A maneira como um líder conduz sua equipe é determinante para o bom desempenho do time, pois sua postura pode desmotivar ou engajar seus liderados. Neste artigo, mostramos as diferenças entre um líder ressonante e dissonante e as principais práticas relacionadas à ressonância. Confira:
O que é um líder dissonante?
Uma equipe formada por profissionais inseguros e confusos pode ser consequência de uma liderança equivocada, exercida por gestores que não souberam interpretar suas emoções.
Nesses casos, a angústia se instala entre os trabalhadores como um reflexo de um ambiente profissional hostil, tirando o foco do grupo do que realmente importa: a excelência das tarefas executadas.
Tudo isso porque um líder dissonante é alguém que não pratica a inteligência emocional e a empatia, essenciais para inspirar uma equipe.
O que é um líder ressonante?
Quando o assunto é líder ressonante e dissonante, é importante entender que um líder que desencadeia a ressonância consegue extrair o melhor de cada colaborador. É esse o perfil de gestor que consegue envolver uma equipe com seu entusiasmo e otimismo.
Quanto mais ressonante um líder for, melhor será a interação entre sua equipe, o que contribui para eliminar ruídos de comunicação. Ou seja, ele acaba sendo um líder conhecido como um LÍDER MASTERMIND.
8 boas práticas de um líder ressonante
Para esclarecer o que diferencia um líder ressonante e dissonante, indicamos a seguir quais são as principais práticas relacionadas à ressonância. Acompanhe:
Líderes ressonantes praticam a inteligência emocional
A ressonância é comum a pessoas que praticam a inteligência emocional. E essa característica é fundamental para um líder MasterMind.
Isso porque quem conduz um grupo de trabalho deve saber lidar com seus liderados, identificando a hora de se comunicar com leveza e de deixar transparecer sua seriedade.
Exercitam a empatia
A capacidade de exercitar a empatia também diferencia um líder ressonante e dissonante e essa é uma aptidão essencial para quem lidera um time. Afinal, muitas vezes os colaboradores passam por situações delicadas que podem afetar seu rendimento no trabalho, especialmente se não se sentirem compreendidos e acolhidos.
Valorizam o aprendizado
Outra diferença entre líder ressonante e dissonante: enquanto o primeiro compreende que é possível aprender todos os dias com quem quer que seja, o segundo tende a acreditar que ninguém sabe mais do que ele.
Com isso, além de limitar suas próprias possibilidades de ganhar conhecimento, esse tipo de gestor desmotiva sua equipe com sua postura arrogante.
Despertam emoções positivas na equipe
Um líder ressonante é capaz de motivar a equipe, despertando emoções positivas nos colaboradores. Veja a seguir algumas ações indispensáveis para atingir esse objetivo:
Elogiar os acertos:
vez ou outra, é necessário indicar pontos a serem melhorados pela equipe. Sendo assim, nada mais justo do que também destacar os acertos. Além disso, esse tipo de reconhecimento é muito eficiente para engajar os colaboradores. Saber elogiar é uma técnica que inclusive no Treinamento MasterMind LINCE é ensinada e praticada.
Corrigir no privado:
ser corrigido em público pode ser extremamente constrangedor e abalar a autoconfiança dos seus liderados. Por isso, quando for apontar algum equívoco, tenha essa conversa no privado;
Vibrar com cada conquista do time:
as conquistas do grupo devem ser comemoradas a fim de incentivar todos os profissionais a continuar buscando bons resultados;
Comunicar-se com transparência e, acima de tudo, respeito:
deixe bem claro qual é a expectativa para cada tarefa ou projeto. Mas lembre-se de fazer isso com o máximo respeito por todos os profissionais envolvidos na missão.
São bons ouvintes
Um líder ressonante é aquele que compreende a importância de ouvir o grupo e levar em consideração suas ideias e pontos de vista, promovendo um ambiente criativo e inovador.
São exemplos para o time
Mais uma diferença entre líder ressonante e dissonante: o primeiro sempre reconhece a importância de ser um exemplo para sua equipe. Por isso, apresenta uma conduta inquestionável, que inclui:
- Chegar no horário;
- Entregar suas tarefas no prazo determinado;
- Tratar bem todos os colegas de trabalho; e
- Nunca agir por impulso.
Estão sempre antenados com as novidades da sua área
Um bom líder é aquele que está por dentro de todas as novidades do mercado. Também é importante conhecer as tecnologias que podem beneficiar sua empresa.
Pedem ajuda quando necessário
Pedir ajuda não tira a autoridade, pelo contrário: mostra a consciência de que o líder precisa de seus colaboradores tanto quanto a equipe precisa do gestor. Esse é um ponto positivo, já que mostra humanidade e proporciona crescimento profissional para todos.
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MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
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