Liderar em tempos de crise é uma das missões mais desafiadoras de um gestor. Sendo assim, preparamos este artigo para ajudá-lo a superar os obstáculos desse contexto. Confira!
Manter sua equipe motivada e conduzir seu time rumo aos melhores resultados é seu desafio como líder em período integral. Porém, em alguns momentos, atingir esse objetivo torna-se ainda mais desafiador, uma vez que é necessário se adaptar a novas condições para exercer a liderança em tempos de crise.
Nesse cenário, a incerteza sobre o futuro pode abalar seus colaboradores e cabe a você, gestor, contornar as dificuldades para transmitir segurança aos seus funcionários e mantê-los unidos em torno de um objetivo em comum, com atitudes positivas que beneficiem a organização.
Pensando nisso, preparamos este artigo, com tudo o que você precisa saber para liderar em tempos de crise. Para facilitar seu entendimento, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:
- Qual é o papel de um líder
- Qual é o papel de um líder durante uma crise
- Boas práticas para liderar em tempos de crise
- Como um líder pode gerir conflitos
- Conclusão
Boa leitura!
Qual é o papel de um líder
Independentemente do porte ou segmento da empresa, o líder tem um papel fundamental. É ele quem oferece os recursos necessários para os colaboradores executarem seu trabalho, além de conduzir o time nas operações, garantindo uma performance de excelência.
O gestor também deve avaliar quais são os problemas a serem resolvidos no momento e buscar maneiras de solucioná-los por meio de um olhar proativo.
Do líder, também espera-se que ele tenha a capacidade de apoiar seus liderados no desenvolvimento de soft skills e hard skills, apoiando-os no aprimoramento de seus talentos.
Qual é o papel de um líder durante uma crise
Cada organização aborda os momentos de crise de maneira específica, no entanto, os desafios enfrentados por seus líderes tendem a ser parecidos.
A liderança em tempos de crise está diretamente relacionada à capacidade de absorver as demandas, apesar dos obstáculos. Para isso, o líder deve garantir a produtividade da equipe, otimizando seu tempo e promovendo o engajamento de cada colaborador.
Liderar em tempos de crise também envolve lidar com conflitos internos, acalmando os ânimos dos empregados por meio de uma comunicação clara e de um ambiente saudável.
Outras funções do líder em períodos de crise são se antecipar a riscos e contribuir com a adaptação de sua equipe diante de mudanças.
Além disso, o líder deve estar em constante aprendizado, reunindo conhecimentos valiosos sobre gestão de pessoas e de riscos, que irá utilizar durante toda sua trajetória profissional.
Boas práticas para liderar em tempos de crise
Confira nossas dicas para liderar em tempos de crise:
- Aproxime-se de sua equipe, incentivando a união e mantendo-se acessível para esclarecer dúvidas e contribuir com a execução de suas tarefas.
- Mantenha-se informado sobre todas as novidades importantes referentes a assuntos internos ou externos à empresa. Assim, você poderá compartilhar dados corretos para tranquilizar seu time e aplacar suas incertezas.
- Atualize seu time diariamente, evitando alarmismos que só contribuem para aumentar a tensão e prejudicar a liderança em tempos de crise.
- Faça reuniões com mais frequência a fim de discutir novas metas e perspectivas com sua equipe, além de alinhar os colaboradores com as estratégias da gestão.
- Seja coerente com suas palavras e atitudes para garantir um ambiente profissional saudável e produtivo.
- Mantenha uma postura otimista e proativa. Desse modo, você irá inspirar seu time a seguir seu exemplo e se manter engajado.
- Procure enxergar a situação a longo prazo, elaborando uma estratégia de recuperação para depois da crise.
- Reconheça suas limitações e solicite auxílio sempre que necessário. Afinal, estar aberto para ouvir sugestões contribui para fortalecer os laços entre o gestor e a equipe, potencializando os resultados.
- Seja transparente com seus funcionários e se comunique com clareza a fim de evitar erros que possam prejudicar as operações.
- Invista em sua inteligência emocional, de modo a reconhecer seus pontos fortes e aspectos que devem ser melhorados para lidar melhor com seus próprios sentimentos e os dos seus subordinados.
- Tenha empatia com os seus colaboradores e compreenda o momento delicado vivenciado por eles.
- Enxergue seus liderados como parceiros, sem os quais é impossível manter as operações em dia.
- Acompanhe o surgimento de inovações que possam melhorar a rotina em sua empresa.
- Saiba lidar com opiniões divergentes, verificando os aspectos positivos de cada uma delas.
- Adote medidas que visem melhorar o relacionamento entre os membros do seu time.
- Controle a ansiedade para não contaminar sua equipe, proporcionando um ambiente de trabalho tranquilo a todos e viabilizando tomadas de decisão assertivas.
- Tenha em mente que sua função é fazer a empresa prosperar ao longo do tempo.
Como um líder pode gerir conflitos
Gerir conflitos também é uma importante função de um líder. Veja, abaixo, algumas recomendações para “equalizar” esses momentos de tensão. Confira:
- Prepare-se para mediar conflitos por meio de cursos específicos voltados a lideranças;
- Seja um líder presente, capaz de identificar um conflito no início, detectando suas causas;
- Enfrente a situação com imparcialidade, ouvindo os dois lados sem tomar partido e separando o pessoal do profissional;
- Escolha o momento certo para administrar o conflito. Caso as partes envolvidas não estejam dispostas a se comprometer com um diálogo inicialmente, espere a hora certa para resolver o impasse;
- Escolher o local certo para a resolução do conflito também é essencial. Opte por uma sala de reuniões ou outro local tranquilo, privado e livre de distrações e interferências externas;
- Deixe os envolvidos no conflito à vontade para relatar o que aconteceu e os ouça com atenção;
- Abra a discussão com outros membros da equipe, propondo uma reflexão conjunta sobre a resolução do problema; e
- Coloque-se no lugar dos envolvidos para avaliar a situação. Nesse sentido, é essencial que você conheça bem seus liderados.
Conclusão
Neste artigo, mostramos qual é o papel de um líder, o que se espera de um gestor em momentos de crise e como liderar nesses períodos e administrar conflitos com eficiência. Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com alguém que possa se identificar com o tema.
MASTERMIND SAMPA
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br
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