O mercado presencia uma avalanche tecnológica com a chegada das automações e alguns profissionais estão aflitos com a ideia de perderem seus empregos, mas calma! Existem informações que relatam que apenas 10% das profissões de hoje, podem ser 100% automatizadas.
Acontece que, com as automações, boa parte das profissões serão reinventadas, mas não extintas. O futuro do mercado de trabalho está em busca dos talentos ágeis. Esse perfil abrange os profissionais que terão a capacidade de se integrarem às novas tecnologias aliando adaptabilidade, aprendizagem contínua, conhecimentos em tecnologia e, principalmente, relações interpessoais.
Na era tecnológica há uma grande atração por parte dos consumidores em direção à customização de serviços, produtos e atendimentos. Sendo assim, é natural que as empresas passem a investir cada vez mais em chatbots e novos softwares de Inteligência Artificial que atendam os consumidores nas áreas de venda e de SAC.
Então, se os robôs serão responsáveis por boa parte dos atendimentos ao consumidor, como fica o cenário para os profissionais de vendas? Inicialmente, pode haver um “boom” no investimento em automações pelas empresas, porém… esse movimento já começa com os dias contados.
Estudos recentes da PWC revelaram que empresas que utilizam chatbots atraem clientes, mas não fidelizam. Vamos explicar. Tudo que é novo e é considerado tendência, inicialmente, atrai o público. Mas, de acordo com a pesquisa, conforme mais empresas estão abraçando esse formato de atendimento, isso deixa de ser um diferencial. Logo, quando todas as empresas contarem com esse tipo de atendimento automatizado, o que irá diferenciar uma da outra?
Se você, ainda, acredita que o preço dos produtos ou serviços será o fator diferencial, é bom que continue lendo esse artigo, pois nem tudo é assim tão óbvio.
Pesquisas da PWC revelaram uma importante informação: o que faz com que o consumidor opte por uma empresa ao invés de outra, não é o preço, mas sim a memória afetiva gerada durante a interação com a marca. O estudo compreendeu que o que mais fideliza um cliente é a forma qual ele foi atendido, ou seja…são os vendedores os maiores embaixadores internos de uma marca de sucesso.
Então, mesmo que haja uma pequena baixa na contratação de vendedores, isso não irá durar muito tempo e é bom que você esteja preparado para mostrar ao mercado o valor que tem um vendedor de alta performance.
O estudo traz à tona uma das tendências do mercado de trabalho. Estamos em busca de conexão! Vivemos em um planeta dual, onde tudo se compõe por dois lados. Quente, frio, claro, escuro, tecnologia e humanização. Se há uma busca crescente pela tecnologia, o natural é que haja a mesma necessidade pela conexão humana. O equilíbrio entre essas duas partes é quem manterá a saúde mental e econômica das nações.
Quem comprova isso é o Neuroeconomista e professor da Universidade de Stanford, Paul Zac. O pesquisador é responsável por revelar como a oxitocina, hormônio do amor, das relações e da confiança, é quem constrói uma economia saudável. De acordo com o pesquisador, as nações com maior taxa de oxitocina são as mais saudáveis em termos de economia, confiança e bem-estar integral.
A oxitocina é gerada apenas em ambientes onde há confiança entre as partes e – relações humanas – envolvidas! Pois é, não se preocupe, nenhum robô terá a sua capacidade de persuasão, envolvimento e destreza! Mas, estamos falando de um vendedor de alta performance, você faz parte desse perfil?
O que é um vendedor de alta performance?
Um vendedor insistente, mas sem embasamento, “malandro” e que não acredita no que está vendendo está bem longe de participar de um time de vendas de sucesso. Para conquistar a fidelização dos clientes, um verdadeiro vendedor deve conter:
1) Resistência Emocional
2) Competência em Vendas
3) Habilidade na Comunicação
4) Habilidade Organizacional
5) Inteligência Interpessoal
Entenda como cada um desses temas é importante para o seu crescimento profissional:
Resistência Emocional
Imagine que você brigou com a sua esposa, sua filha tirou notas baixas e ainda falta mais da metade das vendas para que você cumpra a sua meta mensal. Como alguém normal iria trabalhar com toda essa carga emocional? Os normais iriam implorar para o dia passar rápido e cairiam na conhecida procrastinação, mas você não quer ser mais um, não é mesmo?
Um vendedor de sucesso não é um personagem, mas sim uma personalidade bem trabalhada. É alguém real, que aprendeu a lidar com os seus desafios pessoais e acima de qualquer coisa, acredita no próprio potencial para se levantar e fazer diferente, dia após dia!
Um vendedor que possui resistência emocional é aquele que entende que a pressão e a ansiedade podem ser transformadas de desafios para combustíveis! Quem possui resistência emocional, é na verdade um alquimista das emoções, transmutando algo nocivo em motivação para produzir algo bom! Resiliência, força de vontade, competência, persistência e muita criatividade são valores desse perfil.
Competência em Vendas
Não basta ser bom de conversa, é preciso conhecer a fundo o seu produto ou serviço e – principalmente – o seu consumidor. Um bom vendedor se compromete com a aprendizagem contínua, desenvolvendo competências de comunicação, negócios, oratória, inteligência em vendas, estratégias de marketing pessoal e de consumo, além de estudar bastante o universo do produto ou serviço que está oferecendo. Aliado a tudo isso, o vendedor também precisa, realmente, acreditar no que está oferecendo para não cair em nenhuma armadilha e deslize inconsciente durante a negociação.
Habilidade na Comunicação
Como as pessoas do seu círculo pessoal percebem a sua comunicação? Se você nunca pediu feedback para quem convive com você, esse é um bom momento! Não adianta inventar um personagem na hora de vender, uma hora ou outra, sua verdadeira personalidade irá aparecer e pode colocar tudo abaixo! Sendo assim, o que você acha de trabalhar essa habilidade de verdade, transformando o seu comportamento como um todo?
Saber se comunicar vai muito além de falar bonito. Comunicação é expressão, é como você reflete o que pensa e acredita a cerca de um sentimento, como também de um produto. E em um mundo cada vez mais sagaz, não dá para fingir por muito tempo. Toda a sua expressão precisa estar na mesma direção do que você está falando, isso inclui suas habilidades de expressão corporal.
Uma boa comunicação precisa ser clara, assertiva, envolvente, humanizada e com uma boa pitada de personalidade para se destacar entre os demais vendedores. Técnicas de comunicação, oratória e autoconhecimento vão garantir que a sua comunicação seja um diferencial na hora de fechar suas vendas!
Habilidade Organizacional
Quando o assunto é organização, não tem jeito. O lado profissional é claramente um reflexo da vida pessoal e mais ainda, da vida emocional do indivíduo. Se você não separa um momento do dia para organizar suas emoções e nem as roupas jogadas pelo quarto, pode ter certeza que em algum momento você vai se enrolar no trabalho. Ah! Mas é meu perfil, eu nunca fui organizado! Tudo bem, você pode até acreditar nisso, mas nosso papel é te provar que qualquer não dentro de você, é na verdade, uma limitação ilusória.
Nosso cérebro tem uma capacidade incrível de aprendizagem e os hábitos são, na verdade, apenas construções práticas! Ou seja, não existe nenhuma habilidade em você que não possa ser acordada, desenvolvida e fixada como parte da sua personalidade. Para isso, você só precisa fazer um único movimento, acreditar que é possível e aprender com quem sabe!
Reveja seus hábitos, identifique onde sua vida pede por mais organização e leve essa dinâmica para a sua vida profissional. Reflita: como, ao se organizar, você pode produzir ainda mais?
Inteligência Interpessoal
Ao longo do artigo, falamos muito sobre como saber se relacionar será um fator determinante para os profissionais do futuro e esse tópico fala justamente disso. Uma das habilidades do futuro é a capacidade de gerar conexões, é o antigo network, mas agora muito mais humanizado e verdadeiro. Como você cria empatia, conexão e envolvimento nas suas relações? Quando você chega em um ambiente conhecido, as pessoas ficam felizes ou saem de fininho? Como quem já trabalhou com você fala sobre a sua pessoa? O quanto você contribui para a carreira e o desenvolvimento dos seus colegas de trabalho?
Saber se relacionar e criar envolvimento (oxitocina!) é o caminho mais rápido para gerar fidelização nas suas vendas e agregar valor a experiência do seu cliente. Invista, muito, nisso!
Todos esses tópicos estão presentes no Curso Mastermind Vendas, onde trazemos ainda mais conhecimentos e técnicas práticas sobre cada um desses temas, de forma que, ou você se transforma, ou você se transforma! Afinal, nossa missão é que você descubra o quão capaz você pode ser e mais que isso, que saia da teoria e leve para a vida prática todos os ensinamentos da Mastermind, revolucionando sua vida profissional e realizando os seus objetivos!
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Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br