As mulheres têm lutado por seu espaço e conquistado novas fronteiras em diversos aspectos, se posicionando para assumir papéis em várias áreas de atuação e estão ampliando as suas fronteiras cada vez mais.
Em muitos casos, as mulheres precisam batalhar muito para provar seu valor, que é inegável. A capacidade feminina não deve ser subestimada de forma nenhuma e muitos empregadores têm entendido que as mulheres podem contribuir e muito para o mundo dos negócios de forma diferenciada, principalmente em cargos de liderança.
Esse tal empoderamento
Empoderamento feminino é um termo que está muito em alta no momento. Mas este empoderamento não é um fenômeno recente e nem mesmo aconteceu de uma hora para outra.
A caminhada da mulher para o poder dentro do mercado de trabalho está sendo traçada a passos largos, não sem obstáculos no caminho. E devemos admitir que muita coisa já mudou.
A participação feminina no mundo dos negócios e principalmente sua presença em posições de liderança têm aumentado ao longo dos anos, mas ainda pode melhorar. A quantidade de mulheres líderes já é bem superior a quantidade que tínhamos no passado.
Há algumas décadas, não se cogitava nem a hipótese que elas tivessem uma carreira. Quando trabalhavam, ocupavam posições inexpressivas ou realizavam serviços braçais.
Após a Segunda Guerra Mundial, a posição da mulher no mercado de trabalho começou a ser firmada e após a década de 1960 não houve mais volta. As mulheres perceberam que poderiam ter carreiras brilhantes se assim quisessem.
A partir daí as mulheres têm buscado aumentar sua participação em diversas áreas de atuação e têm se mostrado capazes de exercer qualquer posição.
Este avanço de representatividade feminina nas empresas tem acontecido de forma gradual, alavancada também pela maior parcela de mulheres frequentando cursos universitários.
Em geral, as mulheres estudam mais tempo que os homens, e acabam tendo uma formação acadêmica mais completa. Mesmo em cursos anteriormente mais escolhidos por homens, elas têm se destacado e sido maioria.
Entretanto, a presença maciça das mulheres nas instituições de ensino não é equiparada pela quantidade de mulheres líderes, que ocupam posições de alto escalão dentro das empresas. Ainda são poucas as que ocupam cargos de maior destaque se compararmos com o número de homens na mesma posição.
Mas este cenário tem mudado, através de um novo posicionamento de empresas que pregam a equidade de oportunidades e valorizam as características femininas que são muito importantes em posições de liderança.
Com isso, muitas empresas têm percebido que as mulheres podem e devem ser colocadas em posições de chefia e que realizam este papel com destaque.
Características femininas
Cada gênero tem algumas particularidades e características intrínsecas que devem ser levadas em consideração e valorizadas.
As mulheres têm algumas características que podem ser muito bem empregadas em posições de liderança e que devem ser observadas e consideradas.
Ao liderar, as mulheres têm a tendência de valorizar muito o trabalho em equipe, orientando as pessoas de forma persuasiva, mas sociável, buscando a construção de relacionamentos duradouros e a cooperação de todos.
As mulheres líderes têm um estilo de liderança engajador e participativo, que busca envolver a equipe em suas decisões e trazer as pessoas para o seu lado. Um perfil mais emocional e uma sensibilidade mais aguçada tornam-se características importantes para gerenciar conflitos.
Outras características da liderança feminina são:
- A persistência;
- Capacidade de superação;
- Superar as adversidades e aprender com elas;
Buscar novas soluções para seguir em frente está no sangue feminino. As mulheres apresentam grande capacidade de absorver situações adversas e reverter aspectos negativos em positivos.
E como toda mulher é multitarefas, as mulheres líderes trazem esta característica fortemente para seu estilo de liderança, tendo grande capacidade para agir em várias direções e colocar seu foco em diferentes ações ao mesmo tempo, sendo multifuncional.
Muitas empresas têm despertado para o poder feminino, observando que as características de liderança feminina podem ser muito bem aplicadas em posições de alto escalão.
A valorização feminina e a implantação de políticas de igualdade de oportunidades não beneficiam apenas as mulheres, mas também as empresas que veem o potencial feminino e o quanto ele pode favorecer a empresa.
O estilo de liderança feminino traz muitos benefícios para grandes equipes e mulheres com potencial devem ser encorajadas para alcançar posições de destaque.
Conciliando carreira e vida pessoal
Mas as mulheres não querem apenas ter carreiras brilhantes. Elas também querem ter família, estudar e ter uma vida pessoal rica.
E para ter tudo isso, muitas vezes elas precisam estar preparadas para desempenhar diversos papéis ao mesmo tempo, sendo profissional, esposa, mãe e mulher. E algumas vezes, a mulher se sente sobrecarregada e frustrada. Equilibrar carreira e vida pessoal não é uma tarefa fácil.
A capacidade de conciliar vários papéis em sua vida muitas vezes é cansativa, mas dá às mulheres líderes ainda mais destaque. Afinal, não é qualquer um que consegue estar em um alto cargo e ainda enfrentar a responsabilidade de ser mãe e dona de casa.
O apoio da sociedade e das famílias é fundamental para que a mulher possa exercer seu papel no mercado de trabalho como também em seu lar ou onde ela preferir. Desta forma, teremos mulheres realizadas e plenas, que podem ser ótimas profissionais sem negligenciar seus outros papéis.
O empoderamento das mulheres no mercado de trabalho veio para ficar. Mas o caminho até a igualdade de gêneros no mercado de trabalho ainda é longo e com certeza será percorrido com muita coragem pelas mulheres, que podem contribuir muito para a sociedade e para as empresas e corporações.
Quer se destacar ainda mais no mercado de trabalho? Siga-nos nas redes sociais para mais dicas e informações sobre treinamentos de alta performance.
Autor: Walter Kaltenbach –
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br