Sucesso e fracasso andam juntos?

Blog

Sucesso e fracasso andam juntos?

janeiro 19, 2021 / Sucesso

Sucesso e fracasso são situações experimentadas em algum momento por todas as pessoas. Mais do que isso, são sentimentos que absorvemos quando erramos ou acertamos.

Aprender a lidar com o fracasso é o melhor caminho para o sucesso, pois possibilita o autoconhecimento e a conquista de novas habilidades que levam a grandes avanços em todas as áreas das nossas vidas.

Assim, este artigo foi preparado com o objetivo de propor resiliência e determinação a todos aqueles que buscam conduzir sua vida rumo ao sucesso!

 

Dois lados da mesma moeda, sucesso e fracasso são conceitos relativos. Falhar faz parte da natureza humana, e é a partir dos equívocos que nos tornamos mais preparados para alcançar nossos sonhos e objetivos.

Mais do que o talento, a determinação é fundamental para desenvolvermos as habilidades necessárias a fim de chegar aonde desejamos, sendo que, na maioria das vezes, precisamos ser resilientes ao percorrer um longo e áspero caminho.

É importante buscar o sucesso, sem desistir diante dos primeiros desafios quando estes não trazem o resultado almejado.

Ao mesmo tempo, devemos definir o que significa sucesso e fracasso conforme nossas expectativas para enxergarmos com clareza as próprias metas e, assim, atingi-las.

Este conteúdo foi desenvolvido especialmente para as pessoas que se propõem a conduzir suas vidas rumo ao sucesso, superando desafios e obstáculos, e lidando de maneira inteligente com as próprias limitações e potencialidades. Continue acompanhando.

DESMISTIFICANDO O SUCESSO E O FRACASSO

Sucesso e fracasso apresentam sentidos diversos para diferentes pessoas. Enquanto alguns se sentiriam satisfeitos em atingir um bom desempenho profissional, outros se preocupam em constituir uma família, por exemplo.

Há, ainda, aqueles que desejam conquistar a independência afetiva ou querem ser bem-sucedidos em projetos pessoais, como mudar de país ou consolidar uma carreira artística.

Em todos os casos, é um erro estabelecer um prazo irreal para alcançar as expectativas. Essa conduta provoca ansiedade, intensifica a sensação de estar fracassando e gera desmotivação.

Além disso, culpar-se pelos erros a ponto de ficar paralisado é um erro ainda maior, que nos condiciona a desfrutar apenas das vitórias alcançadas de maneira imediata.

Isso reduz as experiências que nos fazem subir os degraus que levam ao autoconhecimento e à capacidade de realização. São as tentativas que nos fazem conhecer nossos pontos fracos e fortes.

Também é importante avaliar nossas referências sobre o que é ser bem-sucedido. Será que essas percepções têm a ver com o que, de fato, acreditamos ou foram assimiladas ao longo da vida, sem uma reflexão profunda?

Não seremos felizes se formos motivados pelas metas sonhadas por nossos pais ou por buscarmos para nós aquilo que é veiculado pela mídia. Em casos como esses, o sucesso, quando alcançado, teria “sabor de perda de tempo”.

Muitas metas são inalcançáveis, como a plena realização profissional ainda na juventude. E isso não é um problema. Afinal, se aos 25 anos já tivéssemos conquistado todos os nossos sonhos, qual seria o “combustível” para continuarmos a desempenhar nossas tarefas cotidianas?

Sucesso e fracasso são apenas etapas de um mesmo projeto de vida. E, para que essa vida seja mais estimulante, é interessante celebrar cada fase vencida como um sucesso parcial e encorajador, que levará ao destino vislumbrado.

 

COMO MUDAR DE PERSPECTIVA EM RELAÇÃO AO SUCESSO E AO FRACASSO

Aprender a lidar com o fracasso, sem se abalar a ponto de renunciar o sucesso, é um desafio. Também é uma forma de consciência que devemos exercitar diariamente, revendo atitudes.

A seguir, veja algumas dicas para mudar sua perspectiva em relação ao sucesso e fracasso. Tenha em mente que serão suas posturas e escolhas que determinarão seus avanços rumo ao que deseja.

  • Tente novamente, mas com mais disciplina, especialmente em relação a prazos

Procrastinar o que é necessário fazer é uma forma inconsciente de autossabotagem muito comum, que afasta as pessoas daquilo que sonham para si. 

  • Domine suas emoções

Não deixe que a pressão e a frustração geradas por um deslize causem desistência. Tenha em mente que, depois do primeiro erro, você já adquiriu a experiência necessária para tentar pela segunda vez, com mais chances de sucesso, mesmo que o caminho em si não seja “florido”. 

  • Aposte mais na determinação do que no talento

Não basta ter capacidade para realizar. É preciso estar determinado a alcançar o sucesso e, muitas vezes, a noção de ter talento ocasiona preguiça e torna-se uma justificativa para a procrastinação.

  • Não seja individualista

Olhe com generosidade para as pessoas de seu convívio e troque conhecimento. Elas podem oferecer respostas para questões determinantes sobre o sucesso e fracasso de seus objetivos.

Sucesso e fracasso vão além de ideias opostas. São etapas que se intercalam e complementam-se, com a possibilidade de aprendizado e evolução.

Este artigo esclarece que olhar para frente, com coragem, é fundamental para ultrapassarmos as dificuldades e alavancarmos nossos sonhos.

A principal conclusão a que chegamos é que não devemos nos sabotar e punir por ter falhado na primeira tentativa, pois o erro não é a linha de chegada, mas parte do trajeto.

Se você leu este conteúdo, comente. Você concorda com a percepção exposta sobre sucesso e fracasso?

 

MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach

Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill

walter@mastermind.com.br

 

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA

EQUILÍBRIO ENTRE RAZÃO E EMOÇÃO NO MOMENTO DA TOMADA DE DECISÃO: É POSSÍVEL?

OS 4 PASSOS PARA TER UMA DISCIPLINA: RUMO AOS RESULTADOS!

05 DICAS PARA VENCER O MEDO E SEGUIR EM FRENTE