O universo corporativo sofreu alterações com a necessidade de evitar o contágio por Coronavírus. A partir dessa realidade, novos hábitos pós-pandemia passaram a ser adotados por empresas que desejam manter-se no mercado.
Preparamos um conteúdo especial sobre o tema, abordando mudanças trazidas pela Covid-19. Fique atento, pois muitas dessas transformações serão irreversíveis!
Novos hábitos passaram a ser adotados pelas organizações na atual realidade pós-pandemia. Mudar de comportamento tornou-se obrigatório para preservar a vida dos trabalhadores e manter-se no mercado. Boa parte dos que não aderiram às particularidades do cenário que se desenhou, teve que fechar as portas.
De acordo com reportagem publicada pelo site Uol, 94% das empresas são a favor do home office, mas 75% iriam encerrar ou manter suas atividades parcialmente.
Ainda segundo a publicação, 41% dos funcionários das empresas consultadas estariam trabalhando de suas casas. Além disso, 25% das empresas que concederam informações no período do levantamento, reduziram salários e jornadas de trabalho. Outra estratégia, adotada por 20% das companhias, foi recorrer a férias coletivas.
Neste artigo, abordamos os novos hábitos pós-pandemia no mundo corporativo. Acompanhe nosso conteúdo e fique por dentro do que mudou no período.
NOVOS HÁBITOS PÓS-PANDEMIA: COMO FICOU O TRABALHO NESSE NOVO CENÁRIO
Conforme mencionado, o contexto da pós-pandemia trouxe novos hábitos para as empresas que resistem à crise econômica gerada pela capacidade de proliferação do Coronavírus.
Com o objetivo de proteger a saúde das pessoas e manter a competitividade, essas organizações tiveram que se adaptar à necessidade de distanciamento social e aos atuais comportamentos de consumo. A boa notícia é que essa adequação contou e conta com o suporte de ferramentas tecnológicas.
Muito do que está sendo assimilado neste período tende a permanecer depois que a pandemia chegar ao fim. Com isso, transforma-se de vez o modo como as funções dos profissionais são executadas.
Veja, a seguir, alguns dos novos hábitos adotados pós-pandemia:
MUITOS TRABALHOS NÃO SÃO MAIS PRESENCIAIS
Estamos em um momento em que evitar a transmissão de Coronavírus é prioridade. Porém, continuar trabalhando é fundamental!
Sendo assim, um dos novos hábitos pós-pandemia, o trabalho à distância, apresenta-se como solução para esse dilema. Agora, as reuniões não são mais presenciais, mas por videochamada.
VIAGENS DE TRABALHO SÃO MAIS RARAS
Outra preocupação relacionada à Covid-19 são as viagens de trabalho, que podem expor os colaboradores a ambientes contaminados. Por isso, entre os novos hábitos pós-pandemia destaca-se o ato de evitar essas viagens.
Com isso, os hotéis de trabalho já têm sido impactados, uma vez que boa parte dos congressos, convenções e treinamento passaram a ter formato digital.
AUMENTO DAS CONTRATAÇÕES GLOBAIS
Como as tarefas são executadas à distância, não há mais diferença em realizar uma contratação local ou contratar um profissional que reside no exterior.
Os gestores, neste novo contexto, têm a possibilidade de convocar os melhores do mundo, com certa facilidade.
A FORMA DE LIDERAR NUNCA MAIS SERÁ A MESMA
Novos hábitos pós-pandemia também referem-se à maneira de liderar. Os colaboradores não mais trabalham sob o olhar do líder. Agora, este apoia-se muito mais em plataformas digitais para medir os resultados de sua equipe!
MAIS ATENÇÃO AO BEM-ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS
A pandemia de Covid-19 tem gerado insegurança e ansiedade, afetando a saúde mental de muitas pessoas. Por isso, há um movimento crescente dentro das empresas, buscando proporcionar mais cuidado e bem-estar aos funcionários.
Relações de trabalho humanizadas tendem a influenciar positivamente na produtividade dos colaboradores. Além disso, marcas que prezam pela humanização são mais valorizadas no mercado.
MAIS ATENÇÃO ÀS INFORMAÇÕES
Evidentemente, com os novos hábitos pós-pandemia impostos às organizações, há mais informações sobre as companhias circulando na rede.
Por isso, os cuidados com a proteção de dados estão sendo redobrados com o objetivo de evitar ataques cibernéticos e vazamento de informações.
CASAS SÃO ADAPTADAS ÀS NECESSIDADES PROFISSIONAIS
Agora que grande parte das pessoas trabalha em casa, adaptar esse ambiente ao trabalho remoto é uma medida bastante comum. As casas estão mais “tecnológicas” e, dependendo do cargo que ocupam, as pessoas não precisam mais ser deslocar até a empresa para realizar suas atividades profissionais.
Da mesma forma, os novos hábitos pós-pandemia exigem um esforço para lidar com a família, que passa a compartilhar o ambiente voltado ao trabalho.
TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS GANHAM ESPAÇO
Com a necessidade de afastamento entre as pessoas, muitos escritórios fecharam ou deram espaço a tecnologias disruptivas. Dessa forma, há quem eleja, por exemplo, assistentes digitais para cumprir determinadas tarefas com eficácia.
INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA TORNOU-SE IMPRESCINDÍVEL
Quem está à frente de empresas que não investem em tecnologia, deve rever seu posicionamento, principalmente com as novidades que surgiram recentemente.
As vantagens que essa possibilidade traz são muitas, entre elas a própria alternativa de manter funcionários trabalhando à distância, por meio da internet.
Outra opção que os gestores têm, graças à tecnologia, é a capacidade de acessar dados de sua empresa remotamente. Dessa forma, podem controlar tudo o que é executado de onde estiverem.
Chegou a hora de olhar para o futuro, para novos hábitos que surgiram ou foram reforçados na pós-pandemia. Só assim é possível garantir a sobrevivência das organizações em longo prazo.
Se você leu nosso artigo até aqui, acompanhou com mais detalhes algumas adaptações que estão sendo realizadas em um esforço para manter as empresas de portas abertas.
Esperamos ter contribuído com seu conhecimento por meio das explicações e exemplos que fornecemos. Continue acompanhando nossas publicações e comente! Sua opinião será sempre bem-vinda e valorizada!
MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br
VEJA TAMBÉM EM NOSSO BLOG:
AS SAÚDES: FAMILIAR, FINANCEIRA, PROFISSIONAL, ESPIRITUAL ENTRE OUTRAS
ENTENDA POR QUE SEM AUTOGESTÃO, VOCÊ NÃO FARÁ PARTE DO FUTURO DO MERCADO DE TRABALHO!