O intraempreendedorismo nas empresas, ou empreendedorismo interno, refere-se a uma postura empreendedora assumida pelos colaboradores dentro da empresa em que atuam.
Esse comportamento é benéfico para as organizações, por isso, recomenda-se que seja estimulado ao máximo.
Buscar o intraempreendedorismo também é positivo para os trabalhadores, que se tornam cada vez mais comprometidos e proativos, conquistando crescimento profissional.
Ser capaz de manifestar o intraempreendedorismo nas empresas é uma virtude que garante a valorização do profissional na medida em que traz inúmeras vantagens para a organização em que ele atua.
Nesse sentido, recomenda-se que as companhias incentivem seus colaboradores a desenvolverem essa habilidade, compartilhando uma cultura que potencializa a flexibilidade, a proatividade, a autonomia, a maturidade e a motivação de cada funcionário, entre outras características.
Preparamos este artigo especialmente para esclarecer a importância de exercitar o intraempreendedorismo nas empresas. Uma vez que o Napoleon Hill, dentro das 17 leis do êxito, cita INICIATIVA E SUSTENTAÇÃO como uma competência necessária para todos os profissionais que são acima da média. Por meio dele, também compartilhamos dicas que ajudam a fortalecer essa atitude. Continue acompanhando.
AFINAL, O QUE É O INTRAEMPREENDEDORISMO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
Intraempreendedorismo ou empreendedorismo interno é o nome que se dá a iniciativas empreendedoras dentro de uma organização que já existe.
Não está relacionado a criar uma empresa, mas a gerar estímulo para que cada colaborador exerça seu potencial para a liderança, ganhando liberdade para inovar.
Promover o intraempreendedorismo nas empresas possibilita que o funcionário se sinta valorizado e se comprometa cada vez mais com o sucesso da corporação.
Como um círculo virtuoso, seu engajamento e dedicação proporcionam desenvolvimento pessoal, profissional e mais chances de crescimento dentro da companhia.
Essa estratégia já foi adotada por grandes empresas, que souberam tirar o máximo proveito da competência e criatividade de seus colaboradores. Entre essas organizações visionárias, destacam-se o Google e as sandálias havaianas.
9 DICAS PARA DESENVOLVER O INTRAEMPREENDEDORISMO NAS EMPRESAS
Desenvolver o intraempreendedorismo nas empresas é uma decisão que deve ser exercitada dia após dia.
Inicialmente, pode parecer difícil, mas preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo a ser bem-sucedido nessa missão. Confira:
Exercite a mentalidade flexível
Mentalidade fixa e mentalidade flexível são duas formas opostas de perceber as situações.
A primeira é um fator limitante para o intraempreendedorismo nas empresas, uma vez que se baseia na crença de que nossa inteligência não é algo que possa ser alterado.
Pessoas com mentalidade fixa apresentam dificuldade em melhorar, uma vez que encaram os erros como um constrangimento a ser evitado a todo custo.
Já as pessoas que contam com uma mentalidade flexível aceitam os desafios que irão aprimorar suas habilidades, pois compreendem que o conhecimento e o desenvolvimento vêm daí.
Seja proativo
A proatividade é uma qualidade muito valorizada no universo corporativo e indispensável para quem deseja desenvolver o intraempreendedorismo nas empresas.
Para alcançar essa habilidade, a dica é: tente pensar com o cérebro do dono, no sentido de oferecer suas melhores ideias como soluções para as demandas da companhia.
Esse envolvimento certamente será benéfico tanto para você quanto para a companhia, que colherá melhores resultados.
Aproveite as oportunidades de agir com autonomia
Mais importante do que conquistar autonomia, é utilizá-la com sabedoria. Isso porque fazer um bom uso da liberdade que recebe no trabalho é uma forma eficiente de se destacar, ganhar a confiança dos superiores e ampliar suas possibilidades de ser bem-sucedido profissionalmente.
Tenha maturidade para lidar com riscos e falhas
Eventualmente, haverá falhas na execução de seu trabalho. Mas, calma, isso não é o fim do mundo.
Na verdade, saber lidar com os erros e encará-los como uma oportunidade de aprendizado e crescimento é uma atitude mais do que positiva para quem sabe a importância de exercitar o intraempreendedorismo nas empresas.
Motive-se diante dos desafios
Os desafios não devem ser compreendidos como obstáculos se sua finalidade é desenvolver-se profissionalmente por meio do intraempreendedorismo nas empresas.
Para quem está em busca do seu “espírito intraempreendedor”, a recomendação é exercitar o exato oposto: uma atitude mental positiva que não se intimida diante das dificuldades.
Seja estratégico
Somada à criatividade, a estratégia é o que nos permite concretizar objetivos, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Portanto, tenha em mente que compreender o negócio e buscar os melhores caminhos para aumentar a produtividade, colocando em prática as boas ideias exige uma atitude estratégica.
Valorize a colaboração entre colegas de trabalho
Para alcançar grandes objetivos, nada melhor do que contar com uma equipe multidisciplinar e unida em torno de um mesmo propósito.
Sendo assim, é de extrema importância haver troca de conhecimento e uma relação de confiança entre todos os envolvidos no projeto.
Em vez de ideias, apresente projetos
Na hora de contribuir com planos inovadores para empresa, não apresente ideias soltas. Se você fizer isso, há grande chance de não ser compreendido.
Monte um projeto, tendo em mente a necessidade de organizar e testar sua ideia, prepare-se para as objeções e só depois abra seus planos.
Crie bons aliados no ambiente de trabalho
Suas propostas serão postas em prática com muito mais frequência se você conquistar aliados entre seus superiores.
Para isso, você precisa passar credibilidade, mostrar que é confiável e claro, apresentar projetos com potencial para atender às demandas da organização.
Gostou do artigo? Comente, compartilhe com um amigo e sugira temas que gostaria de ver neste espaço.
MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA
Atitude positiva no trabalho: o segredo do sucesso e do bem-estar
Resiliência no trabalho: o que é e por que ela se tornou tão importante nos tempos atuais?