Recrutar e selecionar candidatos pode ser uma tarefa desafiadora para quem atua na contratação de funcionários.
Por isso, preparamos um artigo sobre o tema para o nosso blog, especialmente para te ajudar a lidar com esse desafio.
Nosso conteúdo aborda importantes aspectos a serem considerados no momento de escolher um colaborador para a sua empresa. Leia até o fim:
A contratação de funcionários envolve diversas etapas que vão desde de o recrutamento à assinatura do contrato, passando pela seleção. De acordo com esta publicação da Revista Exame, um estudo com 387 recrutadores entrevistados apontou que 61% deles consideram essa incumbência um desafio.
Afinal, para encontrar um profissional qualificado para exercer determinada função é necessário analisar diversos aspectos. Para este artigo, preparamos uma lista do que deve ser observado nesse momento.
Leia nosso texto até o final e acerte na hora de contratar um colaborador para sua empresa.
Formação profissional
A formação profissional é um dos primeiros fatores a serem observados na contratação de funcionários. Isso porque um curso superior proveniente de uma universidade de excelência reforça a capacidade técnica do candidato, bem como conhecimentos teóricos sobre sua área de atuação.
Para ter certeza que o profissional conta com uma boa bagagem de conhecimento obtido em sua graduação, vale a pena verificar se aquela instituição é reconhecida pelo MEC.
Segundo idioma
Com a globalização, cada vez mais empresas expandem sua atuação para fora do país. Nesse sentido, falar uma segunda língua está deixando de ser um plus para se tornar algo indispensável.
Sendo assim, dependendo do perfil da organização contratante, o ideal é exigir essa qualificação na hora de anunciar a vaga. Dessa forma, além de atrair candidatos com potencial para serem contratados, é possível otimizar o tempo, agilizando a contratação de funcionários.
Experiências profissionais prévias
Outro importante aspecto a ser levado em conta durante a contratação de funcionários é a experiência prévia dos candidatos. Nesse sentido, é necessário questionar, entre outros aspectos:
- Qual o tempo de experiência do profissional na área?
- Em que empresas já atuou?
- Qual é a reputação dessas companhias?
Experiências extracurriculares
É importante também avaliar as atividades extracurriculares dos candidatos, pois elas revelam características importantes, assim como os interesses daquela pessoa. Confira algumas escolhas pessoais que ajudam a entender o perfil do profissional recrutado:
Cursos on-line
Pessoas produtivas estão sempre em busca de conhecimento. Por isso, a tendência é que aproveitem as facilidades da internet para aprender tanto sobre sua área quanto sobre outros assuntos de seu interesse.
Intercâmbio internacional
Antes de formalizar a contratação de funcionários também vale a pena identificar quais candidatos chegaram a realizar uma viagem ao exterior ou até mesmo um intercâmbio internacional.
Uma experiência como essa possibilita desenvolver inúmeras habilidades pessoais que fazem toda a diferença no contexto profissional. Resiliência, iniciativa e facilidade em se comunicar estão entre essas competências.
Voluntariado
Pessoas que praticam serviços voluntários são muito valorizadas no mercado de trabalho. Afinal, demonstram comprometimento com as causas que acreditam, dedicação, iniciativa e empatia.
Essas qualidades são fundamentais dentro do contexto profissional e na hora de lidar com os superiores, subordinados e colegas.
Atividades culturais e esportivas
Essa informação pode até passar despercebida, mas a prática de esportes e o envolvimento com atividades culturais dizem muito sobre um profissional.
Afinal, pessoas que praticam esporte regularmente e buscam premiações tendem a ser determinadas, autoconfiantes e disciplinadas. Já aquelas que se envolvem com modalidades artísticas como o teatro podem conquistar uma grande habilidade em se comunicar com o público.
Por esses motivos, recomendamos que essas preferências relacionadas ao estilo de vida sejam abordadas para a contratação de funcionários.
Contratação por afinidade ou competência
É claro que é importante ter afinidade com o profissional a ser contratado. Afinal, você irá lidar com ele constantemente a partir da contratação.
Contudo, é imperativo ter cuidado com os vieses inconscientes, relacionados a perceber as pessoas e situações a partir de imagens construídas ao longo da vida.
Por exemplo: quantas vezes você já ouviu alguém dizer que descendentes de asiáticos são mais inteligentes que outras pessoas? Isso não significa que deva contratar um profissional com essa característica sem antes realizar uma análise acerca de suas competências.
Do mesmo modo, criamos imagens negativas que podem prejudicar candidatos cuja competência não depende de fatores como etnia ou gênero.
Hard Skills e Soft Skills
Além das competências técnicas, que chamamos de Hard Skills, o comportamento do candidato também deve ser avaliado de maneira cuidadosa. Assim, é possível compreender as Soft Skills que aquele profissional apresenta. Entre essas importantes qualidades, destacam-se:
- Resiliência;
- Organização;
- Empatia;
- Intraempreendedorismo;
- Dedicação;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Determinação;
- Flexibilidade;
- Proatividade;
- Liderança;
- Facilidade de adaptação, entre outras.
Resultados
Na hora de contratar um funcionário, é importante entender quais resultados ele trouxe para as companhias onde atuou anteriormente e o que essas experiências representaram para sua carreira. Assim, é possível vislumbrar o que ele pode fazer pela sua nova empresa.
Pode ser que o profissional escolhido para preencher a vaga disponível não reúna todas as características até aqui elencadas. Porém, é possível identificar quais podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos, garantindo crescimento para o colaborador e uma série de vantagens para a organização.
Como avaliar as habilidades de um profissional
Existem diversas estratégias para avaliar as habilidades de um candidato na hora da contratação de funcionários. Veja alguns métodos a seguir:
- Entrevistas;
- Dinâmicas em grupo;
- Provas sobre temas específicos relacionados ao cargo; e
- Testes comportamentais, entre outros.
Compartilhe nosso texto
Preparamos este texto especialmente para auxiliar quem trabalha com recrutamento e seleção de candidatos, apontando aspectos importantes de uma contratação.
Caso nosso conteúdo tenha sido útil para você, compartilhe com outras pessoas interessadas no tema. Quer mais informações sobre o que deve ser avaliado no momento da contratação de funcionários? Entre em contato.
WhatsApp: (11) 98935-6357
Telefone: (11) 3031-1619
E-mail: ‹atitude@mastermind.com.br›
MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA MASTERMIND SAMPA
Treinamentos comportamentais: por que eles são importantes dentro das empresas
Redes sociais e imagem profissional: como suas postagens podem influenciar a sua carreira