Aposentadoria: mais planejamento, por mais segurança e conforto

Blog

Aposentadoria: mais planejamento, por mais segurança e conforto

outubro 2, 2018 / Finanças

 

Colocar o planejamento da aposentadoria como uma prioridade, mesmo entre os mais jovens, pode ser a salvação para um futuro próspero e tranquilo. Principalmente no Brasil em que vivemos atualmente – e dentro do contexto recente de reforma da previdência – a aposentadoria deve ser assunto de destaque para todas as gerações. Aos mais novos, o tema aposentadoria está relacionado, de alguma forma, com educação financeira. Ao restante da geração Y, conhecida pelo imediatismo, resta o alerta e a comprovação, inclusive através de estudos, da importância de um planejamento para o futuro.

APOSENTADORIA: É REALMENTE IMPORTANTE TÊ-LA COMO META PARA O FUTURO?

Com certeza. Planejar a aposentadoria é, entre outras coisas, evitar grandes sustos. Para isso, não basta simplesmente um dinheiro guardado ou estar por dentro das novas leis, também é necessária muita organização.

Sabendo da importância de ter a aposentadoria como meta para o futuro, é possível, por exemplo:

– identificar sua situação de vida atual e refletir sobre pretensões para os próximos anos,

– iniciar um planejamento financeiro, mesmo que com pouco dinheiro guardado,

– planejar a obtenção de uma renda adicional (imóvel alugado, investimento em ações, aplicações financeiras, por exemplo),

– analisar e planejar valores gastos com sua contribuição ao governo (INSS) e também analisar e planejar investimentos em previdência privada (desde jovem, sim!), inclusive para não contar apenas com o INSS, que pode ser uma surpresa negativa no seu futuro, como é para muitos aposentados hoje em dia: segundo a própria previdência social, dois em cada três aposentados recebem um salário mínimo por mês.

AUTO-CONTROLE E CONSCIÊNCIA DA NECESSIDADE DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

São dois itens importantes – grandes passos – para quem deseja uma aposentadoria tranquila. Se você concorda com a ideia de que é importante ter a aposentadoria como meta para o futuro, mas ainda não sabe como começar seus planos, experimente, todos os meses:

– gastar menos do que receber, reservando o que for possível,

– investir (mesmo que pouco) em sua renda adicional ou reserva.

Comece o quanto antes! O tempo é aliado, inclusive quando o assunto são os juros. Lembre-se de levar em consideração despesas de emergência e despesas básicas de quando se é mais velho, como os gastos com cuidados e saúde. Prefira estar adiantado do que a descoberta tardia de que o tempo passa voando.