Outra ação que pode ser interessante é fazer pesquisas com o seu nome em buscadores como o Google, para saber com que tipos de conteúdo você é associado.

Isso é importante, uma vez que potenciais clientes, contratantes e parceiros de negócios podem realizar a mesma pesquisa, podendo encontrar informações positivas ou negativas.

Fazendo essa busca na internet, você pode descobrir se seu nome está vinculado a conteúdos prejudiciais à sua imagem. Identifique aqueles que podem ser alterados com facilidade e desvincule de seu perfil e, dependendo do teor do que for encontrado, se houver inverdades, por exemplo, pode até mesmo caber ações judiciais.

 

3# Desenvolva uma rede de contatos sólida

Desenvolver uma rede de contatos sólida também é fundamental para fortalecer sua marca pessoal. Nesse sentido, é importante agregar valor a outros profissionais, ajudando a conectá-los a pessoas e oportunidades certas e mostrando que você é alguém capaz de fazer essa ponte.

Esse conceito, que se chama netweaving, vai muito além do tradicional networking, pois possibilita conectar pessoas de maneira mutuamente benéfica.

 

4#Cultive uma boa reputação profissional

Cultivar uma boa reputação profissional é outra medida indispensável para quem deseja construir uma marca pessoal de sucesso.

Nesse sentido, o primeiro ponto importante é ser de fato um bom profissional, prestando serviços de qualidade, seja você colaborador ou empresário.

Além disso, divulgue seus cases de sucesso, ou seja, mostre seus resultados para que as pessoas conheçam sua capacidade.

Você pode também publicar conteúdos próprios em seu LinkedIn, compartilhando seus conhecimentos com colegas, além de comentar artigos de outros especialistas, acrescentando observações relevantes.

 

 5# Alinhe sua marca pessoal aos seus objetivos de carreira

Nossa marca pessoal não é imutável. Ela pode ser adaptada conforme nossos objetivos de carreira, e a fase que estamos vivenciando.

Nesse sentido, se você deseja ocupar um cargo em uma empresa que exige um perfil mais sério e analítico, pode desenvolver estratégias para transparecer essa imagem por meio de sua marca pessoal.

Ou, ainda, se for necessário transmitir a mensagem de que você é uma pessoa sociável para alcançar o que almeja, também pode utilizar sua marca pessoal para comunicar essa característica.

 

Conclusão

Neste artigo, explicamos o que é marca pessoal, qual sua importância e de que maneira é possível construir uma marca pessoal de sucesso.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outra pessoa que possa se interessar pelo tema.

 

 

MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br

 

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