4 características que diferenciam um grupo de uma equipe no ambiente de trabalho

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4 características que diferenciam um grupo de uma equipe no ambiente de trabalho

dezembro 16, 2020 / Gestão de Pessoas

Compreender a diferença entre grupo e equipe é fundamental para perceber se você está conduzindo os seus colaboradores de modo correto para que as atividades sejam realizadas com o máximo de eficácia possível. Quer entender melhor o porquê? Veja em nosso artigo quatro características que distinguem um grupo de uma equipe no ambiente de trabalho.

 

No meio corporativo, é comum ouvirmos esses termos sendo tratados como sinônimos. Contudo, há sim diferença entre grupo e equipe e essa distinção não é apenas conceitual. Cada palavra revela uma abordagem de gestão que afeta diretamente no ambiente de trabalho da organização. Portanto, gestores e líderes precisam saber que, ao conduzir seus colaboradores em consonância com as características de cada abordagem, as atividades serão realizadas com mais eficácia, gerando melhores resultados. Mas, então, quais as diferenças? Vamos entender um pouco melhor sobre cada modelo.

 

O QUE É UM GRUPO DE TRABALHO?

Um grupo de trabalho se refere a um conjunto de pessoas reunidas, que possuem determinadas competências e habilidades e compartilham o mesmo ambiente de trabalho.  Conforme as metas estabelecidas pela organização e as demandas encaminhadas pelo líder, cada colaborador realiza suas atividades de forma individual.

 

A relação entre os colaboradores pode ser mínima, restringindo-se apenas ao compartilhamento de informações para auxiliar cada integrante com sua própria responsabilidade. Assim, até mesmo uma linha de produção, na qual pessoas trabalham separadamente, em seus setores e funções, para a entrega de um produto final, pode ser considerada um trabalho em grupo.

 

A principal diferença entre grupo e equipe é que em grupos de trabalho não há, necessariamente, uma atitude de colaboração mútua e, normalmente, sua estrutura se estabelece em um formato hierárquico bem definido, formada por gestores, coordenadores e colaboradores.

 

Essa estrutura pode gerar competição entre os profissionais. Isso porque os integrantes que apresentam melhores resultados acabam recebendo maior destaque, o que pode gerar diferenciação de salários entre profissionais, mesmo que estes executem funções semelhantes.

 

O QUE É UMA EQUIPE DE TRABALHO?

Em uma equipe de trabalho, as pessoas se unem em um esforço coordenado, partilhando informações, vivências e habilidades, em busca de um objetivo comum. As atividades de um integrante complementam o que foi executado pelo outro. Assim, é a cooperação de todos os colaboradores e a responsabilidade coletiva que garante que o resultado desejado seja alcançado.

 

A diferença entre grupo e equipe é que equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências diversas. Pela interação que existe nessa forma de realizar o trabalho, cria-se um ambiente criativo, de constante troca de experiências e transparência, o que tende a aumentar a motivação de seus integrantes.

 

Conflitos e críticas também podem surgir, mas normalmente são esclarecidos por meio da troca de feedbacks coletivos, que são vistos como uma forma de crescimento e aprendizagem para todos os membros da equipe.

 

Equipes de trabalho podem ser estruturadas sob demanda, com membros de diferentes hierarquias fazendo trabalhos nivelados. Portanto, todos os membros trabalham de forma linear. As funções de cada um são bem definidas, mas os profissionais realizam suas atividades com sinergia para que as metas coletivas sejam cumpridas. Nessa configuração, a figura do líder é fundamental para organizar e coordenar os membros, de modo que eles consigam, coletivamente, alcançar os resultados esperados.

 

4 CARACTERÍSTICAS QUE DIFEREM UM GRUPO DE UMA EQUIPE

Para que você possa perceber com maior profundidade a diferença entre grupo e equipe no âmbito organizacional, aqui vão quatro características que essas conduções distintas implicam:

 

Entrega

Nos grupos, existem metas individuais a serem cumpridas e se espera que cada profissional consiga entregar aquilo que lhe é pedido.

 

Nas equipes, as metas estabelecidas são coletivas e as tarefas passam a ser interdependentes, com necessidade específica de colaboração para a entrega de um resultado conjunto.

 

Responsabilidade

Nos grupos, a responsabilidade é individual. Portanto, se um dos membros não atingir o índice esperado, os demais integrantes do grupo não são prejudicados.

 

Nas equipes, se uma pessoa não atinge suas metas e objetivos, todos se sentem responsáveis. Isso gera um compromisso de integração e cooperação para que o objetivo comum seja alcançado.

 

Interação

Em grupos, os profissionais não precisam estabelecer relações interpessoais com seus colegas de trabalho para apresentarem um bom desempenho. Isso gera, algumas vezes, ambientes mais formais, com interações protocolares ou, até mesmo, inexistentes.

 

Nas equipes, os membros que as compõem procuram construir convívios positivos, em prol de ações sinérgicas, o que acarreta em maiores chances de resultados eficazes.

 

Desenvolvimento de habilidades

Grupos de trabalho permitem que seus membros desenvolvam suas habilidades e competências individuais, ao procurar apresentar um desempenho cada vez melhor.

 

Em equipes, os membros também são motivados a desenvolver suas habilidades e competências, mas normalmente isso se dá por meio da partilha de habilidades e das trocas de experiências em busca do objetivo comum.

 

 

GRUPO OU EQUIPE: QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA A MINHA EMPRESA?

Ao analisar a diferença entre grupo e equipe, pode parecer que estruturar uma equipe de trabalho seja mais vantajoso. Contudo, essa não é necessariamente uma regra. Há ambientes que prescindem apenas de um grupo de pessoas. Já em outras circunstâncias, é somente por meio de uma equipe que você conseguirá alcançar os resultados desejados.

 

Assim, é fundamental analisar o contexto de sua organização, suas práticas, processos e procedimentos, para uma tomada de decisão que compreenda, das duas formas de gestão, qual melhor atende às necessidades da sua empresa.

 

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Sobre o autor:

Walter Kaltenbach é Diretor da MASTERMIND SAMPA do Treinamentos e da Fundação Napoleon Hill no Brasil. Com vasta experiência em desenvolvimento de líderes e treinamentos comportamentais, Walter é um especialista em aplicar os ensinamentos de Napoleon Hill para impulsionar o sucesso de profissionais e empresas. Sob sua liderança, a MASTERMIND SAMPA se tornou referência em programas de alta performance, ajudando milhares de pessoas a alcançarem resultados extraordinários em suas carreiras e vidas pessoais.

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