Liderança no home office: dicas para exercer este novo papel!

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Liderança no home office: dicas para exercer este novo papel!

outubro 26, 2020 / Liderança

A liderança no home office é uma grande novidade para a maioria dos gestores, ao mesmo tempo que tem sido amplamente exigida dentro do novo contexto empresarial que o mundo vive. Veja neste artigo dicas preciosas para melhorar seu desempenho como líder dentro do modelo de trabalho remoto, mantendo sua equipe engajada, conectada e produtiva.

 

Com a pandemia, o home office se tornou uma realidade em praticamente todas as empresas. Segundo pesquisa da fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas de pequeno, médio e grande porte, adotaram o trabalho em casa. Essa tarefa requer muita disciplina e aprendizagem, além disso, se faz necessária uma liderança no home office eficiente e coesa com a nova realidade.

 

O mercado de trabalho está cada vez mais inserido nesta mudança, demandando por novas formas de liderar. Tudo isso é um desafio, que exige algumas competências específicas e é fator determinante para o sucesso das organizações. Contudo, muitos chefes de empresas enfrentaram um choque para se adaptar à liderança no home office, principalmente por ter sido uma mudança repentina por conta da COVID-19.

 

Muitas vezes, a falta de uma liderança adequada gera conflitos, atrasos na execução das tarefas, falta de comunicação entre os diferentes setores da organização, não cumprimento de metas, entre outros prejuízos. A capacidade para engajar, motivar, gerenciar e treinar de forma criativa tem sido essencial. Independentemente das circunstâncias que cada empresa enfrenta, algumas ações e cuidados são muito importantes para o bom desempenho de qualquer líder.

 

Para ajudar você a ter um melhor rendimento em seu papel de gestor, preparamos algumas dicas para liderar no home office.

 

  1. Mantenha uma boa comunicação

Ter uma boa comunicação e um diálogo entre os membros da empresa é essencial para o alcance das metas e para contribuir com o bem-estar dos funcionários. Saber definir o que é prioridade é importante para chegar onde se quer. Realizar reuniões on-line de alinhamento é uma boa medida a fim de manter a equipe na mesma sintonia. A falta de comunicação, muitas vezes, é presente no dia a dia normal e, durante o isolamento social, ficou ainda mais evidente. Esteja sempre atento a sua comunicação com as equipes.

 

  1. Talvez seja o momento de flexibilizar horários

Uma outra sugestão para melhor liderar em tempos de home office pode ser delegar as tarefas, cobrando-as mais em termos de entrega. Com as pessoas trabalhando em casa e as crianças com aulas on-line, as demandas domésticas aumentaram. O rigor com os horários pode causar um grande estresse.

 

  1. Estimule o intraempreendedorismo

Com o home office, o “controle” sobre os funcionários diminuiu. Por isso, mais do que nunca, é importante estimular o intraempreendedorismo e o senso de dono entre os colaboradores.

 

Também pode ser uma boa prática incentivar os funcionários elogiando as tarefas bem realizadas, de forma que eles ganhem independência em suas ações e aumentem a capacidade criativa, gerando novas ideias e serviços para a marca.

 

  1. Promova treinamentos sobre produtividade

A mudança para o modelo home office foi abrupta para algumas pessoas. Muitos profissionais têm dificuldade em trabalhar em casa, não têm disciplina ou sentem-se desmotivados. Então, investir em treinamentos de produtividade, de gestão do tempo e outros temas correlatos pode ser uma boa ideia para melhorar o engajamento do time.

 

  1. Cuide de sua saúde mental e zele pela de seus colaboradores

É evidente que, neste período de isolamento, a saúde mental das pessoas ficou mais vulnerável. Relatos sobre o aumento do estresse, da ansiedade e da depressão tornaram-se comuns. Portanto, é muito importante que os líderes busquem por autocuidado e também sugiram isso às suas equipes.

 

  1. Transmita confiança e confie em seus funcionários

Você já deve ter ouvido falar que a confiança é a base para qualquer relação. No meio profissional e na busca para tornar-se um bom líder no home office, isso não é diferente. Muitos gestores acreditam que o trabalho em casa exige uma supervisão constante dos funcionários, com ligações e mensagens a todo momento. Porém, ações como esta podem gerar atrito nas relações profissionais e impactar nos resultados da empresa.

 

Uma dica é estabelecer metas claras e sintetizar as tarefas em reuniões semanais, estando sempre disposto a ouvir a equipe, fazendo adequações, se necessário.

 

  1. Explore ferramentas

Agora, mais do que nunca, temos a oportunidade de explorar novas plataformas. Caso não o faça, idealize um planner de organização de tarefas em ferramentas on-line como o Trello, o Evernote e o Google Agenda. Elas são recursos com ótima usabilidade e boas funcionalidades, que podem melhorar a comunicação e a organização das equipes.

 

  1. Seja empático

Líderes intransigentes não podem ser considerados líderes. São, no máximo, chefes. Diante das circunstâncias que o mundo está vivendo, é necessário ter compreensão e flexibilidade.

 

Ser empático também parece ser imprescindível para a liderança no home office. Mais do que nunca, a empatia se tornou uma soft skill fundamental aos líderes que querem manter o engajamento e a motivação de suas equipes, seja no modelo de trabalho presencial ou home office.

 

Essas foram algumas dicas para aprimorar a sua liderança no home office. Evidentemente, é necessário abrir os olhos para muitos outros pontos para um entendimento mais amplo sobre a situação atual e seus obstáculos.

 

O home office para algumas pessoas já era um modelo conhecido e vivenciado, mas para a maioria dos profissionais representou uma mudança desafiadora. Não poder estar presente fisicamente no dia a dia dos funcionários gerou bastante inquietação e insegurança em muitos gestores, contudo, com organização, comunicação transparente e confiança mútua é possível liderar com eficiência e assertividade equipes no home office.

 

MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach

Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill

walter@mastermind.com.br