Segurança psicológica nas empresas: o que é e qual a sua importância

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Segurança psicológica nas empresas: o que é e qual a sua importância

março 17, 2021 / Gestão de Pessoas

A segurança psicológica nas empresas contempla um conjunto de estratégias que vem sendo valorizado por lideranças que se preocupam com a saúde dos trabalhadores. Além disso, iniciativas que proporcionam conforto aos profissionais garantem uma melhor produtividade.

Preparamos algumas dicas que podem ajudar os gestores a lidar com essa demanda, uma vez que a harmonia no ambiente profissional é vantajosa para toda a equipe.

 

Promover a segurança psicológica nas empresas é fundamental, especialmente neste período de pandemia, que torna os indivíduos mais vulneráveis emocionalmente.

Conforme aponta uma pesquisa efetuada pelo LinkedIn, o home office, adotado por muitos, desencadeou um quadro de ansiedade em 62% desses profissionais.

Essa condição, além de ser extremamente nociva aos próprios colaboradores, impacta negativamente nos resultados da companhia, uma vez que o clima de tensão pode comprometer a produtividade.

Sendo assim, a valorização de uma cultura de segurança psicológica nas empresas é um diferencial de organizações e gestores que buscam otimizar sua performance.

 

SEGURANÇA PSICOLÓGICA NAS EMPRESAS: O QUE ISSO SIGNIFICA?

Elaborado pela professora Amy Edmondson, da Harvard Business School, nos anos 1990, o conceito de segurança psicológica nas empresas refere-se a uma série de ações que devem ser adotadas no ambiente profissional para torná-lo saudável.

Essas iniciativas trazem bem-estar ao trabalhador, que responderá produzindo mais e melhor. Além disso, a rotatividade de funcionários também tende a ser reduzida.

Uma má gestão, em que os líderes se comportam de maneira equivocada, preocupando-se somente em atingir metas e negligenciando a saúde física e mental de seus subordinados é um dos principais fatores que comprometem a segurança psicológica nas empresas.

A falta de estabilidade financeira que ocorre quando não se sabe a data da remuneração ou até mesmo o valor que será pago no fim do mês, também gera desgaste emocional.

Assim, torna-se essencial que as organizações invistam em um serviço eficiente de RH, contribuindo para eliminar erros de gestão que possam prejudicar a saúde mental dos funcionários.

Também é de extrema importância que todos os membros da equipe sintam-se à vontade para trazer feedbacks e manifestar seus sentimentos e necessidades.

 

5 IDEIAS PARA PROPORCIONAR SEGURANÇA PSICOLÓGICA AOS COLABORADORES E EQUIPES DE TRABALHO

 

Transmitir a sensação de segurança psicológica nas empresas é uma tarefa que exige sensibilidade e empenho. Para tanto, trouxemos algumas dicas que podem contribuir para que essa missão seja cumprida com excelência.

 

  1. Crie campanhas de endomarketing e programas de engajamento

Campanhas de endomarketing e programas de engajamento, como eventos internos e programas de incentivo aos profissionais da companhia, são excelentes medidas de promoção da segurança psicológica nas empresas.

Essas iniciativas mostram que a organização valoriza os colaboradores e faz com que estes se sintam acolhidos.

 

  1. Comunique-se com transparência

Um bom diálogo é importante em qualquer situação. Na interação entre as pessoas que trabalham em uma empresa não é diferente.

Para que todos se sintam confortáveis e dispostos a dar o seu melhor, deve haver transparência nas decisões.

Determinados gestores comunicam-se de maneira falha, causando um clima de desconfiança generalizada, que tende a piorar com conversas paralelas.

Sendo assim, a dica para os líderes é ser o mais transparente possível. Dessa forma, os colaboradores têm a oportunidade de conhecer os posicionamentos da empresa e o que é esperado de cada um deles.

 

  1. Tenha uma liderança forte e coerente

Além de transparência, uma liderança inteligente tem como característica a coerência em suas atitudes. O líder também precisa saber que deve ser um exemplo para os demais.

Lembre-se: uma gestão eficiente é aquela que propaga engajamento e motivação entre a equipe.

Sendo assim, quem tem um negócio deve escolher o gestor com cautela. Além de apresentar competência em sua área de atuação, esse profissional deve saber administrar o lado humano dos liderados, proporcionando-lhes um ambiente profissional harmônico. Só assim a segurança psicológica nas empresas será uma realidade.

 

  1. Seja mais tolerante aos erros e “abrace” a diversidade

Em muitas organizações, os colaboradores têm absoluto pavor de errar e isso pode acontecer com qualquer um em algum momento.

Por esse motivo, é preciso ter consciência que as empresas são espaços de aprendizado e desenvolvimento. Dessa forma, é natural que se cometam erros.

Para melhorar esses pontos de atenção, basta encarar as falhas com maturidade e saber como dar o feedback e oferecer apoio aos funcionários nesses momentos.

Empresas que abraçam as diferenças tendem a criar ambientes com menos compressão, tem mais chances de inovar e de promover o senso de pertencimento nos funcionários, o que aumenta o engajamento e a produtividade.

 

  1. Ofereça aos colaboradores perspectivas de crescimento

Exercer sua função sem expectativa de ver a carreira evoluir é algo que desmotiva até o funcionário mais comprometido, devido ao sentimento de estagnação.

Por isso, se você percebe a importância da segurança psicológica nas empresas e deseja investir nesse conceito para intensificar o desenvolvimento de seu negócio, deve considerar oferecer um plano de carreira a seus colaboradores. Se você fizer isso, certamente, a insatisfação será substituída pela determinação e todos irão ganhar!

 

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MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br

 

 

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