Por que somente o seu currículo não garante seu sucesso profissional?

Blog

Por que somente o seu currículo não garante seu sucesso profissional?

agosto 20, 2019 / Sucesso

Você ainda acredita que um currículo repleto de graduações e cursos técnicos é a garantia para uma carreira de sucesso? Então é bom que você saiba que o mercado de trabalho espera mais do que um perfil de Linkedin “impressionante”.

As maiores empresas de recrutamento do mundo estão usando Inteligência Artificial para filtrar currículos de acordo com as competências desejadas. Logo, é claro que suas habilidades técnicas, conhecidas como HARD SKILLS, são muito importantes e podem ajudar, e muito, que você passe para a segunda fase de uma avaliação.

Porém, vivemos em um período de transformação digital e a 4ª Revolução Industrial traz a Inteligência Virtual e as automações com força total para o mercado de trabalho, inclusive, extinguindo algumas profissões no futuro do cenário profissional.

Mas, não precisa se assustar. A tecnologia vem para simplificar processos manuais, oferecendo mais tempo para que os profissionais executem novas funções e olhem para outras áreas das corporações, que antes não tinham espaço de tempo e equipe para se dedicarem.

Como a 4ª Revolução Industrial afeta a minha carreira?

Por mais perfeita que seja a execução de uma máquina ela nunca poderá substituir um valioso conteúdo para as relações econômicas no meio empresarial: as habilidades emocionais dos seres humanos – é aqui que você precisar prestar muita atenção!

O Linkedin realizou um relatório baseado em uma pesquisa com mais de 5 mil profissionais da área de RH de 35 países, revelando que 91% dos profissionais e especialistas consultados focam nas Soft Skills (habilidades comportamentais) na hora de contratar um candidato.

Por que as empresas têm interesse em SOFT SKILLS?

Executar um processo de seleção de candidatos exige tempo das equipes de Recursos Humanos e dinheiro investido da empresa. Imagine quantas entrevistas são realizadas para efetivar uma única vaga. Após a contratação esse profissional ainda terá que ser treinado e isso leva mais tempo e investimento.

De repente, em poucas semanas, aquele profissional, com tantas qualificações em seu currículo, se revela uma pessoa de difícil convivência e péssima comunicação, ou ainda, que não sabe lidar com a pressão do dia a dia.

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, com 60 mil profissionais, apontou que um colaborador competente economiza à empresa US$ 5 mil. Porém, um profissional competente, mas com comportamentos tóxicos, gera um déficit de US$ 12 mil aos custos da organização.

Conviver com um profissional, e principalmente um líder, sem habilidades de comunicação e habilidades interpessoais afeta toda a equipe. A empresa não corre só o risco de ter que arcar com a demissão deste profissional, mas também de ter que lidar com pedidos de demissão de outras pessoas que sentiram sua produtividade afetada.

E com tudo isso, novos processos de seleção de candidatos, novas entrevistas, mais dinheiro e tempo investidos. Ou seja, algo bem longe do que uma empresa economicamente saudável espera vivenciar.

Como desenvolver SOFT SKILLS?

Para desenvolver habilidades emocionais é preciso fazer uma importante escolha: conhecer melhor a si mesmo! Só através desse caminho é que você poderá saber o que de fato pode vir à tona em momentos de pressão e que habilidades precisam ser mais desenvolvidas através de treinamentos.

Pensando no seu futuro profissional, desenvolvemos o Master Mind Lince, que alia autoconhecimento com treinamentos eficazes que vão potencializar suas habilidades interpessoais e a sua liderança.

Todos buscamos inspiração em algo ou alguém, a inspiração nos motiva a ser melhor e ir além, não é mesmo? Mas você já parou para pensar que, como líder, você pode ser essa referência de inspiração?

Um dos maiores desafios para o crescimento de qualquer profissional é sua capacidade de liderar. Pessoas com atitudes inseguras, visão estratégica estreita ou sem capacidade de motivar suas equipes têm menos chance de se destacar no ambiente corporativo e no mundo dos negócios.

Desenvolver essas habilidades vão te ajudar, não só na sua carreira, como também vão impactar diretamente – e de maneira positiva – a sua vida pessoal. Afinal, você já percebeu quanto tempo você perde lidando com as consequências de não saber se relacionar bem? Pois é, esse tempo pode ser muito melhor investido com lazer, novos conhecimentos e autocuidado.

Clique Aqui e descubra como você pode mudar a sua realidade!


Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br