Acabaram aqueles tempos das pessoas que se contentam com a estabilidade e a rotina sempre igual da profissão e/ou do cargo exercidos por longos e tediosos anos. O mercado atual não aceita de braços abertos aqueles que levam o trabalho “na barriga”. Pelo contrário: o mercado de trabalho do século XXI é marcado por mudanças frequentes e por uma exigência cada vez maior de flexibilidade e versatilidade dos que pertencem à ele. Portanto, estar ou decidir ficar na zona de conforto – apesar de ainda parecer uma opção viável – é uma escolha que, hoje em dia, vai na contra-mão do desenvolvimento pessoal e profissional. Concorda?
CONFORTO X NOVIDADES
Para muitas pessoas, abrir mão deste conforto é um passo complicado, seguido pela necessidade de adaptação às mudanças do mercado de trabalho. Então, como conseguir traçar um novo caminho ou aperfeiçoar o caminho que já começou a ser traçado?
Antes de mais nada, é preciso entender e aceitar que as gerações mudaram; as tecnologias mudaram e as leis trabalhistas mudaram. Qualquer mudança que você fizer agora, será a busca por um novo desafio e significará, se necessário, encarar turbulências para fazer um vôo bem sucedido.
5 DICAS PARA SE ADAPTAR ÀS MUDANÇAS DO MERCADO
Tendo isto compreendido, todos os profissionais deste mercado de trabalho atual – inclusive você! – precisarão refletir sobre suas capacidades, habilidades e vontades. A seguir, deixamos algumas dicas que podem ajudar nesta reflexão e em um trajeto de adaptação às mudanças. Experimente aplicá-las em seu dia a dia e aperfeiçoá-las sempre que possível. Utilize-as para evoluir em âmbito profissional e deixe-as refletir, também, em sua rotina pessoal. Vamos tentar?
- Planos e objetivos: defina-os, mas reveja-os sempre que necessário.
- Mudanças: aceite-as. É fundamental.
- Foco: tente não perdê-lo, mas permita-se estar aberto (a) ao que chega e muda.
- Autoconhecimento: trabalhe-o. Mas também faça esforço para conhecer melhor as outras pessoas, que estão ao seu redor e que fazem parte do seu local de trabalho. Analise-as e utilize-as como exemplos (do que deve e do que não deve ser feito).
- Posicionamento: saiba se colocar, administre e exponha suas ideias, seja flexível e trabalhe o jogo de cintura. Saiba que tudo depende, antes de mais nada, de você.
E vale lembrar: as novidades e mudanças ficam mais fáceis e dão melhores resultados quando fazemos delas as nossas aliadas e não nossas inimigas.
CONSCIÊNCIA É FUNDAMENTAL
Com essas sugestões, queremos mostrar que, para se adaptar as mudanças no mercado é preciso ter a consciência de que o mais importante é sempre caminhar na mesma direção deste mercado e da sua área de atuação, sem perder sua essência. Evite caminhar no sentido oposto, será uma luta contra a maré muito mais forte e mais poderosa do que você. Não vale a pena.