A inteligência emocional consiste na capacidade de gerenciar as próprias emoções e as reações geradas em outras pessoas, influenciando os colaboradores a alcançarem os melhores resultados.
Para saber mais sobre esse assunto, leia as próximas linhas!
A inteligência emocional é importante nos mais diversos contextos, pois possibilita às pessoas gerenciarem suas próprias emoções, compreendendo, de fato, como se sentem e como esses sentimentos podem influenciar os demais.
Para as lideranças, apresentar inteligência emocional é indispensável, já que permite aos gestores direcionarem seu comportamento de modo a auxiliarem sua equipe no alcance dos melhores resultados.
Na prática, a inteligência emocional envolve autoconhecimento, autocontrole e empatia, que são qualidades obrigatórias em um bom líder. Pensando nisso, preparamos este artigo para abordar o tema. Aqui você verá:
- O que é inteligência emocional?
- Qual é a importância da inteligência emocional para as lideranças?
- 5 pilares da inteligência emocional
- Como desenvolver inteligência emocional?
- Conclusão
Boa leitura!
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é uma área de estudo dentro da psicologia que se debruça sobre a capacidade de uma pessoa administrar as próprias emoções, tomando melhores decisões diante dos desafios diários.
Em 1995, o escritor, psicólogo e jornalista Daniel Goleman, popularizou o termo por meio do seu livro Emotional Intelligence, em que cita a coexistência entre o quociente de inteligência (QI) e quociente emocional (QE).
Para ele, a inteligência emocional nos possibilita identificar nossas próprias emoções, os sentimentos de outras pessoas e administrar nossos impulsos da melhor maneira.
O psicólogo acredita que a inteligência emocional é mais importante para uma pessoa ser bem-sucedida do que ter um QI elevado. Além disso, entende que o QI se desenvolve por meio do acesso à informação, enquanto o QE requer determinados estímulos.
Alguns estudiosos entendem que a inteligência emocional é uma habilidade inata, mas Goleman defende que ela pode ser desenvolvida.
Qual é a importância da inteligência emocional para as lideranças?
Daniel Goleman considera a inteligência emocional duas vezes mais importante do que as competências técnicas para o sucesso de um líder, sendo essencial para gerir uma equipe, engajar os colaboradores e fazer com que o time alcance seu melhor desempenho.
Isso porque gestores que apresentam inteligência emocional elevada compreendem melhor seus liderados, são mais empáticos, comunicam-se melhor com os colaboradores, têm mais abertura para feedbacks e aceitam críticas.
Em contrapartida, a falta de inteligência emocional pode ser uma das causas do fracasso de um líder, pois, sem essa habilidade, o gestor encontra grandes dificuldades em se relacionar com as pessoas, trabalhar em equipe e lidar com mudanças.
5 pilares da inteligência emocional
Em seu livro, Emotional Intelligence, Daniel Goleman menciona cinco pilares essenciais da inteligência emocional. São eles:
Autoconsciência;
Controle das emoções;
Automotivação;
Empatia; e
Relacionamentos interpessoais.
Saiba mais sobre cada uma dessas competências:
1. Autoconsciência
É fundamental para um líder ter autoconsciência, pois isso significa que ele será capaz de compreender as próprias emoções e de que maneira elas impactam suas decisões e interações com seu time.
Nesse sentido, convém fazer um exercício de autoconhecimento e observar como você reage em situações de estresse.
Além disso, é importante reconhecer seus pontos fortes e de melhoria, a fim de aprimorar suas habilidades comportamentais e atuar com mais segurança e autoconfiança.
2. Controle das emoções
O autoconhecimento proporciona às pessoas mais controle sobre suas emoções, evitando que tomem decisões precipitadas ou por impulso.
Nesse sentido, para melhorar sua capacidade de autocontrole, é importante que você conheça seus valores, esteja preparado para assumir a responsabilidade sobre seus erros e busque maneiras de se manter calmo diante dos desafios.
3. Automotivação
Líderes bem-sucedidos são capazes de garantir sua automotivação em busca dos melhores resultados, adotando um comportamento otimista e persistente diante dos desafios.
Para se motivar, é importante lembrar diariamente porque você ama sua carreira e se engajar em metas realistas e alcançáveis.
Convém, ainda, examinar os fatores que minam sua motivação, buscando formas de amenizá-los para pensar positivamente.
4. Empatia
A empatia é fundamental para desenvolver lideranças eficazes, pois melhora o desempenho dos gestores e de suas equipes, fazendo com que as organizações atinjam melhores resultados.
Líderes empáticos são aqueles que conseguem se colocar no lugar de seus subordinados, olhando as situações sob sua perspectiva e evitando julgamentos.
Dessa forma, para compreender melhor como as pessoas se sentem, você pode aprender a ler a linguagem corporal e avaliar o tom de voz, por exemplo.
5. Relacionamentos interpessoais
Líderes com inteligência emocional são excelentes comunicadores e conseguem motivar suas equipes a atingirem seu melhor desempenho, além de terem facilidade em administrar mudanças e resolver conflitos.
Em geral, esses gestores são bons ouvintes e agem com empatia, se colocando no lugar de cada uma das partes quando estão diante de um conflito.
Além disso, sabem a importância de oferecer feedbacks positivos, elogiando seus colaboradores quando executam um bom trabalho, para que eles se sintam valorizados e motivados.
Como desenvolver inteligência emocional
Pessoas com atitudes inseguras, visão estratégica estreita ou sem capacidade de motivar suas equipes têm menos chance de se destacarem no ambiente corporativo e no mundo dos negócios.
Porém, uma maneira eficiente de desenvolver inteligência emocional é participar de treinamentos que preparam os líderes para gerenciar times de alta performance, como é o caso do Mastermind Lince.
Essa capacitação possibilita aos gestores desenvolverem técnicas e ferramentas para potencializarem sua liderança e as tomadas de decisão, melhorarem a flexibilidade, fomentarem o entusiasmo e alcançarem excelentes resultados com suas equipes.
Quer saber mais sobre o treinamento Mastermind Lince? Acompanhe este vídeo:
Conclusão
Neste artigo, mostramos porque a inteligência emocional é fundamental para as lideranças que desejam conduzir seus times a uma melhor performance. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que possa se beneficiar desse conhecimento.
MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br
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