O medo de falar em público representa um grande obstáculo para pessoas que desejam conquistar promoções e cargos de liderança, pois impede que esses profissionais se destaquem no universo corporativo.
Por isso, reunimos algumas dicas para você, que quer vencer a insegurança e mostrar toda a sua competência. Acompanhe nosso texto até o fim.
O medo é uma sensação essencial para garantir nossa sobrevivência, afinal, ele nos coloca em alerta diante de situações de risco. Porém, muitas vezes nossos receios nos fazem perder grandes oportunidades.
Esse é o caso da glossofobia, mais conhecida como o medo de falar em público, que paralisa um grande número de pessoas.
Para se ter uma noção, em 2015, o jornal britânico Sunday Times realizou um estudo com três mil pessoas do Reino Unido sobre o tema e chegou à conclusão que o medo de falar em público é maior que o medo de lidar com problemas financeiros e o medo de morrer, afetando 41% dos entrevistados.
Porém, a habilidade de falar em público é indispensável para os profissionais que desejam expor suas ideias e conquistar promoções e cargos de liderança.
Por isso, preparamos este artigo, especialmente para ajudá-lo a vencer o medo de falar em público e se destacar profissionalmente. Acompanhe as dicas que compartilhamos a seguir:
Prepare-se para sua apresentação
Uma das maneiras de contornar o medo de falar em público é preparar sua apresentação e treinar seu discurso a fim de ganhar mais confiança. Por isso, defina quais são os aspectos centrais a serem abordados e treine sozinho em casa.
Depois, você pode apresentar suas ideias a uma ou duas pessoas para conquistar mais segurança e desenvoltura.
Fique atento aos sintomas
O medo de falar em público não vem sozinho: ele traz sintomas como coração acelerado, voz trêmula e suor nas mãos.
Por isso, se você tem uma apresentação prevista, fique atento a esses sinais e tome medidas para se tranquilizar e controlar a situação: procure respirar e inspirar lentamente e pensar positivo.
Nesse sentido, você pode ainda realizar um exercício simples de meditação, fazer uma breve caminhada ou ouvir uma música relaxante. Outra maneira de se amenizar esses sintomas é falando sozinho, em segunda ou terceira pessoa, para controlar as emoções e ganhar mais confiança.
Não se preocupe com o que os outros vão pensar
Um dos principais aspectos que desencadeiam o medo de falar em público é a insegurança diante do julgamento da plateia. Sendo assim, uma das nossas principais recomendações é que você não se preocupe com eventuais críticas.
Lembre-se que seu ponto de vista dificilmente será uma unanimidade e que o mais importante para o seu desempenho é contar com uma apresentação bem preparada.
Busque mais oportunidades de falar em público
Você já deve ter ouvido falar que a prática leva à perfeição. Quando se trata de falar em público, essa afirmação faz todo o sentido.
Quanto mais oportunidades você tiver de exercitar essa habilidade, melhor será seu desempenho como orador. Por isso, encontre possibilidades de falar para mais pessoas, seja em reuniões sociais ou profissionais.
Valorize o que você tem a oferecer
Ao compartilhar sua experiência com o público, você transmite um conhecimento valioso, que faz a diferença na vida de cada ouvinte. Por isso, tenha em mente que as pessoas não estão ali para avaliá-lo e apontar erros, mas para aprender com o que você tem a dizer.
Por que temos medo de falar em público?
O medo de falar em público pode ser motivado por diversos fatores, dentre os quais podemos destacar:
Perfeccionismo
Muitas pessoas acreditam que para falar em público e proporcionar uma experiência positiva à plateia é necessário ser um excelente orador, com um grande talento. Isso não é verdade: o mais importante é ter informações relevantes para transmitir e se preparar antes da apresentação.
Falta de prática
A falta de prática também é um dos fatores que geram ansiedade em quem precisa falar em público. Por isso, nos tópicos anteriores, recomendamos que você aproveite as oportunidades de se expressar diante de mais pessoas.
Necessidade de falar com superiores
A necessidade de falar com uma audiência composta por pessoas com nível de chefia maior é outro desafio que pode gerar insegurança e medo de julgamento.
Timidez
Outro motivo muito comum para o medo de falar em público é a timidez que muitas pessoas apresentam e que pode ser agravada por problemas na fala. Nesses casos, é indispensável procurar um fonoaudiólogo para resolver o problema.
Traumas de infância
Por fim, o medo de falar em público pode ser ocasionado por experiências negativas na infância, em que a criança sofreu hostilidade ou bullying, levando as consequências para a vida adulta.
Prepare-se para falar em público com nosso treinamento Mastermind Lince
Se você deseja conquistar a habilidade de falar em público e todas as demais competências necessárias para se destacar como líder, nós podemos ajudá-lo com nosso treinamento Mastermind Lince, você terá técnicas de comunicação e durante 12 sessões, terá a oportunidade de treinar a sua fala em público em média 25 vezes.
Por meio dele, abordamos temas como liderança, inteligência emocional e comunicação eficaz a partir de um método baseado na pesquisa que deu origem ao principal livro existente sobre treinamento pessoal, A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill.
Essa obra foi o “pontapé inicial” de todos os assuntos atuais sobre PNL, coach, liderança e autoconhecimento, mediante 17 leis aplicadas por pessoas de sucesso para alcançar o êxito.
Nosso treinamento Mastermind Lince é realizado uma vez por semana, com duração de três meses. Se você tem interesse, pode participar de uma de nossas turmas abertas ou, ainda, de turmas in company.
Gostou do nosso artigo sobre o medo de falar em público? Entre em contato e saiba mais.
WhatsApp: (11) 99308-1000
Telefone: (11) 3031-1619
E-mail: ‹atitude@mastermind.com.br›
MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA
Somente o conhecimento acadêmico garantirá sucesso no cargo de líder?
Por que um líder precisa ter formação em liderança?
Como a ética na liderança pode influenciar sua carreira profissional?