Muitas pessoas perderam seus empregos devido à crise gerada pela pandemia de covid-19. Contudo, isso motivou um grande número de profissionais a empreenderem, transformando uma necessidade em oportunidade.
Se você deseja fazer o mesmo e quer saber como empreender na crise, precisa ler este artigo. Nele, compartilhamos algumas dicas para você ser bem-sucedido em seu objetivo, além de ideias de negócios. Confira.
Na pandemia, muitos profissionais perderam o emprego e buscaram como empreender na crise. Só no primeiro trimestre de 2021, havia mais de 15,2 milhões de desempregados no Brasil, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abordado nesta reportagem da Veja.
Porém, nesse mesmo ano, o número de novos negócios abertos foi de quase 4 milhões, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), expostos no site da Agência Brasil.
Ao que tudo indica, transformar a necessidade em oportunidade é uma tendência que veio para ficar. Por isso, preparamos este artigo, com o objetivo de te mostrar como empreender na crise com sucesso.
Também compartilhamos algumas ideias de negócio para você, que deseja criar alternativas à CLT. Confira nosso texto até o fim!
Como empreender na crise e obter sucesso: confira nossas dicas
Tornar-se um empreendedor não é tão simples como pode parecer, uma vez que envolve riscos e requer cautela. Mas isso não é motivo para você se desencorajar. Veja o que deve ser levado em conta para abrir seu próprio negócio:
O primeiro passo é o planejamento
O planejamento é uma etapa fundamental para quem deseja empreender, seja em tempos de crise ou não. Por isso, antes de oferecer um produto ou serviço, defina seu público-alvo e se coloque no lugar dessas pessoas para identificar suas preferências e necessidades.
Também é importante avaliar seus custos para definir um valor para o seu trabalho de modo a ter lucro. Coloque tudo na ponta do lápis!
Tenha uma visão estratégia
Depois de identificar as demandas e preferências de seu público, você deve buscar maneiras de solucionar suas dores e criar estratégias para atrair clientes.
Muitas empresas que já existiam tiveram que se adaptar ao cenário da pandemia recentemente, isso mostra que você deve ter visão de mercado e estar preparado para lidar com diferentes contextos.
Lembre-se que, em tempos de pandemia, contar com a internet para empreender é mais importante que nunca.
Se necessário, comece pequeno
Você pode estar pensando: como empreender na crise se é necessário um alto investimento? Mas a boa notícia é que não precisa se desmotivar com essa preocupação. Existem alternativas de baixo custo para quem não possui um grande capital para começar.
Então, siga em frente e comece pequeno, tendo sempre em mente a possibilidade de crescer, como fizeram muitos empresários bem-sucedidos.
Tenha parceiros
Ter parcerias pode impulsionar o crescimento de seu negócio. Por isso, considere essa possibilidade desde o começo.
Se você trabalha no ramo da alimentação, associe-se a pessoas que promovem festas. Caso escreva para sites, feche parcerias com programadores. Com as parcerias, um profissional indica o outro e todos saem ganhando!
Comece com uma reserva financeira
Contar com uma reserva financeira vai te dar a tranquilidade que você precisa para se dedicar ao seu negócio e perseverar diante dos obstáculos. Além disso, é importante ter outros planos em mente, caso sua ideia inicial não prospere.
Não desista
Sabemos que empreender requer grande dedicação e que iniciar em um momento de crise envolve inúmeros desafios. Mas seja persistente mesmo diante de problemas como dificuldade para vender e caminhe rumo ao seu objetivo final.
Ideias de negócios para você empreender
Agora, vamos compartilhar algumas ideias para quem deseja iniciar um novo negócio e abandonar a preocupação com o desemprego.
Food trucks
Os food trucks são lucrativos e exigem um investimento menor do que uma lanchonete convencional. Por isso, essa é uma das alternativas para você, que está se questionando como empreender na crise.
Conserto
Se você sabe consertar roupas, móveis, equipamentos e objetos em geral, pode transformar essa atividade em uma profissão.
Trata-se de um serviço que não exige grande investimento e apresenta uma alta demanda, especialmente em tempos de crise, quando as pessoas preferem consertar o que têm em casa do que fazer novas compras.
Monetize seus conhecimentos
Se você tem formação e não está atuando em sua área, pode monetizar seus conhecimentos por meio de palestras, mentorias, workshops, cursos on-line e outros tipos de treinamentos.
Para isso, pode fazer contato com empresas e associações de profissionais ou ainda se cadastrar em um site de afiliados para que outras pessoas indiquem seus cursos.
Venda cursos on-line
Você também pode se cadastrar em sites de marketing de filiados para vender os materiais criados por outras pessoas, ganhando uma boa comissão na venda de infoprodutos. Entre os itens que você pode comercializar, destacam-se e-books, cursos e webnars.
Revenda produtos de outras pessoas
Se você deseja empreender, mas não tem recursos para fazer um investimento, pode começar revendendo produtos de outras pessoas. Opções é o que não falta: é possível revender desde alimentos até cosméticos.
Agora que você já sabe o que fazer para empreender e conferiu algumas ideias de negócio para trabalhar, é hora de deixar as inseguranças para trás e colocar seu projeto em prática. Isso pode ser bastante desafiador, mas se fizer tudo certo, tem grandes chances de não se arrepender.
E se você gostou do nosso artigo sobre como empreender na crise, compartilhe com outra pessoa que possa se beneficiar deste conteúdo. Para mais informações, entre em contato:
WhatsApp: (11) 98935-6357
Telefone: (11)3031-1619
E-mail: ‹atitude@mastermind.com.br›
MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA
Como checar fake news e encontrar notícias verdadeiras para a tomada de decisão?
Equilíbrio entre razão e emoção no momento da tomada de decisão: é possível?
As saúdes: familiar, financeira, profissional, espiritual entre outras