Como habilidades de comunicação aumentam as vendas

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Como habilidades de comunicação aumentam as vendas

outubro 10, 2019 / Vendas

A comunicação pode ser mais crucial para o seu negócio do que você imagina

Quem trabalha com vendas sabe que convencer não é uma arte muito fácil. Por mais que seu produto seja atrativo, tenha bom preço e seja útil para o cliente, em alguns momento, falta um empurrãozinho. É nesse momento que entra o vendedor com todo o seu jogo de cintura para tentar fechar negócio. Entretanto, um ponto essencial que muitas vezes é deixado de lado é a comunicação. Essa habilidade pode ser uma divisora de águas quando se trata de melhoria nas vendas. Descubra os motivos pelos quais ela é tão fundamental!

Clareza sobre o produto

Quando a habilidade comunicacional é utilizada, você consegue atingir com maior facilidade o objetivo de apresentar e descrever com clareza qual é a sua oferta de produto ou serviço. Isso, por si só, já traz ao público-alvo um efeito em relação ao seu desejo ou necessidade e, consequentemente, um retorno mais assertivo ao vendedor.

Comunicação leve

É nítido quando o vendedor está decorando um texto ou os motivos pelos quais o produto realmente é bom. E esse pode ser um empecilho na hora de conquistar o público. Por isso, é essencial que o vendedor tenha uma comunicação leve para não precisar decorar nada. Uma comunicação que ocorre naturalmente, sem regras ou falas decoradas tem mais chances de ser efetiva, além de transmitir mais confiança.

Ajuda a ser perspicaz

Uma habilidade comunicacional bem desenvolvida sabe localizar os pontos importantes da conversa e convencer seu alvo. Portanto, perceber qual informação irá conquistar um determinado cliente é uma habilidade bem valiosa quando se trata da área de vendas.

Uma boa escuta

Quando você se comunica bem é muito mais fácil compreender o que um cliente quer. Às vezes, ele pode falar nas entrelinhas e um vendedor que conquistou sua habilidade na comunicação consegue melhor que ninguém atender as pessoas.

Domina o tom de voz apropriado

Pode parecer que a comunicação não é, de fato, algo relevante. Mas saiba que até mesmo o tom da voz pode chamar a atenção para determinada situação ou informação. Por isso, é fundamental saber o tom a se utilizar, compreendendo qual é a hora de fazer uma brincadeira, o momento de enfatizar alguma informação ou até mesmo de parar na oferta do serviço.

Domínio da linguagem corporal

Além de saber se comunicar e saber a melhor forma de se comunicar ou transmitir alguma informação, é muito valioso saber compreender como a linguagem corporal funciona. Só de observar, você pode perceber ou chegar à conclusão sobre o que o cliente realmente quer. Com base nisso, você pode concluir qual é o momento para enfatizar algum fato sobre seu serviço, o momento de falar sobre valores, qualidades do seu produto ou até mesmo o momento de partir para o próximo cliente.

Sabe fazer uma boa abordagem

Independente de saber falar com clareza, discriminar o que é importante para o cliente, perceber a linguagem corporal ou até mesmo ter uma escuta mais qualificada para compreender o desejo do público que procura seu serviço, é fundamental compreender os momentos.

Tudo tem hora e no campo das vendas não é diferente, há o momento certo para falar, para oferecer um item a mais, determinado pacote ou até mesmo a hora de fechar contrato. Mas, independentemente disso, é essencial identificar qual abordagem deve ser feita.

Empatia

Um bom vendedor, por meio da comunicação cria um vínculo e até mesmo uma certa liberdade com o cliente. Isso porque o vendedor é o contato direto entre o produto e o público. Por isso, é através da comunicação que as vendas serão fidelizadas. Afinal, por meio de uma boa abordagem e uma comunicação ativa, o cliente sente que o serviço pode se encaixar da melhor forma para ele, seja em relação à forma de pagamento ou pacote.

Portanto, a habilidade de comunicação pode ser a chave para a fidelização do cliente, uma vez que se, a partir do vendedor, surge a possibilidade de uma relação mútua de empatia, proporcionando, assim, uma quantidade maior de vendas.

Ainda tem dúvidas sobre o poder da comunicação? Que tal experimentar uma capacitação dos seus funcionários e sentir na pele a influência dela nas suas vendas?