Preparamos este artigo especialmente para mostrar a importância da oratória na vida profissional, e como melhorar sua oratória e se destacar no universo corporativo.
Se você está em busca de melhoria em sua performance profissional e quer entender como a comunicação persuasiva, pode potencializar seus resultados, leia nosso conteúdo completo!
No mundo corporativo, você não vale pelo que sabe, mas sim pelo que mostra que sabe.
Comunicar-se com desenvoltura é uma habilidade valorizada, não apenas entre os profissionais do setor de comunicação, mas de todas as áreas. As vantagens são inúmeras e começam logo na entrevista de emprego, quando aqueles que se expressam melhor têm mais chances de preencher a vaga disponível.
Além disso, uma boa oratória é peça-chave para subir de cargo, uma vez que essa competência transmite credibilidade e permite que você demonstre todo o seu conhecimento, destacando-se profissionalmente.
O problema é que, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, os brasileiros, não são estimulados desde cedo a falar em público e, muitos de nós, acreditam que a oratória é um dom.
Isso provoca situações constrangedoras a profissionais altamente gabaritados, que precisam se apresentar em eventos e têm um péssimo desempenho, transmitindo despreparo.
Agora que abordamos brevemente a importância da oratória na vida profissional, vamos nos aprofundar nesse tema fundamental para você, que deseja destacar-se como líder. Para tornar a leitura mais agradável, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:
- Por que o aprendizado de técnicas de oratória para líderes e gestores é importante?
- Oratória: dicas para melhorar
- Curso de oratória MASTERMIND Pleno: o que é e como funciona?
- História da oratória
- Conclusão
Boa leitura!
1. Por que o aprendizado de técnicas de oratória para líderes e gestores é importante?
Conforme você viu na introdução deste artigo, aprender técnicas de oratória pode ter um grande impacto sobre a carreira profissional de líderes, gestores e até mesmo de talentos com cargos operacionais. Sendo assim, elencamos a seguir os principais motivos para você investir nesse tipo de conhecimento. Confira:
Melhorar a autoestima
Dominar técnica de oratória é uma maneira eficiente de conquistar oportunidades que poderiam ser perdidas pelo medo do julgamento alheio. Com isso, você vai se destacar em sua área de atuação e desenvolver autoconfiança e autoestima.
Ser ouvido
Se você sente que suas propostas não são ouvidas, pode ser que não se expresse com a clareza necessária. Nesse caso, de nada adianta ter ideias relevantes e não se fazer entender.
Porém, se você se aprofundar nos diferentes tipos de oratória, é possível reverter essa situação e finalmente ser valorizado no ambiente corporativo.
Apresentar qualidades de líder
Para liderar um time de alta performance, é indispensável proporcionar confiança aos seus subordinados. Porém, líderes confiáveis precisam necessariamente se expressar bem ou aprender como melhorar a oratória.
Só assim é possível apoiar a equipe na busca pelos melhores resultados, motivando cada colaborador a dar o seu melhor.
Influenciar pessoas
Melhorar a oratória, para líderes e gestores, é essencial, uma vez que essa habilidade permite conquistar a atenção das pessoas e influenciá-las, vendendo, de fato, suas ideias.
No entanto, para que isso aconteça, seu discurso precisa soar interessante e ir ao encontro das características e expectativas das pessoas que se deseja persuadir por meio de uma boa oratória.
Passar credibilidade
Desenvolver oratória para líderes e gestores é essencial para transmitir credibilidade e mostrar que você domina o assunto abordado. Portanto, se você deseja fechar bons negócios, é de suma importância demonstrar segurança e conhecimento ao se comunicar.
Passar instruções
Líderes precisam, com frequência, ensinar novas técnicas a seus colaboradores. Porém, passar uma simples instrução pode ser desafiador para quem não aprendeu nenhuma técnica de oratória.
Nesses casos, é necessário aprimorar a habilidade de se comunicar a fim de conduzir seu time à melhor performance.
Resolver conflitos
Opiniões divergentes também são frequentes no universo corporativo, por isso, espera-se que o líder tenha a capacidade de gerenciar conflitos. Nesse sentido, uma boa oratória permite posicionar-se com firmeza e utilizar os melhores argumentos.
Criar boas conexões
A possibilidade de expandir o networking é outro bom motivo para desenvolver a oratória, afinal, falar bem irá torná-lo uma pessoa mais agradável aos olhos dos outros e fazer você ser respeitado profissionalmente, abrindo diversas portas.
2. Oratória: dicas para melhorar
Agora que você já viu os inúmeros benefícios proporcionados por uma boa oratória, vamos apresentar algumas dicas para ajudá-lo a falar bem em público. Confira:
- Treine diante do espelho
- Conheça seu público
- Prepare sua apresentação
- Utilize recursos visuais
- Estude respiração
- Tenha cuidado com a voz e os vícios de linguagem
- Use a técnica do storytelling
- Atenção à postura corporal
- Converse com seu público
- Mantenha contato visual
A seguir, mostramos essas orientações mais detalhadamente:
Treine diante do espelho
Falar encarando o espelho é uma boa maneira para analisar o modo como você se comunica, o que inclui sua postura e linguagem.
Essa prática permite perceber se você está se estendendo demais em alguma explicação e se está transmitindo sua mensagem com a clareza necessária. Além disso, possibilita praticar exercícios indicados para aprimorar a pronúncia e a dicção.
Conheça seu público
Transmitir sua mensagem com clareza também envolve conhecer seu público e entender qual é a linguagem apropriada para se comunicar com aquelas pessoas.
Afinal, pessoas de diferentes idades e níveis de escolaridade, por exemplo, exigem abordagens distintas, que tornem seu discurso realmente compreensível.
Prepare sua apresentação
Uma boa apresentação exige preparo, uma vez que, para falar bem, você deve conhecer profundamente o assunto abordado. Além disso, é conveniente organizar sua fala em uma sequência que faça sentido para quem está ouvindo.
Utilize recursos visuais
Quando falamos de recursos visuais, nos referimos a elementos que transmitam credibilidade, como vestimentas e acessórios adequados à ocasião. Também podemos inserir neste contexto, materiais como apresentações profissionais em Power Point, que possibilitem prender a atenção do público e tornar sua exposição muito mais agradável.
Estude respiração
Inspirar e expirar é a dica de ouro para quem quer aprender a lidar com a tensão que vem junto com a necessidade de falar em público. Uma ação muito simples, mas que pode ser muito eficaz, é respirar profundamente, prestando total atenção ao movimento de inspiração e expiração. Faça o ciclo, ao menos, três vezes, antes de iniciar sua apresentação. Certamente você conseguirá se expressar com mais tranquilidade.
Tenha cuidado com a voz e os vícios de linguagem
Vícios de linguagem podem ser muito prejudiciais ao sucesso da sua apresentação. Por isso, se você tiver muitos, nosso conselho é que escreva o que vai dizer em um papel e treine. Treine muito!
Use a técnica do storytelling
Todo mundo se deixa envolver por uma boa história. Por isso, se o contexto permitir, recomendamos que você utilize a técnica do storytelling para atrair seu público, adicionando uma narrativa interessante aos temas tratados na sua apresentação.
Atenção à postura corporal
Manter uma boa postura corporal, com o corpo reto, também é uma preocupação que você deve ter ao longo de sua apresentação. Por isso, além de buscar conhecimento sobre técnicas de oratória para líderes e gestores, recomendamos que você se atente à sua expressão corporal antes de cada apresentação.
Converse com seu público
A interação com o público é uma técnica que proporciona dinamismo e conectividade à sua apresentação. Para utilizar esse método, basta preparar algumas perguntas e direcionar à plateia, ou simplesmente fazer questões retóricas para gerar reflexões.
Mantenha contato visual
O contato visual gera confiança e empatia. Por isso, ao realizar uma apresentação, olhe nos olhos das pessoas que estiverem presentes.
3. Curso de oratória MASTERMIND PLENO: o que é e como funciona?
Se você deseja obter os melhores resultados em oratória, nós recomendamos fortemente o Treinamento MASTERMIND PLENO: Programa de Liderança, Estratégia, Negociação em Oratória.
Esse treinamento foi desenvolvido especialmente para os profissionais que estão crescendo na carreira e buscam aprimorar ao máximo sua comunicação profissional. Por meio dele, é possível obter confiança, clareza, convicção e carisma para vender ideias e convencer pessoas.
Baseado no modelo Experiential Learning, uma metodologia desenvolvida nas maiores Universidades de liderança mundial, o treinamento MASTERMIND PLENO é um método vivencial que transforma conhecimentos em habilidades e atitudes (CHA), para oradores de Alta Performance.
O participante recebe orientações personalizadas, celebra os pontos fortes, corrige os pontos fracos e tira lições dos erros. Também conhece ferramentas práticas para aplicação no dia a dia, capazes de gerar resultados imediatos.
Com uma equipe de 3 instrutores e vagas limitadas a 12 pessoas por grupo, o participante receberá atenção individual, inclusive com gravação em vídeo de oito apresentações, revisões individuais e coaching personalizado. São três dias de treinamento intensivo, que produzem resultados extraordinários.
Ao término deste treinamento, você estará preparado para:
Apresentar-se com confiança perante as câmeras de TV e microfones;
- Projetar uma imagem confiante e simpática;
- Eliminar cacoetes e vícios de linguagem;
- Conduzir uma entrevista para TV (perguntas e respostas);
- Participar de programas de entrevistas;
- Vender ideias e projetos com persuasão;
- Estruturar uma apresentação de forma eficaz, utilizando aberturas e fechamentos profissionais;
- Produzir impacto e prender o interesse dos ouvintes em reuniões de trabalho ou grandes palestras;
- Conduzir apresentações, motivando os ouvintes para a ação;
- Utilizar ferramentas de comunicação eficazes em negociações;
- Utilizar com eficácia recursos audiovisuais;
- Falar de improviso e responder perguntas desafiadoras.
4. História da oratória
Acredita-se que o primeiro treino para falar em público tenha sido realizado no Egito. A primeira obra sobre o tema que se tem notícia, foi escrita na Grécia Antiga há mais de 2 mil anos e se baseia na experiência de oradores das cidades-estados.
Naquele período, estudos sobre retórica incluíam a oratória, que era considerada uma habilidade essencial.
Séculos depois, o filósofo grego Aristóteles também explorou o assunto em sua obra “Retórica”, que segue sendo estudada até os dias atuais. Além disso, durante a Idade Média e o Renascimento, o estudo das artes liberais também incluía a oratória.
Desenvolvida pelos gregos, a arte de falar em público é abordada ainda nas obras da Antiguidade Clássica. As técnicas para se expressar bem eram ensinadas pelos chamados sofistas, que treinavam seus alunos para argumentarem melhor.
Os filósofos Platão, Aristóteles e Isócrates desenvolveram teorias sobre oratória que iam ao encontro dos ensinamentos dos sofistas, tendo suas ideias difundidas em escolas que ensinavam a falar em público e disseminadas entre os romanos.
Com o tempo, os oradores romanos modificaram as técnicas de oratória e incluíram gramática, exercícios preliminares e preparação de discursos públicos.
Já o filósofo Cícero influenciou os latinos com uma abordagem abrangente, que apelava às emoções do ouvinte por meio da esperteza e do humor.
No Império Romano, a oratória continuou importante no Direito e também se destacou como forma de entretenimento.
Após a Segunda Guerra Mundial, passou a ser valorizado um estilo mais coloquial de falar e escrever, mesmo na oratória formal. Hoje, políticos buscam aprimorar sua oratória a fim de obter sucesso em seus discursos.
5. Conclusão
Nesse artigo, mostramos a importância da oratória para líderes e gestores, motivos para ter uma boa oratória e dicas para falar melhor em público.
Também apresentamos um pouco da história da oratória e as inúmeras vantagens do Treinamento MASTERMIND PLENO: Programa de Liderança, Estratégia, Negociação em Oratória. Se você deseja se aprofundar nesse tema e saber mais detalhes sobre nossa capacitação, entre em contato conosco.
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MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
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