Como vai a sua saúde... financeira?

Blog

Como vai a sua saúde… financeira?

maio 2, 2018 / Finanças

 

Estar de bem com a vida também é estar bem financeiramente. Quando cuidamos de nossas contas bancárias, aproveitamos para fugir de dores de cabeça e de muitas preocupações.

É comum entre grande parte da população mundial ter dificuldades para economizar dinheiro; dúvidas ao direcionar pagamentos e investimentos; problemas na definição de prioridades de cada gasto. Muitas pessoas também não conseguem investir de forma correta e, neste caso, a sugestão é analisar com calma e atenção todas as propostas de investimentos que couberem no estilo de vida desejado, sejam propostas oferecidas pelos bancos, sejam aquelas apresentadas por outras instituições.

Querendo ou não, estas dificuldades podem ser consideradas problemas e nunca são saudáveis, nem para os nossos bolsos. Encontrar o tratamento para estes problemas é caminhar rumo à melhora da saúde financeira. Algumas dicas valiosas dos maiores especialistas no assunto podem ajudar na virada do mês. Confira!

Faz parte dos planos de uma pessoa que quer encontrar um equilíbrio financeiro, por exemplo:

  • estipular metas para a semana, para o mês e até mesmo para o ano;
  • calcular seus gastos futuros, também pensando no dinheiro para pagar impostos, parcelas de compras que ainda não foram totalmente quitadas e – é claro – para arcar com qualquer situação de emergência;
  • organizar um calendário com as datas nas quais você receberá dinheiro e também nas quais cobranças precisarão ser acertadas. Se possível, coloque estas informações em uma tabela ou documento, mesmo que não seja virtual. É importante deixar registrado todo o dinheiro que entra e sai da conta;
  • controlar os gastos: seja registrando por escrito, guardando a nota fiscal ou usando um aplicativo de celular (eles existem e podem ajudar muito!).

Quando a coisa está um pouco mais apertada, é interessante levar em consideração algumas sugestões, como:

  • negociar contas com juros muito altos, para chegar o mais perto possível de um pagamento que caiba no seu bolso;
  • fugir do cheque especial ou do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito.

Lembre-se da parcimônia quando fizer compras: uma boa ideia para manter a saúde financeira em equilíbrio é definir o que quer comprar e onde realizará a aquisição, antes mesmo de sair de casa. Pesquise ofertas e compare valores, isso é muito importante quando falamos de economia e satisfação.

E mais! Se tiver aplicações, não se afobe, deixe-as render. Se não tiver, experimente começar alguma, mesmo que simples e pequena. Afinal, você já conhece aquele famoso ditado que diz: de grão em grão…

Agora que anotou as dicas, que tal pensar em como você deseja viver os próximos anos? Reflita sobre tempo, local e formato de trabalho; pondere seus desejos; avalie os seus hábitos. A administração do seu dinheiro hoje em dia te trará bons frutos no futuro ou pode te prejudicar em curto ou longo prazo?

Mude para melhor e seja mais saudável – também – financeiramente.

 

Walter Kaltenbach
Diretor e Trainer do Método MasterMind
walterka@uol.com.br
(11) 3031-1619