Saúde mental e trabalho: qual é o papel das lideranças?

Blog

Saúde mental e trabalho: como os líderes podem cuidar dos colaboradores

junho 2, 2023 / Liderança

Os líderes têm um papel fundamental na promoção do bem-estar dos funcionários, por isso eles devem ser capacitados para enfrentar desafios relacionados à saúde mental e trabalho. Saiba mais!

 

O Relatório Mundial de Saúde, divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em junho de 2022 mostrou que, em 2019, 15% dos adultos em idade ativa sofriam com algum transtorno mental.

Esse dado aponta para a necessidade de promover a saúde mental no ambiente de trabalho, uma vez que preservar o bem-estar dos colaboradores ajuda a evitar problemas como o estresse ocupacional e a depressão, além de contribuir com sua produtividade.

Nesse sentido, quando o assunto é saúde mental e trabalho, as lideranças desempenham um papel fundamental: proporcionar um ambiente saudável e acolhedor para sua equipe.

Pensando nisso, preparamos este artigo, mostrando como cuidar dos seus colaboradores para que eles tenham condições de compor um time de alta performance. Aqui, você verá:

 

  1. Saúde mental no ambiente de trabalho: o que é e qual é a sua importância?
  2. Quais são os principais problemas que afetam a saúde do trabalhador?
  3. Prejuízos gerados por doenças mentais no trabalho
  4. Como promover a saúde mental no ambiente de trabalho?
  5. Conclusão

 

Boa leitura!

 

Saúde mental no ambiente de trabalho: o que é e qual é a sua importância?

Conforme definição da OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar que garante às pessoas a capacidade de utilizarem suas próprias habilidades e se recuperarem do estresse rotineiro, além de serem produtivas e contribuírem com sua comunidade.

Nesse sentido, promover a saúde mental no ambiente de trabalho é essencial para as empresas, na medida em que seus colaboradores passam mais tempo nas organizações do que em suas próprias casas.

Em um ambiente de trabalho saudável, os colaboradores têm mais qualidade de vida, o que contribui para a sua motivação e na redução das taxas de absenteísmo e rotatividade, entre outros benefícios.

 

Quais são os principais problemas que afetam a saúde do trabalhador?

Muitas doenças mentais podem afetar os profissionais, prejudicando sua qualidade de vida e sua performance no trabalho. Entre elas, podemos destacar:

 

  • Depressão

A depressão é uma doença comum, que pode se apresentar de inúmeras maneiras. No trabalho, seus sintomas incluem falta de motivação, queda na produtividade, tristeza profunda e procrastinação de atividades diárias.

Já suas causas podem estar relacionadas à assédio moral, sobrecarga de trabalho, pressão excessiva, conflitos na equipe e insegurança financeira.

 

  • Estresse ocupacional

De acordo com esta pesquisa, o estresse ocupacional afeta 70% dos brasileiros. Entre suas causas, destacam-se o excesso de demandas para times reduzidos, pouco tempo para realizar tarefas profissionais e pessoais, pressão, cobrança, acúmulo de raiva, desvalorização e alta competitividade.

Outro fator que agrava o estresse ocupacional é o uso de ferramentas tecnológicas, como celulares e tablets, para abordar assuntos referentes ao trabalho em momentos que deveriam ser de lazer, o que aumenta o senso de urgência e a ansiedade.

 

  • Síndrome de Burnout

Elevado a níveis muito altos, o estresse ocupacional pode se tornar uma Síndrome de Burnout, que se traduz como exaustão extrema, estresse crônico e esgotamento físico.

Esse problema de saúde é comum a trabalhadores que atuam sob pressão ou com cobranças e pode se manifestar quando o profissional é designado para cumprir uma tarefa muito complexa.

 

  • Ansiedade

A ansiedade pode ser gerada por inúmeros fatores, incluindo ambientes de trabalho estressantes, em que são impostos prazos curtos e metas inalcançáveis.

Quando atinge um nível mais avançado, o transtorno de ansiedade pode dar lugar à síndrome do pânico, caracterizada por crises que misturam sentimento de desespero com sintomas físicos, como dor no peito, falta de ar, agitação e vertigem.

 

Prejuízos gerados por doenças mentais no trabalho

Deixar de investir em saúde mental no ambiente de trabalho é um equívoco, que pode acarretar em inúmeros prejuízos para as organizações. Entre eles, podemos citar:

  • Clima organizacional ruim, isto é, um ambiente de trabalho tenso, repleto de conflitos e situações desgastantes;
  • Longos períodos de afastamento, já que os colaboradores tendem a adoecer e a ficarem incapacitados para a execução de suas atividades;
  • Absenteísmo, que se refere à ausência do colaborador devido a faltas, atrasos e saídas antecipadas;
  • Queda da produtividade, pois as doenças mentais impactam diretamente no desempenho do colaborador, prejudicando sua performance e a qualidade de suas entregas;
  • Rotatividade, uma vez que empresas que não se preocupam em promover a saúde mental no ambiente de trabalho encontram dificuldade para reter seus talentos, o que gera custos com a contratação, treinamento e desligamento dos funcionários.

 

Como promover a saúde mental no ambiente de trabalho?

Veja, neste tópico, formas de promover a qualidade de vida e a saúde mental de seus profissionais:

 

#Invista em um ambiente de trabalho saudável

Promover um bom clima organizacional é o primeiro passo para garantir a saúde mental dos seus colaboradores. Nesse sentido, é aconselhável criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, que valorize a diversidade e estimule a colaboração.

Além disso, convém mapear quais são os principais problemas que sua empresa enfrenta associados à saúde mental, a fim de desenhar uma estratégia que permita combatê-los.

 

#Acompanhe seus colaboradores

Uma medida eficiente para promover a saúde mental no ambiente de trabalho é acompanhar as atividades executadas pelos colaboradores, avaliando se estes estão sobrecarregados ou apresentam queda de desempenho.

Assim, vale a pena evitar o acúmulo de horas extras, que pode gerar desgaste e sobrecarga.

 

#Identifique sinais de estresse e ansiedade

É importante que as empresas ofereçam um ambiente aberto e acolhedor para que seus empregados se sintam confortáveis para compartilharem seus sentimentos e dificuldades.

Além disso, o departamento de RH e as lideranças devem se manter atentos a sinais de estresse e ansiedade, como mudança de humor e falta de concentração, oferecendo apoio por meio de recursos como atendimento psicológico ou programas de saúde mental.

 

#Capacite as lideranças

Quando as lideranças não sabem lidar com desafios relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho, oferecendo segurança e apoio aos colaboradores, as empresas enfrentam uma série de problemas, como desmotivação, funcionários afastados e queda na produtividade.

Desse modo, é fundamental capacitar os gestores para abordarem um tema tão delicado quanto a saúde psicológica.

O treinamento Mastermind Lince, elaborado e aplicado pela Mastermind, possibilita desenvolver técnicas e ferramentas para potencializar as lideranças, preparando-as para lidarem com esse e outros desafios, gerando os melhores resultados para as organizações.

Saiba mais sobre o treinamento Mastermind Lince, assistindo a este vídeo:

 

Conclusão

Neste artigo, mostramos como cuidar dos seus colaboradores e promover a saúde mental no ambiente de trabalho. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que também se interesse pelo tema.

 

MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br

 

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA

Comunicação não verbal na liderança: qual é a importância dessa soft skill para os gestores

Comunicação inclusiva nas empresas: o que é e qual é a sua importância?

Inteligência artificial no ambiente de trabalho