Como desenvolver uma liderança inovadora?

Blog

Liderança inovadora: desenvolva as habilidades necessárias para se tornar um líder com foco em inovação

março 1, 2023 / Liderança

Preparamos este artigo especialmente para você, que deseja reunir novas habilidades ou aprimorar suas competências para exercer uma liderança inovadora. Leia nosso texto até o fim e saiba como podemos apoiá-lo nessa importante missão.

 

Existem diversos perfis de líderes com atributos que variam conforme sua área de atuação, a cultura da empresa em que atuam e suas características pessoais como profissional.

Porém, independentemente do contexto em que essas lideranças estão inseridas, o mercado requer gestões inovadoras, capazes de se adaptar à tecnologia, que não para de evoluir; engajar colaboradores com uma abordagem criativa; e transformar ideias em realidade.

Por outro lado, ser uma liderança inovadora pode ser desafiador, especialmente em organizações mais conservadoras, que não costumam estimular o senso de inovação em seus times.

Pensado nisso, preparamos este artigo, mostrando aspectos importantes para profissionais que almejam impactar seus subordinados com uma liderança inovadora.  Aqui, você verá:

  1. Liderança inovadora: o que é?
  2. Quais são as habilidades necessárias para ser um líder inovador?
  3. Mastermind Metagerenciamento: Treinamento para Lideranças
  4. Conclusão

 

Boa leitura!

 

  1. Liderança inovadora: o que é?

Uma liderança inovadora, entre outras características, é aquela que usa a criatividade para superar desafios em sua gestão e estimula seus liderados a encarar sua rotina de trabalho de modo igualmente criativo, promovendo a melhoria contínua dos processos e encontrando oportunidades de crescimento na inovação.

Outro atributo presente em uma liderança inovadora é sempre levar em consideração as habilidades de cada talento e suas experiências.

Em geral, os líderes inovadores estimulam seus colaboradores a se expressarem, sem receio de serem julgados, ainda que suas ideias não sejam convencionais. Isso abre portas para contribuições preciosas, que impulsionam o sucesso das empresas.

Além disso, lideranças inovadoras reconhecem a importância de se investir em tecnologia para ganhar competitividade. No próximo tópico, vamos abordar quais são as competências necessárias para se tornar um líder inovador.

 

 

  1. Quais são as habilidades necessárias para ser um líder inovador?

Para se tornar uma liderança inovadora, é fundamental desenvolver uma série de competências que possibilitem acompanhar as mudanças geradas pelo avanço da tecnologia e conduzir o time de maneira flexível e dinâmica.

Entre as competências que se espera de um líder inovador, destaca-se o autoconhecimento, uma  vez que  esse profissional  deve estar ciente de seus pontos fortes e pontos de melhoria,  saber quais assuntos realmente precisa dominar e quais responsabilidades devem ser delegadas para outras pessoas.

Outra característica inerente a um líder inovador é a capacidade de encontrar soluções para os problemas da organização sem seguir necessariamente métodos clássicos, que nem sempre se mostram eficientes.

Conhecer diferentes pontos de vista também é algo que fortalece a liderança inovadora.  Portanto, esse perfil de líder valoriza a diversidade e procura contar com uma equipe heterogênea, composta por pessoas com diferentes características e experiências e, claro, está aberto a feedbacks.

Promover a colaboração é outra função importante do líder inovador, que deve estimular o trabalho em equipe e motivar os colaboradores a se envolverem com os projetos da empresa.

Um líder que deseja inovar precisa ainda apresentar uma visão estratégica, que lhe permita identificar riscos e oportunidades a partir de KPIs e métricas objetivas, ou seja, em dados concretos.

Lideranças inovadoras também reconhecem a importância de desenvolver talentos, oferecendo capacitações e oportunidades para os profissionais assumirem tarefas desafiadoras, incentivando a responsabilidade e a autonomia.

Por fim, uma liderança inovadora sabe aproveitar os benefícios trazidos pelo avanço da tecnologia e adota métodos de trabalho que otimizam a performance da organização.

 

 

  1. Mastermind Metagerenciamento: Treinamento para Lideranças

A formação técnica e acadêmica é de extrema importância no contexto corporativo, mas não garante às lideranças a capacidade de atuar de maneira verdadeiramente inovadora.

Nesse sentido, o que faz toda a diferença é a atitude, já que questões comportamentais são o que impedem as pessoas de terem resultados acima da média, em 87% dos casos.

Além disso, dois terços dos profissionais que pedem demissão das empresas optam pelo desligamento devido a problemas de relacionamento com chefes e colegas, o que também indica a necessidade de repensar o  comportamento no ambiente empresarial.

Na prática, esses problemas comportamentais impedem o desenvolvimento dos profissionais e trazem prejuízos para as empresas, que, muitas vezes, investem em gerentes sem a capacidade para liderar, vendedores que não sabem vender etc.

A boa notícia é que nós, da MasterMind Sampa, promovemos o treinamento Mastermind Metagerenciamento, que auxilia os líderes a desenvolverem e aprimorarem suas competências, conquistando ferramentas para exercer uma liderança inovadora.

O Mastermind Metagerenciamento é um mini-MBA dentro de um sistema mundial de desenvolvimento de Competências Gerenciais, criado por The Napoleon Hill Foundation, que prepara os participantes para terem uma liderança positiva, por meio de um programa prático e objetivo.

Desse modo, é possível otimizar as capacidades de liderança e gerenciamento, transformando ideias em processos simples, modernos, produtivos e eficazes.

Com o treinamento Mastermind Metagerenciamento, você estará preparado para:

  • Estabelecer objetivos claros e desafiadores para seus subordinados;
  • Ser organizado, disciplinado e dono do seu tempo e sua agenda;
  • Saber comunicar suas ideias e ser um bom ouvinte;
  • Utilizar o poder criativo e inovador da sua equipe;
  • Manter sua equipe no foco estabelecido;
  • Ser capaz de criar planos de ação factíveis e ordenados;
  • Saber conduzir reuniões de forma prática e objetiva com foco nas decisões;
  • Criar uma equipe coesa, motivada e de alto desempenho;
  • Entender os principais conceitos financeiros e sua importância;
  • Criar um ambiente positivo, motivador e estimulante ao trabalho;
  • Melhorar o desempenho e a produtividade dos colaboradores;
  • Aplicar o processo de delegação;
  • Lidar com os conflitos e erros do dia a dia;
  • Orientar, treinar e desenvolver os colaboradores;
  • Dar feedback construtivo aos colaboradores; e
  • Controlar, medir e avaliar o desempenho dos subordinados.

 

 

  1. Conclusão

Neste artigo, apresentamos quais são as competências que se espera de uma liderança inovadora e mostramos como nós, da Mastermind, podemos apoiá-lo no desenvolvimento e/ou aprimoramento dessas habilidades.

Se você deseja saber mais sobre nosso treinamento Mastermind Metagerenciamento, entre em contato, clicando aqui.

 

 

MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach

Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill

walter@mastermind.com.br

 

 

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA

Treinamento para lideranças: confira os desafios da nova, média e alta direção

Somente o conhecimento acadêmico garantirá sucesso no cargo de líder?

Líder que tem medo de desafios consegue prosperar?