Quebra de paradigmas nas empresas: por que se tornou essencial?

Blog

Quebra de paradigmas nas empresas: por que se tornou essencial?

fevereiro 27, 2021 / Sucesso

As necessidades e estilo de vida das pessoas estão mudando cada vez mais rápido. Sendo assim, sair da zona de conforto a partir da quebra de paradigmas nas empresas é uma imposição para a sobrevivência de muitos negócios.

Por esse motivo, preparamos um artigo que irá incentivá-lo a reinventar-se na hora de criar soluções para seu público, apontando, inclusive, casos de grande sucesso. Confira!

 

A quebra de paradigmas nas empresas é uma necessidade neste momento marcado pelas inovações tecnológicas e consequentes mudanças de comportamento e estilo de vida.

Quem deseja ver seu negócio prosperar deve, portanto, estar preparado para adaptar-se às novas demandas do mercado.

E é isso o que muitos têm feito, principalmente, desde que passamos a lidar com as limitações ocasionadas pelo coronavírus.

Neste artigo, abordamos o conceito de quebrar paradigmas e mostramos empresas que conquistaram o tão sonhado sucesso a partir de iniciativas cheias de ousadia e criatividade.

Acompanhe os próximos tópicos!

 

O QUE SIGNIFICA QUEBRAR PARADIGMAS?

Paradigmas são modos de conduta enraizados com o passar do tempo. A quebra de paradigmas, inclusive, nas empresas, é um desafio: significa romper um modo de pensamento ou ação já praticado e substitui-lo pela novidade.

Sair da zona de conforto em busca de um recomeço é um passo corajoso, que implica em abandonar caminhos tidos como seguros e arriscar-se, indo na contramão do senso comum.

Além de ousadia, quebrar paradigmas exige criatividade para idealizar soluções inovadoras. Autoconfiança, otimismo e uma boa dose de iniciativa também são habilidades necessárias para a quebra de paradigmas nas empresas.

 

 

PARADIGMAS NEGATIVOS QUE CONTRIBUEM COM O FRACASSO DE PESSOAS E EMPRESAS

A quebra de paradigmas nas empresas e na vida pessoal é imprescindível, especialmente quando nos referimos a crenças limitantes que podem conduzir ao fracasso.

Veja, a seguir, algumas frases que podem prejudicar seu sucesso profissional e pessoal:

 

  • “Sou velho demais para isso”.
  • “Nasci pobre, vou morrer pobre”.
  • “O que é bom dura pouco”.
  • “A vida é injusta”.
  • “Não tenho jeito para isso”.
  • “Não sou pessimista, sou realista”.

 

Prender-se a essas crenças é abrir mão da responsabilidade de conquistar aquilo que desejamos. Assim, ironicamente, o medo do fracasso causa estagnação.

No caso das empresas, paradigmas negativos instalados nos líderes afetam sua gestão, influenciando negativamente os demais colaboradores.

Confira três crenças limitadoras por parte do gestor, que podem prejudicar a produtividade de toda a equipe e contribuir com o fracasso de uma empresa.

 

  1. Deixar de reconhecer acertos dos colaboradores, acreditando que o silêncio já é um feedback
  2. Convencer-se de que sua função primordial é a entrega de resultados, negligenciando a necessidade de motivar a equipe.
  3. Deixar de estabelecer vínculos e, dessa forma, colaborar para o estabelecimento de um ambiente propício à desconfiança.

 

É importante ter em mente que a quebra de paradigmas nas empresas vai além de criar um modo inovador de liderar a equipe. É, principalmente, romper com o habitual no que diz respeito aos produtos e serviços prestados ao público-alvo.

Esse é o assunto do próximo tópico, em que apontamos empresas que se deram bem quebrando paradigmas.

 

 

EMPRESAS QUE SE DERAM BEM QUEBRANDO PARADIGMAS

Os constantes avanços da tecnologia favorecem a quebra de paradigmas nas empresas. Esse é o caso da empresa Uber, que promoveu uma transformação no transporte, possibilitando a interação de motoristas e passageiros por meio de aplicativo.

Sem o envolvimento de intermediários na oferta do serviço, seu custo torna-se acessível, o que explica o sucesso da proposta.

Outra iniciativa que ganha cada vez mais popularidade é a plataforma Airbnb, que começou de maneira inusitada:

Em 2008, três estudantes de São Francisco resolveram alugar alguns espaços do apartamento onde moravam ― sala, cozinha, quarto dos fundos e um colchão inflável!

O objetivo dos jovens era levantar recursos para pagar aluguel, porém acabaram tornando-se idealizadores de uma das principais plataformas de hospedagem do mundo, presente em milhares de cidades.

Hoje, por meio desse serviço, é possível hospedar-se em apartamentos, hotéis e até mesmo castelos.

A AirBnb é utilizada ainda por pessoas que desejam usufruir do conceito de economia compartilhada. Na plataforma, pode ser anunciado tudo o que se tem disponível: de celulares a aviões!

 

 

POR QUE QUEBRAR PARADIGMAS TORNOU-SE ESSENCIAL ÀS EMPRESAS?

Vivemos em um mundo dinâmico, com necessidades e soluções que se transformam a todo momento. Sendo assim, quebrar paradigmas é fundamental para a sobrevivência e o sucesso das empresas.

É preciso ter em mente que estar no topo hoje, não garante projeção futura, daí a necessidade de acompanhar as inovações e atualizar-se.

Veja o caso da Kodak, que focou nas fotografias impressas, apostando que demoraria muito tempo para as fotos digitais terem boa qualidade e preço acessível. Ignorar a rapidez das transformações foi um tiro no pé!

Da mesma forma, marcas de relógios de pulso tiveram um evidente declínio, já que as pessoas, cada vez mais, utilizam o celular para conferir as horas.

Especialmente neste período marcado pela pandemia de coronavírus, a quebra de paradigmas nas empresas está sendo, para muita gente, obrigatório.

Reuniões que eram presenciais passaram a ser realizadas por videoconferência. Afinal, é necessário escolher: ou quebrar paradigmas e reinventar-se ou fechar as portas.

Agora, pergunto: você está pronto para adaptar-se às constantes transformações e descobrir novas maneiras de ser bem-sucedido? Comente!

 

MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach

Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill

walter@mastermind.com.br

 

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA

05 Dicas para vencer o medo e seguir em frente.

O primeiro a ser liderado deve ser você mesmo!

Como se adaptar às mudanças do mercado de trabalho?