Vale a pena investir em palestras motivacionais?

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Vale a pena investir em palestras motivacionais?

agosto 20, 2019 / Gestão de Pessoas

Seus funcionários têm apresentado apatia, desânimo, conflitos de relacionamento e, consequentemente, baixa produção? Se você ainda acredita que a remuneração, mesmo que boa, ainda segura bons funcionários dentro de uma empresa, você se enganou!

O avanço da tecnologia vem mudando não só a forma como trabalhamos, como também o comportamento dos profissionais do mercado.

Quando nossos pais e avós trabalhavam, era sinônimo de respeito e honra passar a vida inteira se dedicando em uma mesma empresa. Hoje, com as constantes vidas “perfeitas” nas redes sociais, as pessoas têm se inspirado e se questionado sobre suas realizações e como, de fato, querem seguir suas vidas – e isso muitas vezes implica em mudar de emprego.

Já nesta nova geração nem precisa pensar muito, caso não se sintam contemplados, mudam de emprego, de casa, de país e o que for necessário em busca de realização pessoal.

De acordo com a Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, da Cia de Talentos, os profissionais de hoje buscam muito além de benefícios financeiros.

Com 75 mil entrevistados, a pesquisa constatou que:

– Os profissionais entenderam que passam a maior parte das suas vidas nas empresas, então querem dar propósito de vida às suas carreiras e esperam trabalhar em ambientes corporativos saudáveis.

– A cultura organizacional importa! Os profissionais querem trabalhar com pessoas que os inspirem e buscam por ambientes de trabalho que se assemelhem aos seus valores.

– Eles querem investir em empresas que também invistam neles. A oportunidade de se desenvolverem é o fator principal na hora de escolher uma empresa para se candidatarem à uma vaga.

Sendo assim, a retenção de talentos ainda tira o sono de muitos CEO’s ao redor do mundo.

O temido Turnover é um dos maiores gargalos de capital financeiro e humano das empresas, inclusive de grandes corporações.

Processos seletivos exigem tempo e dinheiro, assim como treinar o funcionário contratado. Caso o novo colaborador não encontre espaço para se desenvolver ou não se adapte à corporação, gera não só gastos de rescisão, como novos investimentos em mais processos de recrutamento e, novamente, treinamentos.

Como posso manter a minha equipe motivada?

Quem é que não se cansa de fazer a mesma coisa todos os dias? Mesmo que seja algo que se ama fazer?

Lembre-se, vivemos uma era tecnológica que nos estimula a todo o instante. Nos acostumamos a isso, e caso sua empresa não ofereça dinamismo aos funcionários, não há outro cenário, senão colaboradores desanimados e entediados.

Todos os seus funcionários são talentos em potencial e precisam de estímulos constantes para se sentirem motivados. De acordo com a Neurociência, ambientes que gerem confiança, estimulam a oxitocina, responsável por estimular as pessoas a se relacionarem bem e ajudarem umas às outras – equipes fortalecidas!

Já a endorfina, dopamina e a serotonina, trazem bem-estar e energia de produtividade. Eles são hormônios gerados em ambientes onde predomina a sensação de pertencimento, inspiração, amizade, criatividade e reconhecimento.

Que tal quebrar a rotina da sua equipe com uma inspiradora palestra motivacional?

Ah, mas será que vale a pena?

Com certeza, caso contrário esse mercado não teria crescido tanto nos últimos 10 anos, estando presentes nas estratégias dos profissionais de Recursos Humanos ao redor do mundo.

Sabe por que palestras motivacionais geram lucro para as empresas?

Pode parecer que elas apenas dão uma “animada” na sua equipe, mas elas vão muito além disso.

O papel fundamental das palestras motivacionais é reeducar a mente das pessoas. Com técnicas e estratégias, através da comunicação e, eventualmente, dinâmicas em grupo, elas ativam os receptores neurais da motivação, ao relembrarem o público quão capazes eles podem ser.

As palestras renovam a forma de pensar e compreender o mundo, investindo em caminhos que estimulem a força de vontade, a liderança e a motivação. Mas, principalmente, elas costumam resgatar a capacidade de sonhar alto e a alegria de se investir nesses sonhos.

Porém, da mesma forma que as palestras levam o público às alturas, elas também trazem muito chão de realidade e mostram como a dedicação, a persistência, a prática e aplicação são a base de uma ascensão profissional.

Além disso, geram memória emocional. Ao se lembrarem de como se sentiram incríveis durante a palestra o nome da sua empresa vem junto no pacote de lembranças. Isso faz com que o colaborador crie afeto emocional e compreenda que a empresa está investindo nele, gerando retorno.

O resultado? Cérebros (re)ligados e uma equipe cheia de vontade de colocar em prática o que aprendeu e em consequência – o retorno da produtividade, dos laços entre a equipe e a chama acesa da vontade de vencer limites e alcançar novos objetivos.

Com nossa experiência de mercado, desenvolvemos 10 modelos de palestras motivacionais, trazendo soluções às principais necessidades e desafios das empresas e aos cuidados que suas equipes e gestores precisam. Clique Aqui para saber mais!

Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br