Empatia no trabalho: habilidade que gera bem-estar e crescimento profissional

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Empatia no trabalho: habilidade que gera bem-estar e crescimento profissional

maio 24, 2021 / Sucesso

Você já parou para analisar a importância de manifestar gestos de empatia no trabalho? Se ainda não pensou nisso, chegou a hora.

Ter esse cuidado com os colegas e com você mesmo pode fazer uma grande diferença no ambiente profissional, proporcionando a todos uma rotina mais leve e um excelente desempenho.

Neste artigo, você encontra 7 dicas para desenvolver essa habilidade, que fará de você um profissional ainda mais completo.

 

Dividir o ambiente profissional com outras pessoas muitas vezes gera grandes desafios que só podem ser superados por quem desenvolveu a empatia no trabalho.

Além disso, essa habilidade é obrigatória para quem quer evitar desgastes e estresse e deseja ser mais produtivo, destacando-se e alcançando crescimento na carreira.

Sabendo disso, preparemos este artigo, que define o conceito de empatia no trabalho e explica sua importância para o colaborador e a empresa.

Nele, você também encontra 7 dicas para exercitar os comportamentos empáticos, que levarão você aos seus objetivos. Confira os próximos tópicos.

 

EMPATIA NO TRABALHO: O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Basicamente, ser empático é ter a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, sentir como ela sente, compreendê-la em profundidade. A empatia faz parte da 10ª Lei do Êxito do Napoleon Hill, quando ele fala de Personalidade Agradável em sua obra, A Lei do Triunfo.

Essa habilidade é exclusivamente humana, não há inteligência artificial capaz de reproduzir. Por esse motivo, é uma qualidade muito valorizada no ambiente profissional.

A empatia no trabalho possibilita mais do que uma convivência harmônica entre a equipe. Permite uma conexão entre os colaboradores, que se auxiliam mutuamente, tendo como resultado um elevado nível de bem-estar e um melhor desempenho.

Dessa forma, é possível evitar situações estressantes que podem gerar quadros de ansiedade e depressão nos funcionários e ainda alcançar uma alta produtividade.

Sendo assim, saber estimular uma cultura de empatia no trabalho é uma característica típica dos líderes Mastermind de visão, que buscam uma interação saudável entre seu time.

Ressaltamos ainda que o momento de pandemia que vivemos atualmente exige um olhar ainda mais cuidadoso para essa questão. Isso porque, em geral, as pessoas estão mais vulneráveis devido ao clima de medo que tomou conta de nossas rotinas.

 

7 DICAS PARA DESENVOLVER A EMPATIA NO TRABALHO

Pequenas mudanças de comportamento podem contribuir com quem deseja desenvolver a empatia no trabalho. Confira as dicas a seguir para ter gestos mais empáticos.

 

  1. Julgue menos

Julgar as fraquezas alheias é próprio do ser humano, mas é possível racionalizar esse impulso. Basta pensar que o tempo que se perde julgando as dificuldades dos colegas de trabalho pode ser muito bem aproveitado oferecendo ajuda.

Além disso, é preciso ter em mente que todos esbarramos em problemas que ficam mais fáceis de resolver quando recebemos apoio. Coloque-se no lugar do outro.

 

  1. Não confunda simpatia com empatia

Ser simpático no ambiente profissional significa apenas responder de maneira amigável aos colegas. Para isso, não é necessário estabelecer uma conexão com eles, apenas demonstrar educação e amistosidade, sem uma preocupação maior com o que sentem.

Já a empatia requer um envolvimento real com os desafios enfrentados pelos companheiros de trabalho. Tem a ver com estar disposto a compreender suas necessidades e oferecer auxílio para a resolução dos problemas.

 

  1. Cultive a comunicação não-violenta

Uma comunicação problemática entre a equipe é o oposto da empatia no trabalho. Nesse sentido, o aconselhável é cultivar a comunicação não-violenta (CNV) nesse espaço.

Esse conceito, criado por Marshall Rosenberg, tem como proposta humanizar a comunicação, intermediar a resolução de conflitos e estimular um mergulho aos pensamentos e sentimentos externos. Com isso, espera-se alcançar a necessária empatia.

 

  1. Exercite a inteligência emocional

É impossível desenvolver empatia no trabalho sem contar com inteligência emocional. Essa característica consiste na habilidade de “lidar bem” tanto com os nossos sentimentos quanto com os das outras pessoas.

Ela nos convidar a encarar os nossos pontos fracos, gerenciando nossas emoções negativas de uma maneira positiva. Além disso, nos permite exercitar a compreensão diante das fraquezas das outras pessoas.

 

  1. Ouça de verdade

É impossível falar de empatia sem citar a importância da escuta. Por isso, a dica aqui é aprender a ouvir de verdade, oferecendo escuta ativa e atenção plena e verdadeira ao que as pessoas dizem. Por isso, entender o que é Comunicação Eficaz e desenvolver esta habilidade pode ser uma dica valiosa em você se inscrever no Treinamento MasterMind LINCE, que trabalha e desenvolve esta competência com os participantes.

 

  1. Respeite as diferenças

Nem sempre você estará diante de pessoas que têm posicionamentos parecidos com os seus. Na maioria das vezes, terá que lidar com opiniões diversas, que mesmo sendo diferentes das suas, merecem ser respeitadas.

Por isso, tome muito cuidado para não tratar o colega com desdém e criar um ambiente favorável à rivalidade.

 

  1. Não se envolva em fofocas

As fofocas são um problema recorrente nas empresas. Por isso, é importante atentar-se às suas consequências.

Participar de intriga gera afastamento e aversão e isso impossibilita o exercício da empatia no trabalho.

Portanto, se algum rumor chegar a você, não passe para frente. Assim você evita causar injustiças e constrangimentos.

 

Seguindo essas dicas, você irá desenvolver a empatia no trabalho, que é fundamental para ter uma rotina mais leve e conquistar sucesso na carreira.

 

 

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MASTERMIND SAMPA

Autor: Walter Kaltenbach

Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill

walter@mastermind.com.br

 

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