Resiliência no trabalho: o que é e por que ela se tornou tão importante nos tempos atuais?

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Resiliência no trabalho: o que é e por que ela se tornou tão importante nos tempos atuais?

março 22, 2021 / Sucesso

Quanto maior a capacidade de adaptar-se às transformações e encarar os desafios apostando na resiliência no trabalho, maior a possibilidade de se destacar e alcançar o sucesso.

Além disso, a pandemia de Covid-19 impôs mudanças radicais para grande parte das pessoas, inclusive em âmbito profissional.

Sendo assim, preparamos este artigo, que traz 7 dicas para desenvolver essa habilidade tão importante. Acompanhe!

 

A resiliência no trabalho não está entre as qualidades mais fáceis de conquistar, mas é extremamente necessária para quem deseja progredir profissionalmente. 

Neste período de pandemia, em que profissionais de diversas áreas viram suas rotinas serem transformadas, a habilidade de adaptar-se às mudanças e manter o equilíbrio e a positividade tornou-se vital.

Isso porque muitas pessoas passam por um momento especialmente desafiador e estressante, com a necessidade de aderir ao home office, sobrecarga de trabalho, redução de salário e instabilidade no emprego.

Por isso, neste artigo, abordamos 7 dicas para conquistar a resiliência no trabalho, bem como as vantagens de inserir esse ideal em nosso estilo de vida.

 

Resiliência no trabalho: o que é e como ela funciona em termos práticos?

Na física, resiliência refere-se a materiais que voltam ao seu estado natural após sofrer intensa pressão. Inspirado nesse conceito, o professor de inglês Michael Rutter passou a definir como resilientes aquelas pessoas que apresentam grande capacidade de adaptação.

A resiliência no trabalho consiste no comportamento de profissionais que conseguem manter uma atitude flexível perante adversidades. Dessa forma, manifestam um equilíbrio emocional que os torna diferenciados.

Adaptar-se com facilidade é uma característica que garante um bom desempenho no trabalho e leva ao sucesso profissional. E mais: conforme sugerido pelo filósofo grego Aristóteles, o equilíbrio conduz à felicidade.

 

Faça dos limões uma limonada

Adotar a resiliência no trabalho ― fazendo dos limões uma limonada ― é a recomendação de Kelly McGonial, uma respeitada professora de psicologia da Universidade de Stanford, que também atua no Programa de Melhoramento de Saúde da Faculdade de Medicina como educadora de saúde.

Ela aponta a possibilidade de mudar a resposta corporal ao estresse, que ocorre quando este é encarado como um fortalecimento que prepara os órgãos para os desafios. Assim, é criada a biologia da coragem e, consequentemente, a resiliência.

Por isso, quando estiver diante de uma dificuldade em seu ambiente de trabalho e sentir seu coração bater mais forte, lembre-se: ele está trazendo coragem a você e o tornando mais forte para lidar com os desafios.

 

7 DICAS PARA DESENVOLVER A RESILIÊNCIA NO TRABALHO

Desenvolver a resiliência no trabalho é uma tarefa que exige empenho. Para alcançar esse objetivo, o profissional deve dedicar-se ao autoconhecimento e buscar seu equilíbrio. 

 

Veja, a seguir, algumas dicas, que contribuem para exercitar sua capacidade de adaptação:

 

  • Foque nos resultados além das barreiras

Se você quer conquistar a resiliência no trabalho, um importante passo é ser positivo em relação às suas obrigações profissionais. Procure enxergar cada tarefa como bem-sucedida, mesmo antes de finalizá-la. 

Essa postura contribuirá para que sua disposição seja maior do que eventuais obstáculos, tendo mais possibilidades de atingir o resultado desejado.

 

  • Esteja preparado para adaptar-se

Situações mudam o tempo inteiro, trazendo surpresas que podem alterar o que planejamos, inclusive no ambiente profissional. Sendo assim, é fundamental exercitar a capacidade de adaptação a fim de desenvolver resiliência no trabalho.

Tenha em mente que interpretar imprevistos como oportunidades de crescimento equivale a investir em sua evolução!

 

  • Seja paciente com as pessoas e situações

No ambiente profissional, temos que lidar o tempo todo com perfis diferentes de pessoas, sendo muitas delas nosso oposto. 

A resiliência no trabalho envolve a habilidade em lidar com essas diferenças. Por esse motivo, é necessário reconhecer que opiniões contrárias podem ser altamente construtivas e desenvolver paciência para conviver no espaço corporativo.

Além disso, é essencial ter em mente que situações delicadas costumam levar tempo para se resolver, o que também deve ser um estímulo para buscar ser mais paciente.

 

  • Conheça seus pontos fortes e fracos

Identificando pontos fortes e fracos, é possível reconhecer quais funções somos capazes de desempenhar com excelência e quais habilidades precisamos desenvolver para sermos profissionais mais completos.

Buscar a resiliência no trabalho é investir em evolução profissional e essa é uma atitude que caracteriza pessoas bem-sucedidas.

 

  • Conte com um time resiliente

Proponha à toda a equipe a busca pela resiliência no trabalho, estimulando o fortalecimento da capacidade de adaptação de cada colaborador.

Conheça as características de todos e de que forma elas contribuem para um bom desempenho do time. Assim, certamente, os objetivos em comum serão alcançados!

 

  • Mantenha o bom humor

Pessoas bem humoradas tornam qualquer situação mais leve e têm facilidade em manter o controle emocional. Por isso, não se apegue a sentimentos negativos, nem acumule frustrações que possam tirar seu foco e prejudicar seu desempenho.

 

  • Seja altruísta

Ajude os companheiros de trabalho sempre que puder. Agindo dessa forma, você terá auxílio quando precisar, além de conseguir enxergar com mais clareza as próprias dificuldades.

 

 

A LIÇÃO

Desenvolver a resiliência no trabalho traz inúmeros benefícios. Além de contribuir para o crescimento profissional, na medida em que torna o estresse um aliado, essa habilidade gera evolução pessoal.

Quem busca a resiliência é capaz de fazer dos limões uma limonada, ou seja, transformar problemas em conhecimentos e oportunidades. Por isso, pessoas resilientes são mais equilibradas e felizes!

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MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br

 

 

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