Para você ser um bom líder, não basta ter conhecimento técnico e delegar funções, é necessário engajar seu time e conduzi-lo na busca pelo melhor resultado. Para isso, é fundamental ter um conhecimento que vá além da teoria e pode ser encontrado em treinamentos práticos.
Neste artigo, mostramos algumas das habilidades desenvolvidas nessas capacitações, que podem transformar sua carreira profissional. Acompanhe nosso texto até o fim.
Liderar um time é algo que vai muito além de delegar tarefas. Ser líder é saber inspirar os liderados e extrair o seu melhor, alcançando os resultados que a organização precisa.
Assumir a função de líder envolve ainda gerenciar conflitos, abrir espaço para que cada profissional da equipe desenvolva seu potencial e assegurar eficiência na rotina de trabalho.
As habilidades que se espera de um líder são aprendidas na prática, superando desafios e investindo em capacitações que ultrapassam os ensinamentos teóricos. Por esse motivo, entendemos que o conhecimento acadêmico é insuficiente para garantir sucesso no cargo de líder.
Neste artigo, vamos abordar algumas competências que um líder deve ter para ser bem-sucedido em sua carreira profissional e de que maneira nós, da Mastermind, podemos contribuir com seu sucesso. Confira:
Conhecimento sobre liderança que nem sempre você encontrará na universidade
Confira, a seguir, alguns conhecimentos e habilidades que você deve ter para otimizar sua performance como líder:
Autoconhecimento
O autoconhecimento é essencial para quem está diante do desafio de liderar uma equipe. Somente por meio dele, você é capaz de detectar seus pontos fortes e pontos de melhoria a fim de aperfeiçoar sua atuação e obter um bom desempenho.
Para ajudá-lo no processo de conhecer suas limitações e expectativas, nada melhor do que um treinamento focado nesse tema, que traga um amplo conhecimento sobre liderança.
Equilíbrio
Quem conquista um grande conhecimento sobre liderança percebe imediatamente o quanto o equilíbrio é importante para liderar. Afinal, um gestor está sempre em situações de pressão e é o responsável por gerenciar problemas, mediar conflitos e proporcionar um ambiente de trabalho harmônico a toda a equipe.
Comunicação
A maneira como um líder se comunica com seus subordinados é um fator decisivo para a motivação e desempenho da equipe. Por isso, um bom gestor é aquele que sabe transmitir ao time as expectativas da organização, compartilha as informações com clareza e direciona os esforços coletivos para um objetivo comum.
Atitude positiva
Influenciar pessoas está diretamente relacionado com a capacidade de ser um exemplo. Para isso, é necessário adotar uma atitude positiva diante do desafio de ser um líder, agindo de maneira gentil e educada, sem deixar de lado o bom humor que proporciona leveza ao ambiente corporativo.
Saber usar os feedbacks a favor dos colaboradores e da organização
Oferecer feedbacks para aprimorar o trabalho da equipe é fundamental, pois permite que os funcionários saibam como melhorar sua performance e evoluir em seu trabalho. Porém, é importante saber abordar esses colaboradores na hora de corrigir falhas, além de saber elogiar as qualidades, que demonstrem seu reconhecimento por um trabalho bem desenvolvido.
Continuar aprendendo
Não importa qual seja o nível hierárquico: para ser um bom profissional, é de suma importância continuar aprendendo ao longo da carreira. No caso das pessoas que precisam obter conhecimento sobre liderança, as atualizações constantes são imprescindíveis, tanto em termos de habilidades técnicas quanto em temas comportamentais.
Conhecimento explícito e conhecimento tácito
De acordo com alguns estudiosos, existem dois tipos de conhecimento: o conhecimento explícito ou codificado e o conhecimento tácito.
O ensino acadêmico permite obter conhecimento explícito, assim como livros e outros tipos de cursos que permitam dominar determinado tema. Já o conhecimento tácito é obtido no dia a dia, por meio da experiência, sem sequer nos darmos conta desse aprendizado: trata-se de um conhecimento que ultrapassa a consciência.
Entende-se que esse tipo de conhecimento é transmitido por meio da demonstração e prática e é comum que as empresas busquem atrair e desenvolver esse tipo de conhecimento entre seus colaboradores.
É aí que entra o líder, com o papel de intermediar o compartilhamento de conhecimento entre o grupo, criando uma cultura de respeito.
Desenvolva sua liderança com nosso treinamento Mastermind Lince
Se você precisa obter mais conhecimento sobre liderança, uma excelente alternativa é participar de nosso treinamento Mastermind Lince, desenvolvido com o objetivo de prepará-lo para os desafios enfrentados por um líder.
Essa qualificação aborda temas de extrema relevância, como comunicação eficaz, inteligência emocional e liderança e é baseada na pesquisa que originou o principal livro sobre desenvolvimento pessoal, A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill.
Faremos com que o seu conhecimento explícito, ou codificado, seja potencializado através do conhecimento tácito, através de técnicas, dinâmicas e metodologia voltada à prática.
Nosso treinamento é realizado uma vez por semana, com duração de três meses e pode ser ministrado para turmas abertas ou turmas in company, dentro da própria empresa. Clique aqui e conheça mais sobre ele.
Mais informações, entre em contato:
WhatsApp: (11) 99308-1000
Telefone: (11) 3031-1619
E-mail: ‹atitude@mastermind.com.br›
Conclusão
Lendo este artigo, você viu que:
- Somente o conhecimento acadêmico não garante o sucesso de um líder;
- Além de conhecimento sobre liderança, líderes devem desenvolver autoconhecimento;
- Líderes estão sempre sob pressão, por isso, é fundamental ter equilíbrio para liderar;
- Uma boa comunicação é indispensável para quem precisa conduzir uma equipe;
- Ter uma atitude positiva também é fundamental para liderar;
- É de extrema importância utilizar feedbacks como uma ferramenta de crescimento para a equipe;
- Todos os bons profissionais continuam aprendendo ao longo da carreira e com os líderes isso não é diferente;
- Existem dois tipos de conhecimento: o conhecimento explícito, ou codificado, e o conhecimento tácito, mais relacionado à prática.
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MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
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