A capacidade de ter uma atitude positiva no trabalho é uma habilidade que todos podem desenvolver e traz diversos benefícios. Entre as principais vantagens desse modo de encarar os desafios profissionais, destacam-se o bem-estar proporcionado por ele, assim como o alcance de melhores resultados. Este artigo, preparado especialmente para quem deseja desenvolver uma atitude positiva no trabalho, traz 10 dicas para se alcançar esse objetivo. Confira!
Uma perspectiva otimista na hora de lidar com desafios próprios do ambiente profissional pode ser traduzida como atitude positiva no trabalho.
E esse modo de encarar as dificuldades profissionais nem sempre surge espontaneamente.
Sendo assim, muitas pessoas precisam buscar uma mudança de mentalidade, cultivando pensamentos e comportamentos construtivos e exercitando seu otimismo.
Leia o próximo tópico e entenda porque ser positivo no ambiente profissional é a melhor escolha que você pode fazer.
Em seguida, confira as 10 dicas que preparei para ajudar você a desenvolver uma atitude positiva no trabalho.
ATITUTE POSITIVA NO TRABALHO: UMA ESCOLHA
Manter uma atitude positiva no trabalho é uma escolha. Essa informação foi tirada de estudos da Psicologia Positiva.
Napoleon Hill, em seu livro ATITUDE MENTAL POSITIVA, já dizia desde 1930 que este estado positivo de ação de uma pessoa, potencializa a qualidade e os resultados do que ela esteja produzindo em sua vida. A psicologia também quis se aprofundar neste tema de Napoleon Hill, e de acordo com esse campo da psicologia, que teve início em 1998, somente 10% da nossa felicidade é justificada por fatos que ocorrem conosco: a genética de cada pessoa é responsável por 50% de seu bem-estar.
Os outros 40% são motivados pela decisão de ser feliz e configurar o cérebro para esse fim por meio de bons pensamentos.
Cultivar uma atitude positiva no trabalho é a melhor escolha que se pode fazer, pois traz inúmeros benefícios.
Uma pessoa que já conquistou essa habilidade é capaz de obter um melhor desempenho na execução de suas funções e se destacar no trabalho, pois não desistirá diante de qualquer empecilho.
Além disso, um profissional positivo tende a preservar a própria saúde mental, já que sua postura otimista lhe proporciona bem-estar.
10 DICAS PARA DESENVOLVER A ATITUDE POSITIVA NO TRABALHO
Quem deseja desenvolver uma atitude positiva no trabalho deve começar adotando alguns hábitos, afinal, a repetição das ações nos faz internalizar seu significado.
Sendo assim, um comportamento construtivo é tudo o que precisamos para termos pensamentos otimistas, gerando um círculo virtuoso!
Veja cada desafio como uma possibilidade de crescer
Interpretar cada desafio como uma possibilidade de se aperfeiçoar e atingir um excelente desempenho, que contribua para o sucesso de sua carreira, é o primeiro passo rumo à atitude positiva no trabalho.
Fale bem de seu trabalho
As palavras têm um grande poder sobre nós. Por isso, ao definir seu trabalho ou se referir a ele, diga palavras positivas. Tenha em mente que ver o lado bom de cada vivência profissional com certeza lhe trará bem-estar e satisfação.
Seja grato pelo seu trabalho
Exercitar a gratidão é fundamental para desenvolver uma atitude positiva no trabalho e lidar com problemas e dificuldades sem perder o bom humor.
Além disso, é comprovado cientificamente que nosso cérebro assimila esse exercício e passa a selecionar assuntos positivos, que se tornam foco de nossa atenção. Uma excelente estratégia para estimular a mente a priorizar pensamentos agradáveis é listar tudo de positivo que aconteceu ao longo do dia, mostrando a si mesmo que não faltam motivos para ser grato.
Levante os problemas e proponha soluções
É claro que as dificuldades não deixarão de existir. A questão é a maneira como elas serão encaradas. Apresentar soluções para cada problema levantado é uma postura obrigatória para quem deseja ter uma atitude positiva no trabalho!
Tenha planos e flexibilidade para mudá-los
Planejar nossas ações é importante para organizar as tarefas do dia a dia. Só que, muitas vezes surgem imprevistos que exigem uma mudança no roteiro inicial. Apostar em uma atitude positiva no trabalho envolve estar preparado para adaptar-se a possíveis imprevistos. No mínimo, esse comportamento flexível trará aprendizado e no futuro você colherá os frutos de sua evolução.
Cuide de sua reputação
Preocupar-se com sua imagem pessoal também é uma atitude positiva a ser desenvolvida no trabalho. Afinal, é por meio de sua reputação que você conquistará credibilidade. Nesse sentido, é fundamental estar atento à aparência, sem esquecer de aspectos como vocabulário, postura e linguagem corporal.
Organize-se para não se estressar
A dica para não se sobrecarregar, prejudicando seu objetivo de desenvolver uma atitude positiva no trabalho é: seja organizado. Mantendo suas funções em dia, você estará preparado para imprevistos e eles não irão gerar um estresse desnecessário.
Saiba o que é prioridade
Quanto mais organizado você for, mais facilidade terá para eleger prioridades. A ideia é fazer uma lista com o que deve ser feito durante a semana e realizar primeiro as tarefas mais urgentes. Dessa forma, você não irá se perder na execução do trabalho e ainda mostrará profissionalismo e eficiência.
Dê valor às ideias de outras pessoas
Uma atitude positiva no trabalho muito valorizada é a capacidade de ouvir o outro e estar aberto a novas ideias, especialmente se você ocupa um cargo de liderança. Desvalorizar as ideias trazidas pela equipe e achar que tem a resposta para tudo, além de ser uma postura arrogante, desmotiva os colaboradores.
Seja criativo e demonstre entusiasmo
Nada mais agradável do que trabalhar ao lado de uma pessoa criativa, que busca soluções para os problemas encontrados e demonstra entusiasmo diante de cada conquista. Por isso, separei essa dica de ouro para concluir o artigo.
Você já começou a desenvolver uma atitude positiva no trabalho? Conta nos comentários!
MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA
Resiliência no trabalho: o que é e por que ela se tornou tão importante nos tempos atuais?
Segurança psicológica nas empresas: o que é e qual a sua importância