Eneagrama para empresas: a importância dessa ferramenta

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MasterMind Eneagrama: conheça o poder dessa ferramenta

outubro 19, 2022 / Gestão de Pessoas

Eneagrama é um estudo que permite entender as características predominantes de uma pessoa de acordo com nove tipos de padrão de personalidade e mais três subpadrões em cada um deles. Por meio desse estudo, entendemos a nossa real motivação e a das outras pessoas para ter determinados comportamentos, ampliando assim os resultados na liderança.

Essa ferramenta é extremamente útil para obter um mapa claro e objetivo sobre o nosso padrão de comportamento e saber agir e tomar decisões de forma consciente e não pautada apenas nas emoções. Para saber mais, leia nosso conteúdo.

 

Conhecer o perfil de cada funcionário e aproveitar ao máximo seus pontos fortes é possível. Basta participar do Mastermind Eneagrama.

Esse estudo, que nem todos conhecem, têm se mostrado muito útil para designar os colaboradores com as habilidades ideais para cada tipo de função. Isso é possível pois essa ferramenta permite uma melhor compreensão da psique de cada pessoa. Dessa forma, é possível ampliar o poder nas relações interpessoais e aprimorar a comunicação, visando o aumento do desempenho de líderes empresariais.

Segundo alguns historiadores, o Eneagrama é um símbolo universal que existe há mais de 3 mil anos. Estudiosos afirmam terem existido registros sobre esse tema na lendária Biblioteca de Alexandria. Sabe-se de alguns registros em documentos antigos na Índia, e ainda outros escritos de célebres cientistas, como Galileu Galilei, Johannes Kepler, Copérnico e Isaac Newton.

No Brasil, ele passou a ser difundido e sistematizado a partir de 1950, quando entrou como ferramenta nas empresas de Inteligência Interpessoal.  Esse estudo aumenta o nosso desempenho porque ele nos ajuda a responder questionamentos internos e profundo, tais como: “Por que eu reajo da forma que reajo?”, “Por que eu sou como sou?”, “Qual a minha maior razão para existir?”.

Então, se você quer se entender melhor e compreender as pessoas com quem você se relaciona, continue acompanhando este artigo. Nele, você verá:

  1. O que é eneagrama
  2. Como ele funciona
  3. Quais são os tipos de personalidades exploradas nesse teste
  4. Eneagrama para empresas: como o método auxilia nas organizações

 

Boa leitura!

 

1. O que é eneagrama

O eneagrama é um estudo que possibilita mapear o padrão de personalidade das pessoas e compreender as motivações da forma que agem. Assim, proporciona o autoconhecimento necessário para avaliar padrões diferentes de comportamento e conquistar uma percepção mais ampla sobre a interação humana.

É uma metodologia que nos ajuda a identificar os talentos e as fraquezas desses nove padrões de personalidade, representadas por uma figura geométrica de nove pontas, divididas em três Centros de Inteligência Humana. Ela proporciona um diagnóstico preciso acerca das motivações, anseios e desafios de cada pessoa.

Aquilo que nós conhecemos, nós dominamos. Aquilo que nós não conhecemos, é algo que nos domina. Quem se conhece, sai da mecanicidade, do vício e vai para o oposto virtuoso.

 

2. Como ele funciona

O Treinamento Mastermind Eneagrama é aplicado em 20 horas, dividido em cinco sessões de quatro horas cada, com o objetivo de o participante desenvolver os seguintes aspectos macros:

Autoconhecimento: compreender o porquê agimos da forma como agimos.
Entender melhor o nosso próprio padrão de comportamento, tendo maior clareza sobre a estrutura da nossa personalidade, e qual o impacto disso em nossas atitudes, em nossas ações e nas decisões que tomamos.

Conhecimento do outro: ter um método estruturado para identificar as reais motivações relacionadas a cada um dos nove padrões de personalidade, entendendo quais são as verdadeiras emoções que estão comandando as atitudes e as reações de cada pessoa.

Desenvolvimento pessoal: conhecer um roteiro para o crescimento e o amadurecimento pessoal que possibilite que nossas ações e atitudes não se limitem ao nosso padrão de personalidade, mas que estejam alinhadas com os nossos reais valores e nossa essência mais profunda.

Desse modo, as pessoas que participam desse treinamento têm condições de conquistar um autoconhecimento mais profundo e evoluir em muitos aspectos, tanto pessoais como profissionais.

Em suma, a partir do Eneagrama elas podem:

  • Ter um mapa claro e objetivo sobre o nosso padrão de comportamento;
  • Entender a nossa real motivação e a das outras pessoas para trabalhar melhor em equipe;
  • Saber agir e tomar decisões de forma consciente, não pautadas nas emoções;
  • Saber lidar com cada padrão de personalidade, melhorando relacionamentos e ganhando habilidade na gestão de conflitos;
  • Aprender a lidar com nossos limites e compreender o limite do outro, sabendo como reagir em momentos de estresse e sob pressão;
  • Melhorar nossa comunicação, direcionando-a objetivamente para criar maior sintonia com os diferentes padrões de personalidade;
  • Ser mais objetivo e menos crítico nas relações interpessoais, aumentando a nossa credibilidade e a nossa liderança;
  • Trabalhar nossas competências emocionais, cultivando relações mais produtivas e amigáveis;
  • Ser mais assertivo nos feedbacks, por meio de técnicas estruturadas que atendam melhor a demanda de cada padrão de personalidade;
  • Aumentar o seu poder de vendas, entendendo objetivamente o que cada perfil de pessoa valoriza quando está em uma negociação.

 

3. Quais são os tipos de personalidades exploradas nesse estudo

Existem nove tipos de padrões de personalidades exploradas no MasterMind Eneagrama. São elas:

  • Perfeccionista;
  • Auxiliador;
  • Realizador;
  • Profundo;
  • Observador;
  • Cético;
  • Entusiasta;
  • Contestador; e
  • Mediador.

 

Em cada um dos padrões, ainda temos a divisão de três subpadrões, que fazem a análise e o estudo serem bem mais criteriosos.

Entenda melhor sobre cada um dos tipos a partir das explicações abaixo:

 

  • Perfeccionista

As pessoas perfeccionistas são aquelas que priorizam os erros a serem corrigidos. Outra característica inconsciente é a raiva por ter que fazer um grande esforço para que tudo saia perfeito.

Entre as características negativas desse tipo de personalidade, destacam-se a dificuldade em reconhecer suas limitações e necessidades e o apego a coisas sem tanta importância.

Dentro das organizações, o perfeccionista costuma atuar em áreas como contabilidade e financeiro, nas quais seu esforço pode ser mensurado. Além disso, sua praticidade e atenção aos detalhes são muito úteis a esses setores.

 

  • Auxiliador

Já o auxiliador é atencioso, generoso e busca entender e colaborar com as necessidades alheias. Por esse motivo, costuma conseguir o que quer dos outros indivíduos.

Sua prestatividade está associada à impressão de que são autossuficientes e muito capazes. Sua maior dificuldade é reconhecer o que eles mesmos precisam.

Esse perfil tende a ter sucesso em áreas que exijam um bom relacionamento com as pessoas, como vendas, secretariado e RH.

 

  • O realizador

O realizador, é composto por pessoas vaidosas, que perseguem o sucesso e apresentam uma autoimagem eficiente.

Geralmente, são mais frias, impulsionadas por resultados, e podem, inclusive, estressar os demais na busca por uma ótima performance.

Esse perfil costuma atuar em áreas com grandes possibilidades de crescimento, como vendas, advocacia, administração, assessorias e consultorias.

 

  • Profundo

O tipo profundo é emocional, sensível e instável. Pode ter dificuldades em reconhecer as próprias necessidades e manifestar insatisfação por viver uma realidade diferente da que idealizam. Também pode ser crítico, irônico e se sentir injustiçado pela vida e pelas outras pessoas.

Quem apresenta esse tipo de personalidade costuma seguir carreiras ligadas à criatividade e originalidade, como decoração.

 

  • Observador

Muito racionais, os observadores têm necessidade de conhecimento e são introvertidos, curiosos, analíticos, perspicazes e curiosos. Além disso, esse perfil é mais calculista e sua atitude baseia-se mais em pensamentos do que em emoções.

Nas empresas, costumam atuar em áreas como engenharias, pesquisa e informática, mas, como ponto fraco, não valorizam muito a proximidade com outras pessoas, podendo tornar-se distantes.

 

  • Cético

O cético, é formado por pessoas com uma autoimagem precavida e realista, que questionam tudo a fim de evitar improvisos. Sua atitude desconfiada e alerta indica o medo de que algo saía do controle.

Esse perfil possui grande habilidade em se antecipar a riscos, por isso, tende a se destacar em áreas como produção, financeiro e RH. Também atuam na liderança, como gerentes e empresários.

 

  • Entusiasta

Esse padrão é conhecido como entusiasta devido às suas grandes ideias e planos, que nem sempre são possíveis de serem concretizados, tendo como ponto fraco o excesso de otimismo. Além disso, podem agir de modo indisciplinado e irresponsável.

Dentro das organizações, esse perfil de profissional costuma ser encontrado em áreas que não imponham rotina e que exijam criatividade, como marketing.

 

  • Contestador

Muito ativas, as pessoas do tipo contestador têm facilidade para liderar, apresentam atitude dominante e autoimagem realizadora. Diretas e objetivas, podem intimidar seus interlocutores.

Apegadas ao poder, também podem ser insensíveis e agressivas e não demonstrar consideração pelo sentimento alheio.

Seu perfil é o de um líder e seu ponto forte é o talento para os negócios, bem como a segurança que muitas vezes os tornam empresários bem-sucedidos.

 

  • Mediador

O mediador prioriza o bem comum e é harmonizador por natureza. Faz de tudo para evitar conflitos e garantir a harmonia do ambiente. Porém, muitas vezes, demonstram apatia e indecisão.

Devido à sua capacidade de se adaptar, esse perfil profissional pode ser encontrado nas mais diversas áreas, entre elas, podemos destacar atendimento ao público, administrativo e secretariado.

 

4. Eneagrama para empresas: como o método auxilia nas organizações

O eneagrama é uma ferramenta muito útil para todos que querem se desenvolver, ampliar suas habilidades interpessoais, melhorar a sua comunicação e  aumentar seus resultados pessoais e profissionais. Uma ferramenta muito utilizada nas empresas para que a liderança conheça melhor a forma de interagir com os seus liderados, fazendo com que a harmonia da equipe e os resultados corporativos aumentem no seu todo.

 

 

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MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach

Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill

walter@mastermind.com.br

 

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