Aprendizagem x Neuroplasticidade: como aprender mais rápido?

Blog

Aprendizagem x Neuroplasticidade: como aprender mais rápido?

janeiro 29, 2020 / Gestão de Pessoas

O mercado vive em constante transformação, mas nos últimos anos, a revolução 4.0 acrescentou mais velocidade às mudanças e os profissionais que não acompanharem o ritmo certamente se tornarão ultrapassados.

 

O futuro do mercado de trabalho espera que, a partir de 2020, os profissionais se preparem para se tornarem Talentos Ágeis, capazes de unir conhecimentos de tecnologia, empreendedorismo e habilidades sócio comportamentais, as ‘soft skills’. Isso porque a chegada das automações fará com que muitas funções de trabalho de hoje sejam gerenciadas por softwares e máquinas – e isso não significa que você irá perder o seu emprego – mas que você terá que se preparar!

 

Quem tiver as funções do seu emprego reduzidas pelos “robôs”, será realocado para funções gerenciais. Ou seja, ou você terá que supervisionar e gerenciar os maquinários, ou lidar com pessoas em processos que envolvam o fator humano e que não podem ser substituídos pelas automações. De qualquer forma, ser um bom gestor precisa estar no topo da sua lista de objetivos esse ano!

 

Uma dica valiosa, não há como ser um bom gestor se você não souber como gerenciar suas próprias emoções – saiba como se tornar um expert em autogestão, clique aqui.

 

Ok, agora que você já entendeu o quão importante é se atualizar para não ficar para trás no mercado de trabalho, como se desenvolver profissionalmente de forma ágil?

 

O cenário atual deixa claro que vamos ter que aprender novas habilidades, logo, os profissionais de destaque não serão aqueles com mais anos de experiência no currículo, mas sim quem souber aprender mais rápido as novas dinâmicas do mercado.

 

Crianças aprendem muito rápido, mas por quê? A ciência dá o nome de Neuroplasticidade à capacidade do nosso cérebro de se reorganizar para absorver novos conteúdos. Também chamada de Plasticidade Neural. É na infância que temos essa aptidão funcionando com maior potência.

 

O aprendizado  é um dom de todos os seres humanos e só precisa ser estimulado para ser ativado corretamente. Conforme crescemos vamos automatizando o nosso comportamento, um dos maiores perigos das rotinas,  e nos fechando para absorver novos conhecimentos, fazendo com que essa habilidade seja “atrofiada”,  por isso acredita-se que quanto mais idade alguém possua, mas difícil é aprender algo, mas isso é uma crença limitante na qual não acreditamos – e nem a ciência!

 

Há pouco tempo a medicina ainda acreditava que o cérebro humano era visto como um órgão desenhado no momento do nascimento e que não poderia jamais se modificar, restando a ele apenas crescer como outros órgãos do corpo. Com a comprovação da Neuroplasticidade, a ideia de que somos arquitetos do nosso próprio cérebro nunca foi tão evidente.

 

Nosso cérebro contém mais de 86 bilhões de neurônios na fase adulta. Eles são gerados por um processo chamado de neurogênese, provenientes de células-tronco e progenitores neurais para compor nosso sistema nervoso, sobretudo na região cerebral. Ou seja, em qualquer fase da nossa vida, nós temos total capacidade de aprender novas habilidades e fortalecer dons e talentos a favor do nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Então, como aprender mais rápido?

 

“O caminho da recompensa está intimamente ligado às nossas áreas de julgamento e emoção. O julgamento se torna distinto e o cérebro começa a tratar a substância como necessária para a sobrevivência.” David Smith, coautor do livro Liberte Seu Cérebro.

 

Tudo que você precisa para voltar a aprender com agilidade é resgatar o prazer disso. Nosso comportamento funciona por estímulos, precisamos entender a motivação por trás de alguma ação, como aprender.

 

Essa recompensa ocorre nos caminhos neuronais que mais se aproximaram do resultado pretendido no sistema de aprendizagem cerebral e funcionam assim:

  1. Existe um objetivo para seu cérebro realizar processos cognitivos.
  2. No processo ele reconhece caminhos para tal objetivo.
  3. Decisões conscientes são tomadas para registrar esses caminhos.
  4. Quando o propósito é atingido, os receptores cerebrais recebem recompensa de dopamina.
  5. Os caminhos neuronais recompensados se fortalecem e expandem com o novo aprendizado.
  6. Sempre que aquele conhecimento for necessário, a mesma rede neuronal será acessada.
  7. Quanto mais acessada, mais forte, ágil e precisa ela será.
  8. Qualquer novo conhecimento dessa rede, a faz se redesenhar e expandir.

 

O que você deseja aprender e por quê? Refletir sobre o seu momento atual e entender onde você quer chegar é o primeiro passo para descobrir qual caminho deve ser trilhado. Isso é ainda mais potencializado quando você tem a assessoria especializada te auxiliando a enxergar os pontos cegos – os processos comportamentais e crenças que te impedem de alcançar os seus objetivos – para que você conquiste mais rápido os resultados pretendidos.

 

O que você quer desenvolver em 2020?

 

Não importa o motivo, nós sabemos como te ajudar a chegar lá.

Clique aqui e conheça o treinamento ideal para acordar sua capacidade de aprendizagem de acordo com as necessidades atuais do mercado de trabalho.

 

Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br