Como checar fake news e encontrar notícias verdadeiras para a tomada de decisão?

Blog

Como checar fake news e encontrar notícias verdadeiras para a tomada de decisão?

novembro 28, 2020 / Política

Com a dinâmica das redes sociais, a divulgação e a falta de veracidade das informações tomaram proporções desmedidas, acometendo a sociedade com diversas notícias falsas espalhadas, principalmente, em grupos de WhatsApp. Como checar uma fake news? Como saber que as informações que leio são verdadeiras? Neste artigo, trazemos dicas para conferir uma notícia e poder tomar uma decisão de maneira mais consciente.

 

As chamadas fake news são informações e notícias falsas espalhadas na internet, em grande ou pequena escala, que dificultam a disseminação de conteúdos verídicos e a discussão saudável e verdadeira sobre assuntos sociais.

De acordo com um estudo realizado por meio da parceria entre a multinacional de cibersegurança, a Kaspersky, e a CORPA, uma empresa de pesquisa da América Latina, cerca de 62% dos brasileiros não sabem checar se uma notícia é verdadeira ou fake. As plataformas para se tomar mais cuidados são o Facebook e o WhatsApp, onde as fake news “rolam soltas”.

Por isso, hoje em dia, ao se deparar com uma notícia em alguma rede social, é muito importante saber checar uma fake news e assim ter certeza de que você está acessando a dados verdadeiros e contribuindo para transformar a internet em local seguro para se compartilhar informações e desenvolver debates.

O combate às fake news, inclusive, se tornou assunto legislativo. Neste ano, foi desenvolvida a PL das Fake News, projeto de lei 2630/20, que tem o objetivo de barrar a divulgação de notícias falsas em redes sociais. O texto está com a Câmara de Deputados e caso aprovado por lá, será encaminhado para sanção presidencial.

Quer saber como checar fake news e combater a disseminação de notícias não verdadeiras nas redes? Confira algumas dicas a seguir!

5 dicas de como checar fake news

 

  1. Não se baseie apenas no título, leia a matéria completa

O título é usado para chamar a atenção e garantir cliques na página do veículo. Por isso, em alguns casos, o título não condiz diretamente com o que está descrito no texto. Isso acontece por conta de uma tática chamada clickbait, que visa impulsionar o alcance da publicação e garantir mais visitas ao site.

Então, para garantir, leia a matéria toda, diminuindo, ou até mesmo eliminando, as chances de compartilhar um conteúdo fake.

 

  1. Cuidado com o sensacionalismo

Normalmente, textos muito sensacionalistas usam da emoção e acabam deixando a veracidade de lado. Aqui a lógica é bem parecida com a ideia de destacar o título: conseguir cliques. Mas pior, porque as invenções acabam ficando mirabolantes.

 

  1. Verifique se há e quais são as fontes

Matérias verídicas e sérias possuem dados consolidados, com índice de porcentagem e fontes descritas ao longo do texto, dando credibilidade às informações divulgadas.

Por isso, além de ler na matéria, confira os dados em outros portais. Se a informação tiver sido atribuída a um órgão oficial, essa pesquisa pode ser mais fácil, já que essas instituições costumam disponibilizar seus levantamentos para acesso público.

Além disso, notícias verdadeiras e de grande importância costumam circular em diferentes veículos e plataformas, tornando sua divulgação e veracidade ainda maior.

Desta forma, basta procurar pela notícia em sites já conhecidos e de confiança para ter certeza de que se trata de algo verdadeiro.

 

  1. Verifique o contexto completo da matéria

Além de clicar na matéria, conferi-la do início ao fim, tomar cuidados com notícias muito irreais e conferir as fontes e dados dispostos ao longo do texto, você deve também se atentar para onde e quando a notícia foi publicada.

Acontece que algumas notícias velhas ressurgem em alguns momentos, confundindo a ordem e o desenvolvimento dos fatos. Circunstâncias mudam com o tempo, por isso, a data é outro ponto importante a se analisar ao checar uma fake news.

 

  1. Consulte sites que oferecem a verificação da notícia

Já que com a verdade não se brinca, surgiram iniciativas públicas e privadas para combater a difusão das fake news. Hoje existem algumas plataformas para verificar se as notícias espalhadas nas redes sociais são verídicas ou não.

Em 2002, o termo fake news nem era popular e já tinha gente engajada em checar e acabar com as mentiras dispostas nas redes sociais.

Naquele ano nascia o E-Farsas, um site totalmente voltado para a análise de informações que circulam pela internet, que se tornou a primeira plataforma desenvolvida para analisar as farsas que circulam pela rede.

Mas, além dele, você também pode contar com a Agência Lupa. Fundada em 2015, ela é uma agência brasileira especializada na checagem de dados, uma prática jornalística usada no mundo, com o intuito de corrigir dados divulgados erroneamente.

O interessante é que as checagens realizadas ficam disponíveis no site da Agência, mas também são vendidas para outros veículos de comunicação, distribuindo, assim, melhor as informações.

as não para por aí, como o número de fake news aumentou exponencialmente nos últimos anos, outras organizações com o intuito de checar notícias falsas foram desenvolvidas, como: Boatos, Aos Fatos, Comprova, FakeCheck.

Todas essas iniciativas possuem métodos bem simples e intuitivos de checagem de informações. Algumas delas dispõem de checagens compartilhadas, enquanto outras disponibilizam ferramentas para você verificar por si próprio a notícia que chegou até você.

Seja como for, o importante é que já contamos com diferentes possibilidades e plataformas para nos certificar de que estamos consumindo e compartilhando dados e notícias verdadeiras.

Agora que você já sabe como, cheque as fake news e contribua com a divulgação de informações verdadeiras. Assim poderemos ajudar e melhorar as discussões sociais que acontecem tanto nas mídias digitais quanto fora delas.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esta matéria para que ela alcance mais pessoas!

 

MASTERMIND SAMPA

VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA

O Entusiasmo

Pensamento Positivo, o Primeiro passo para o Sucesso Financeiro

Liderança no home office: dicas para exercer este novo papel!