A permanência e o crescimento de um profissional dentro de uma empresa não resultam somente de habilidades técnicas. Diferente disso, seu o comportamento é um fator determinante para impulsionar sua carreira.
É por esse motivo que os treinamentos comportamentais passaram a ser vistos como aliados de quem deseja manter ou conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Leia nosso texto sobre o assunto.
A maneira como as pessoas se comportam no ambiente corporativo têm sido cada vez mais importante. Por esse motivo, os treinamentos comportamentais contribuem para o profissional que deseja manter ou conquistar seu espaço.
Hoje, as companhias não buscam apenas currículos recheados de informações técnicas, mas colaboradores com a atitude adequada ao seu contexto.
As soft skills se sobressaem às hard skills. Afinal, os líderes já perceberam que as competências comportamentais tornam o trabalho mais amigável e, consequentemente, mais produtivo.
De acordo com um levantamento divulgado nesta publicação do site Você RH, 60% dos chefes relataram ter demitido alguém devido ao seu comportamento.
Além disso, 90% de quem lidera e é liderado costuma refletir sobre seus sentimentos, pensamentos, emoções e atitudes. Isso indica que o que falta são treinamentos comportamentais que preparem essas pessoas para usar suas percepções em benefício de suas carreiras.
E é exatamente sobre esse ponto que tratamos em nosso conteúdo. Confira os próximos tópicos.
Habilidades comportamentais que as empresas valorizam
Independentemente da área de atuação, determinadas habilidades comportamentais são valorizadas dentro das empresas. Veja, a seguir, algumas dessas competências:
Resiliência
Uma pessoa resiliente é capaz de se adaptar a condições desfavoráveis em qualquer contexto, inclusive no ambiente profissional. Por isso, estão preparadas para as transformações e conseguem sempre extrair o melhor de qualquer mudança.
Esses profissionais são vistos com bons olhos pelas empresas justamente por conseguirem manter um desempenho satisfatório em qualquer situação.
Empatia
A empatia é outra competência que agrega valor ao profissional. Isso porque, dentro de uma organização, não lidamos apenas com máquinas, mas com pessoas.
Por isso, é essencial ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, seja ele chefe, colega ou cliente.
Neste ponto, destacamos que treinamentos comportamentais podem contribuir para a conscientização do profissional sobre a importância de mostrar-se empático.
Inteligência Emocional
A inteligência emocional também é uma aliada para quem deseja se destacar profissionalmente. Ela permite buscar estratégias para lidar com rotinas desgastantes sem se sentir desmotivado.
Também proporciona tranquilidade e segurança para não transformar pequenos imprevistos e conflitos do dia a dia em grandes transtornos.
Atitude Positiva
Atitudes negativas no trabalho podem impactar nos resultados de toda a equipe. Isso porque colaboradores que não se preocupam em apresentar uma atitude positiva, tampouco estão preocupados em colaborar com o time.
Como consequência, a cultura da empresa é prejudicada, além disso, esta pode passar por prejuízos financeiros causados pelo mau comportamento de um indivíduo.
Comportamentos negativos que afetam a cultura organizacional incluem:
- Falta de educação e consideração com os colegas;
- Manifestações constantes de mau humor;
- Crises de raiva;
- Participação em grupos de fofoca;
- Bullying;
- Discursos e ações preconceituosos;
- Procrastinação; e
- O hábito de levar problemas pessoais para o ambiente corporativo.
Desenvolver uma atitude positiva no trabalho também exige um preparo, que pode ser oferecido por meio de treinamentos comportamentais.
Intraempreendorismo
Outra característica que pesa em benefício do colaborador e pode ser obtida por meio de treinamentos comportamentais é o intraempreendedorismo. Funcionários intraempreendedores são aqueles que buscam o crescimento da empresa em que atuam como se fosse seu próprio negócio.
Movidos pelos desafios, analisam cenários, propõem ideias inovadoras, procuram reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço.
Capacidade de trabalhar em equipe
Bons profissionais sabem que para atingir os resultados desejados dentro de uma empresa, é necessário trabalhar de maneira coordenada. Dessa forma, é possível somar diferentes competências para se obter o desempenho desejado.
Para despertar essa habilidade de somar forças e agir em conjunto em prol de um mesmo objetivo, os treinamentos comportamentais também são muito úteis.
Flexibilidade
Pessoas flexíveis tendem a ser mais fáceis de lidar em qualquer contexto. E no ambiente profissional não é diferente. Além disso, elas se adaptam facilmente às situações necessárias para entregar o trabalho que precisa ser feito.
Comunicação eficiente
A capacidade de se comunicar de maneira eficiente é uma habilidade útil em muitas áreas da vida, inclusive no campo profissional.
Saber escolher as palavras e utilizá-las no tom certo, ouvir o que o outro tem a dizer e apresentar a linguagem corporal adequada é essencial para manter uma comunicação eficaz.
Por que os treinamentos comportamentais são importantes para as organizações?
Determinados talentos se destacam tecnicamente, porém, muitas vezes, precisam melhorar questões como relações interpessoais. É aí que os treinamentos comportamentais entram em ação.
Esse tipo de investimento é fundamental dentro de uma companhia, afinal, colaboradores com um bom comportamento contribuem para um melhor clima organizacional e o aumento da produtividade, entre outras vantagens.
Nós, da MasterMind Sampa, somos especialistas nesse assunto. Temos em nosso leque de treinamentos diversos cursos nessa área.
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MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
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