Se você acabou de ser despedido, a tentação pode ser de pedir emprego ou saltar em sites de lista de emprego.
Boa sorte! Pois neste momento de quarentena você vai precisar, se optar por estas alternativas. Por isso, gostaria de propor uma alternativa para você não contar somente com a sorte.
Acredito que este post é o caminho mais eficiente para qualquer pessoa com CAPACIDADE E INTELIGENCIA EMOCIONAL, possa substituir o seu rendimento, caso tenha deixado de receber neste momento de pandemia mundial.
Na verdade, se eu tivesse que recomeçar completamente, isto é o que eu faria e quero compartilhar com você os 5 passos de um planejamento de reconquista da sua renda de forma rápida:
1) REALIZAR CHAMADAS COM 10 PESSOAS DA MINHA REDE DE CONTATO.
Eu passaria os primeiros 5 a 10 minutos da ligação para colocar o papo em dia e depois, passava a perguntar sobre a vida e os negócios da outra pessoa. Eu perguntaria sobre o estado atual das coisas e depois falava sobre o futuro, e se estivéssemos conversando daqui a “12 meses”, eu diria:
– ” vamos imaginar que o ano 2020 realmente acabou” e foi um dos melhores anos de todos os tempos da sua vida, quais marcos você precisaria atingir HOJE para dizer isso? “
Eu anotaria tudo o que foi falado. Claro, algumas pessoas dirão coisas como:
– “Não há maneira de 2020 ser um bom ano!” ou “Nós precisaríamos de um milagre!” Mas eu acredito que muitos vão me contar sobre sua visão para um futuro melhor.
Depois, perguntaria:
– “O que está impedindo você de chegar lá? Quais são os obstáculos que estão no seu caminho?”
E A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE:
-“Por que isso é tão ruim? … Quanto custará a VOCÊ se NÃO mudar isto HOJE?”
Vou fazer anotações novamente. É aqui que farei alguns trabalhos mais intensos mais tarde e sozinho e encerraria a ligação dizendo:
– Incrível! Acredito que posso ajudá-lo perante a isto, mas quero pensar um pouco mais. Você se importa se eu voltar a te contactar no final da tarde ou amanhã pela manhã, com os meus pensamentos?”
2) BRAINSTORM COMO POSSO RESOLVER SEUS PROBLEMAS
Se eu puder ajudar alguém a atingir seus objetivos com meu conjunto de habilidades, atitudes e experiência, ou se eu puder ser a pessoa que remove os obstáculos na outra pessoa, serei muito valioso a ela.
Se eu conseguir fazer os sonhos da outra pessoa se concretizar, ou se conseguir tirar alguém do pesadelo pessoal, posso ser pago por isto. Eu posso substituir a minha renda, neste momento de pandemia.
Mas preciso realmente pensar e escrever o que será necessário. Quanto tempo e esforço, isso estará do meu lado? Qual é a maneira mais eficiente de fazer isso?
E o mais importante, quanto vale monetariamente a outra pessoa para resolver esse problema na vida dela?
3) ESCREVA A PROPOSTA NO SEU EDITOR DE TEXTO PREFERIDO.
Se estou 100% confiante de que posso ajudar a outra pessoa a obter um resultado tangível ou necessário, escrevo uma proposta. (Se tenho menos de 80% de confiança, NÃO escrevo uma proposta.)
Dou a ela três opções ou maneiras de resolver o problema:
Bom. Otimo. Excelente (titulações apenas de referência para mim)
Dou a ela três opções para que não seja uma decisão “Sim / Não”. É sim uma decisão com alternativa: “A, B ou C”.
“BOM” é uma opção valiosa. Resolve o problema dela de forma eficiente e acessível. Ela remove um grande espinho do seu lado, com algum esforço obviamente do lado dela. E o valor é suficiente para substituir minha renda pelos próximos 30 a 60 dias. Este é o mínimo necessário para trabalhar comigo.
“OTIMO” é ainda mais valioso. Isso resolve o problema dela e a aproxima significativamente de seus sonhos, com ainda menos esforço. Esse é o que eles não querem saber. É a opção que eu quero que eles busquem. Não requer muito mais trabalho do que “BOM” para mim. Apenas um pouco mais do meu apoio a outra pessoa.
“EXCELENTE” é super valioso. Resolve completamente o problema dela, sem nenhum esforço da outra parte. Eu faço todo o trabalho pesado. Este é o jato particular de todas as ofertas e é pelo menos 10 vezes mais caro que “Bom”. Se eles optarem por isso, substituí minha renda anual. Duvido que eles aceitem isso, mas posso me surpreender. É principalmente no menu, serve como uma âncora de preço (algo que faz as outras opções parecerem mais razoáveis).
Na proposta, incluirei também concorrentes recomendados e serviços alternativos que, acredito, também fariam um bom trabalho. Isso cria confiança e agrega ainda mais valor. A pessoa não precisam fechar comigo, sou apenas um consultor de confiança.
4- LIGAÇÃO DE REVISÃO E RETORNO.
Depois que ela tiver algum tempo para examinar o contrato de trabalho proposto, agendamos uma chamada de Zoom para análise e resposta de quaisquer perguntas.
“Com base em nossa primeira discussão, estou confiante de que poderíamos resolver seu problema. Alguma dessas opções surgiu como um bom ajuste?”
Então eu escuto. Eu tomo mais notas. Nós falamos sobre ajustes.
Se ela recusar o preço, pergunto: “Vamos supor que isso fosse gratuito. Você acredita que isso resolveria o seu problema ou não?”
Isso precisa ser a discussão, não o custo. Se ela não visualizar que eu posso resolver o seu problema, eu estou fora da base da negociação e com isto, não haverá acordo de fechamento.
Todo mundo se opõe ao preço. É irrelevante. Estamos falando de resolver problemas e realizar sonhos. Não é o custo.
5 – PERSISTENCIA, REPETINDO AS ETAPAS 1-4, ATÉ A SUBSTITUIÇÃO DA MINHA RENDA ATUAL.
Não é preciso muito. Tudo o que você precisa é de um cliente sólido de confiança mútua. Você pode pagar as contas e alimentar sua família. Você pode sobreviver. Continue. Continue falando com as pessoas. Continue falando sobre os problemas deles e como resolvê-los. Não é difícil. Mas isso exige que você atenda o telefone, assuma a responsabilidade pelos sonhos e desafios de outras pessoas e, em seguida, dê a elas sem medo um preço que seja (A) de acordo com esse valor e (B) capaz de substituir sua renda. Existem milhões de pessoas com problemas no Brasil.
Você acredita que pode encontrar um que possa estar disposto a substituir a sua renda?
Eu acredito que você pode!
Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br