As melhores Formas de Vencer seus Medos
Do que você tem medo?
Medo de falar em público? De ficar doente? De faltar dinheiro? Medo da morte? Medo da solidão? Medo de falhar?
Sentir medo é natural e saudável. Faz parte da evolução humana e está relacionado com o nosso instinto de sobrevivência. Afinal, ele costuma nos proteger de algum tipo de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados. Mas, em alguns casos o medo pode atrapalhar a dinâmica da vida de qualquer pessoa.
Geralmente nossos medos vão em três direções: medo de perder, medo do processo e medo do fracasso. Existem os medos reais (que sinalizam possibilidades reais de perigo) e os medos irracionais (que são maioria dos medos que temos), porque o medo em si é produto da nossa mente diante das situações, e portanto podem ser trabalhados e superados.
A verdade é que, no fundo, do que você tem medo é o que menos importa na hora de lutar contra ele. Todos nós temos medo. O sentimento de medo é uma resposta natural do organismo a determinadas situações em que se sente em risco.
Curar-se do medo é muito mais simples do que costumamos pensar. Para começar, precisamos procurar entender porque sentimos medo. A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: vencer esse medo é importante para a minha vida? Se sim, então saiba que você vai ter que ter alguma disciplina e espaço na sua vida para encaixar essa batalha no dia-a-dia.
Por isso, não importa se seu medo é de dirigir, de abrir a porta de um armário ou de matar uma barata. Porque se esse medo te causa sofrimento e você sente que precisa investir em se livrar dele, ele se torna importante. Não é bobagem, nem frescura. É real.
Abaixo, temos algumas sugestões que podem lhe ajudar a não deixar que seus medos lhe tirem o melhor da vida.
1. Sinta o medo e faça mesmo assim
Devemos encarar os desafios que a vida apresenta. E são eles que nos fazem crescer e amadurecer. O medo pode não ir embora. Mas você pode fazer mesmo assim. Pergunte a si mesmo “Qual o pior que realmente pode acontecer?”. Essa é uma pergunta muito útil.
Muitas vezes você verá que o pior não é tão ruim assim e por isso vale a pena ir em frente.
2. As falhas são bem-vindas
Não existe uma maneira de saber se dará certo que não seja tentando. E se não der, tá tudo bem. As falhas devem ser bem-vindas e encaradas como oportunidades de aprendizado. Quanto mais você falha, mais aprende e mais fica forte.
Se você viver com medo de falhar, ficará sempre na sua zona de conforto e nada de realmente importante irá acontecer na sua vida. Chato, não é mesmo?
3. Informe-se
A pessoa com medo pode estar assim por falta de informação. Porque não sabe o que esperar. Informar-se melhor pode ajudar a trazer tranquilidade.
Por exemplo, alguém está com medo de investir num negócio pois não sabe exatamente o retorno que pode ter.
Nesse caso é realmente prudente se informar para ter os dados necessários para saber se realmente vale a pena ir em frente ou não.
4. Evite o perfeccionismo
O perfeccionismo pode ser um inimigo fortíssimo. O medo de querer que tudo tudo saia perfeito pode ser paralisante e você acaba por não fazer nada.
Apenas faça o melhor que puder e aceite o resultado. Esse tipo de mindset ajuda a enfrentar o medo e ir em frente.
5. Controle sua imaginação
Muito do medo de tudo vem de uma imaginação fértil. Normalmente quando estamos nervosos com algo, começamos a imaginar um desastre e que tudo dará errado. Isso atrapalha a execução de atividades diárias e a resolução de problemas que às vezes são bem simples. Controle esses pensamentos procurando imaginar cenários futuros que sejam positivos.
Os nossos medos são amarras invisíveis, que acabam nos prendendo a uma vida simples e monótona pelo simples medo de sermos mais felizes. Mas o tempo não volta atrás. Por isso, cada vez que conseguir evoluir em relação ao seu medo, comemore esta vitória por menor que ela pareça. Isso ajudará a desenvolver segurança.
Nós da MASTERMIND SAMPA acreditamos em você! Venha se auto desafiar e ampliar a sua ZONA DE CONFORTO em um dos nossos Treinamentos.
Autor: Walter Kaltenbach
Diretor da MasterMind e Fundação Napoleon Hill
walter@mastermind.com.br